fbpx

Blog

Criança se abraçando vestindo blusa amarela com calça jeans azul, ao fundo parede de cor azul claro

Autoestima infantil: saiba como desenvolver desde cedo

Conteúdo

Conteúdo

Seja na fase adulta ou infantil, a autoestima possui a mesma importância. A partir dela, as pessoas se sentem capazes, amadas e motivadas. Além disso, a habilidade pode evitar uma série de problemas emocionais, como a ansiedade, por exemplo.

Mas o que é a autoestima? Ela está relacionada à forma como uma pessoa se enxerga, ou seja, qual é a importância dela no mundo ou o quanto ela é capaz de conquistar aquilo que deseja. Por desempenhar um papel tão importante, é necessário estimulá-la desde o primeiro momento de vida do bebê.

Caso não saiba como desenvolver a autoestima infantil, chegou ao local certo. No post de hoje, reunimos dicas fáceis para serem colocadas em prática no dia a dia. Continue a leitura e confira!

1. Compartilhe afeto sempre que puder

O afeto muda tudo e contribui efetivamente com a autoestima na infância. Para isso, você pode demonstrar carinho verbalmente ou não — escolha o que mais faz sentido com a sua linguagem de amor. Quando uma criança é bem tratada, ela entende o quanto isso é importante, compartilhando o mesmo tipo de tratamento.

Se o seu pequeno ainda é um bebê, aprender a usar o cueiro para acalmá-lo e falar sobre o quanto ele é importante é uma excelente escolha. Após o primeiro ano de vida, verbalize mais os bons sentimentos e compartilhe abraços sempre que puder.

Mãe e filha se abraçam e sorriem

2. Respeite todas as emoções

Provavelmente, você já escutou as frases “homem não chora” ou “para de chorar, você é uma mocinha?”. As duas afirmações devem ser cortadas do seu vocabulário, já que são responsáveis por fazer com que a criança reprima cada vez mais os sentimentos.

Está tudo bem chorar e sentir outras emoções, lembre-se de que o bebê é um ser humano assim como você. Por isso, ao levá-lo para tomar as vacinas oferecidas pelo SUS, vê-lo cair, dentre outros acontecimentos, permita que o neném sinta e lide com as sensações do momento.

3. Parabenize os esforços

Assim como as conquistas devem ser comemoradas, os esforços também devem ser parabenizados. Vale ressaltar que o esforço é algo relativo, sendo necessário compreender quais são as limitações da criança em questão.

Por exemplo, para um bebê, aprender a andar ou falar é uma grande descoberta, ambas dignas de serem parabenizadas. Para os pequenos com mais de cinco anos, aprender a arrumar a cama é um aprendizado enorme e merece ser elogiado.

4. Priorize tempos de qualidade

Reservar um tempo para aproveitar a companhia de uma criança é indispensável para quem deseja aprender como desenvolver a autoestima infantil. Entendemos que presentes são o máximo, mas nada paga as lembranças de tardes felizes ao lado do bebê e outros momentos de qualidade.

Para começar, você pode criar o hábito de cantar canções de ninar para o neném todas as noites antes de dormir. No caso dos pequenos com mais de dois anos, que tal realizar um passeio semanal? Outra sugestão é permitir que a própria criança escolha o que deseja fazer ao seu lado.

5. Evite rótulos

Os rótulos são aqueles apelidos chatos e totalmente desnecessários. Na infância, pode ser que não façam diferença, mas a longo prazo, eles serão responsáveis por uma série de inseguranças. Dentre os nomes que devem ser evitados, estão: gordo, bochechudo, magrelo, burro e chorão.

6. Livre a criança de comparações

Cada ser humano é único, portanto, não compare o seu bebê com os outros. Isso é válido para todas as idades, inclusive nas primeiras fases de desenvolvimento, pois nem todas as crianças vão andar no mesmo mês, comer os mesmos tipos de alimentos ou começar a falar ao mesmo tempo.

7. Dê autonomia para a criança realizar escolhas

Para proporcionar autonomia à criança, basta propor atividades que promovam a autoestima infantil. Por exemplo, permita que o pequeno escolha a própria roupa, selecione a canção que deseja escutar ou leve-o para comprar os próprios sapatos. A longo prazo, essas atitudes permitem que a pessoa tenha confiança para tomar decisões e se sinta segura para enfrentar desafios.

Mãe e filha fantasiadas de super herói

8. Seja exemplo

Para a criança entender a importância de se amar, ela precisa viver em um ambiente repleto de autocuidado, ou seja, você precisa ser um exemplo. Como estamos aqui para te ajudar, preparamos um conteúdo completo sobre autocuidado materno com dicas para promover o cuidado pessoal. Aproveite, mamãe!

Qual é a importância da autoestima na infância?

Estimular a autoestima infantil é sinônimo de adultos realizados e que sabem respeitar os próprios limites. Ao desenvolver essa habilidade desde cedo, a criança entende que não é obrigada, por exemplo, a jogar futebol apenas porque todos os meninos gostam.

Além disso, a autoestima contribui para uma vida mais realizada e com menos traumas. Isso ocorre porque, logo na primeira infância, o bebê estará convivendo em um ambiente respeitoso, no qual todos os sentimentos são considerados e as conquistas são comemoradas.

Criança usando blusa no tom marrom claro, fazendo gesto de silêncio e ao fundo azul claro

Quais frases devem ser evitadas?

Para completar o conteúdo, reunimos frases que devem ser excluídas do dia a dia. Veja quais são elas:

  • O seu irmão nunca fez isso, você precisa ser como ele;
  • Você só me deixa triste;
  • Você não consegue fazer nada direito;
  • Para de chorar, o mundo não vai acabar por isso;
  • Você tirou 9 na prova, mas ainda dá para melhorar;
  • Você precisa comer menos;
  • Você não é mais um bebê.

Aos poucos, fica mais fácil identificar outras atitudes que afetam o bem-estar da criança. Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a compreender melhor o assunto. Caso ainda tenha dúvidas, basta compartilhar nos comentários que vamos te ajudar.

Mamãe, também é importante não se cobrar tanto. Todos temos o direito de errar, e ser mãe é uma tarefa diária com acertos e erros. Seja gentil consigo mesma! ❤️

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.