Fazer o estímulo de práticas ao ar livre é muito importante para a saúde da criança. Mas você sabia que também é possível dar banho de sol em recém nascido? Os raios ultravioletas ativam a vitamina D no corpo, que é fundamental para a formação óssea.
Então para que o seu bebê receba a quantidade certa, sem correr o risco de desenvolver câncer de pele no futuro, a Likluc te explica melhor sobre essa prática e traz algumas dicas que, com certeza, irão beneficiar seu recém nascido.
Como fazer o banho de sol
Para dar o banho de sol no bebê, ele deve estar protegido para que se evite queimaduras, lesões, insolação e o aparecimento de câncer de pele quando ele crescer.
Se você, mamãe, estiver pensando em usar protetor solar, saiba que apenas depois dos 6 meses é que o bebê pode fazer o uso. Antes desse período, eles não possuem a capacidade de metabolizar e excretar as substâncias químicas presentes no filtro, que podem ser absorvidas na pele.
Mesmo assim, é possível dar banho de sol no bebê. A atividade deve durar entre cinco a dez minutos, se feito no corpo todo, ou então trinta minutos para os braços e as pernas. Em relação ao horário do banho de sol, é ideal que seja feito entre 7h às 10h da manhã ou após as 16h, onde a ocorrência de raios solares é menor.
Como mencionamos acima, se o seu amorzinho já tiver mais de seis meses, é recomendado fazer o uso de protetor solar infantil sempre que estiverem no sol. O filtro deve ser adequado com a idade e que tenha tempo de proteção suficiente para a exposição.
Cuidados para se atentar
Mesmo com a pele protegida, a pele pode sofrer efeitos indesejados dos raios solares e do calor, como algumas reações alérgicas que podem vir na forma de brotoejas (dermatite). Nesse caso, é recomendado que procure uma pediatra.
Quando a exposição ao sol é feita de forma excessiva, existe o maior risco de se ter queimaduras ou câncer de pele. Alguns fatores que podem aumentar essa possibilidade:
- O bebê ter olhos claros ou sardas;
- Pele clara que fica vermelha se exposta ao sol;
- Cabelos loiros ou ruivos;
- Casos na família de câncer de pele.
Quais as melhores maneiras de proteger seu neném?
É importante usar uma combinação de técnicas de proteção solar e não confiar somente em um meio de proteção. Principalmente em dias de verão, tome muito cuidado com os horários de maior índice de radiação UV do dia – que seria entre 11h e 15h.
Quanto ao uso de protetor solar, a Sociedade Brasileira de Pediatria faz algumas orientações que você pode conferir logo abaixo.
Abaixo dos 6 meses
Evite a exposição direta ao sol. Faça uso de protetores mecânicos como sombrinhas, guarda-sóis, bonés e roupas. Em algumas situações específicas no caso de impossibilidade de evitar a exposição, pode ser feito o uso de um filtro inorgânico somente nas áreas expostas. E claro, seguindo as instruções de um pediatra.
Dos 6 meses aos 2 anos
Estão indicados os filtros inorgânicos por sua baixa capacidade de provocar alergias, ter uma alta resistência à água e possuir proteção imediata ao pequeno. Atenção para o uso em crianças que suam muito, pois podem causar sudâmina, que é diferente de uma alergia relacionada ao filtro solar.
A partir dos 2 anos
Pode ser feito o uso de filtros químicos infantis pelo maior rigor com que os produtos infantis são avaliados juntos à Anvisa e que possuem menor taxa de alergenicidade.
Benefícios do banho de sol
A vitamina D é indispensável para o desenvolvimento dos bebês. Ele desempenha um papel expressivo no desenvolvimento de ossos e dentes fortes. Além disso, ajuda no sistema imunológico e na função normal dos músculos.
Outro fator importante da Vitamina D para bebês é que ela pode ajudar a prevenir o raquitismo, que é uma condição de amolecimento dos ossos que pode ocorrer durante a fase de crescimento quando criança.
Ainda que possamos encontrar vitamina D em diversos alimentos, onde os nutrientes podem ser passados através da amamentação, ela também é encontrada em pequenas quantidades no leite materno. Por isso, a exposição à luz solar é mais eficaz em questões de fazer o bebê adquirir mais dessa vitamina D.
Abaixo listamos algumas vantagens que beneficiam muitos, mas que são mais importantes ainda para os recém-nascidos:
- Aumenta a absorção de fósforo e cálcio;
- Diminui a bilirrubina, substância que quando em excesso provoca a icterícia (amarelão);
- Aumenta a imunidade e combate a gripes, resfriados e doenças autoimunes;
- Reduz a incidência de doenças cardiovasculares durante a vida;
- Ajuda no desenvolvimento cognitivo, oferecendo um cérebro mais saudável ao longo do tempo;
- Auxilia na prevenção de câncer.
É recomendado dar banho de sol a bebês com icterícia (amarelão)?
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, não é indicado fazer o banho de sol em recém nascido que tenha icterícia. O sol foi a fonte original para a ideia de fototerapia, mas são necessárias muitas horas de exposição ao sol para que se consiga ter uma efetiva redução de icterícia. Nesse caso, seria prejudicial ao bebezinho.
Deste modo, não é recomendada a realização do banho de sol para reduzir o ‘amarelão’. Caso a criança apresente alterações na cor de pele e os globos oculares passem de branco para amarelo, é recomendado que se faça uma avaliação com um pediatra, e que dependendo dos exames, que seja feita uma fototerapia com uma luz segura e que não prejudique o bebê.
Banho de sol para recém nascidos no inverno
Isso é algo que muitas mamães têm dúvida sobre como dar banho de sol ao bebe no inverno. A prática não difere muito do que é acostumado fazer em dias de verão.
Os horários, por exemplo, podem ser feitos igualmente – 7h às 10h ou após as 16h. Por ser inverno e o bebê estar menos exposto por conta das roupinhas, o banho pode ser um pouco mais longo, por cerca de quinze minutos.
É importante também se atentar ao consumo dos alimentos e alguns medicamentos que possam auxiliar ao bebê a ter mais vitamina D durante esse período frio.
Esses são alguns cuidados que as mamães devem observar assim que realizarem o banho de sol no recém nascido. Lembrando sempre fazer dentro dos horários mencionados acima e sem expor demasiadamente o bebê.
Nada é mais belo do que ver eles crescerem felizes e saudáveis, e por tudo isso, você receber vários abraços bem apertados junto de um ‘eu te amo, mamãe’. Continue lendo nosso blog e até a próxima!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!






