fbpx

Blog

bebê deitado no fundo branco

Bebê com cólica: o que fazer? 5 dicas práticas!

Conteúdo

Conteúdo

5 minutos de leitura

Uma das principais causas do choro dos bebês logo nos primeiros meses de vida são as cólicas, algo muito comum nessa fase, já que o sistema digestivo de um recém-nascido ainda está em formação e o próprio organismo da criança ainda está se acostumando a se alimentar de uma forma diferente, já que até o momento do nascimento ele se alimentava através do cordão umbilical.

Então, com o desconforto e a dor que as cólicas causam logicamente a primeira reação do bebê será chorar, mas e o que fazer para lidar com a situação? Vem com a Likluc e confira 5 dicas práticas para aliviar a criança nesses momentos.

5 dicas práticas para aliviar a cólica do bebê!

Os pais de primeira viagem podem ter dificuldades para lidar com as cólicas de início, afinal, com o bebê agitado e chorando sem parar, fica difícil agir de forma rápida para acalmar o recém-nascido, por isso, é normal que alguns pais entrem em desespero, mas se você estiver passando por isso: mantenha a calma, pois existem alguns métodos que podem funcionar rapidamente, amenizando o desconforto e deixando a criança mais aliviada.

Mas, se você ainda não sabe se o choro da criança é, realmente, por causa das cólicas, confira o nosso post sobre como saber se o bebê está com cólica e entenda mais sobre o assunto. Agora, confira as dicas que a Likluc separou para você!

Dica 1: Sempre faça o bebê arrotar depois de cada mamada

Um ato muito importante para evitar que o bebê tenha cólica é sempre fazer que ele arrote depois de cada mamada, assim ele elimina os gases que se formam na barriguinha da criança devido ao ácido lácteo presente no leite materno. Em casos nos quais a mãe é impossibilitada de amamentar e precisa recorrer aos compostos lácteos especiais para recém-nascidos, as cólicas podem ser ainda mais frequentes, já que se trata de um leite industrializado.

mãe fazendo bebê arrotar

Os pediatras sempre recomendam que os bebês arrotem depois da amamentação para aliviar os gases. E fazer isso é muito simples, basta colocar o bebê na posição de pé no colo, fazendo alguns movimentos circulares nas costas da criança e aguardar alguns minutos até que a criança arrote naturalmente.

Dica 2: Massageie a barriguinha do bebê com movimentos circulares

A segunda dica é fazer massagem na barriga da criança com movimentos circulares. Esses movimentos ajudam a liberar os gases que possam estar acumulados no estômago do bebê, liberando-os de forma natural na forma de arroto ou por meio do pum.

Uma dica para os pais é utilizar um óleo de amêndoas indicado para crianças para auxiliar nos movimentos da massagem, já que as mãos deslizarão muito mais facilmente pela pele do bebê.

Dica 3: Faça exercícios com as perninhas do bebê

Outra dica muito utilizada e também eficaz é fazer exercícios com as pernas da criança, já que, assim como a massagem, essa também é uma forma para fazer com a criança libere os gases presentes na barriga de forma que alivie as cólicas que a criança estiver sentindo.

Então, com a criança deitada na cama de barriga para cima, você deve segurar os pés do bebê em movimentos leves, de modo a comprimir as perninhas da criança. Outro movimento que você também pode tentar é o da bicicleta, isto é, basta segurar os pés do bebê e movimentar as pernas de forma circular (como se ele estivesse pedalando uma bicicleta no ar).

Dica 4: Aqueça a região da barriga do bebê

Esta dica também é bastante utilizada para aliviar as cólicas do bebê, já que as compressas mornas ajudam a aliviar a dor, além de relaxar o bebê, o deixando mais calmo.

mãe fazendo massagem na barriga do bebê

Você pode fazer isso com uma compressa, utilizando uma bolsa térmica específica ou, ainda, utilizando uma fralda de pano molhada e torcida com água morna e repousar por alguns segundos em cima da barriga do bebê. É indicado repetir a ação intercalada (repousando e tirando a compressa) por alguns minutos até perceber que o bebê está mais aliviado.

Mas tenha cuidado com a temperatura, pois caso esteja muito quente, isso pode queimar a pele do bebê e fazer com que ele chore por mais um motivo além da cólica. Então, atenção: teste a temperatura primeiro na sua pele antes de colocar a compressa morna na barriga do bebê!

Outra dica que também funciona muito bem nesses casos é dar um banho morno na banheira de plástico, já que, dessa forma, ele ficará imersa por alguns minutos na água morna, fazendo com que isso alivie suas dores e cólicas.

Dica 5: Se for preciso, recorra aos medicamentos

Em alguns casos mais difíceis, pode ser que não tenha jeito e você precise recorrer aos medicamentos, geralmente, quando todas as técnicas anteriores não tiverem funcionado. Então, nesses momentos você pode consultar o pediatra que acompanha o seu bebê para ele poder indicar o medicamento mais apropriado para a idade do seu bebê.

bebê segurando colher com medicamento

Mas, geralmente, o remédio mais indicado para bebês é a Simeticona infantil, que é um medicamento que age diretamente no alívio das cólicas, contudo, ainda assim é válido consultar o seu médico para saber se é o remédio mais indicado para o caso do seu bebê e também qual é a quantidade correta para a idade do seu filho.

Claro que, como pais, nunca queremos recorrer aos medicamentos, mas, às vezes, é preciso e está tudo bem, afinal, cada criança é única e reage de um jeito.

E aí, gostou das nossas dicas para aliviar as cólicas do seu bebê? Esperamos ter ajudado a tirar as suas dúvidas e oferecer soluções para ajudar você. Fique sempre ligado no blog da Likluc para mais dicas sobre o universo da puericultura!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.