É muito comum as mamães terem a seguinte dúvida: quantos meses são 32 semanas? Com tantas novidades, você pode não ter percebido, mas já está na segunda semana do 8 mês de gestação. Nesse período, o seu bebê continua crescendo e já tem a cor do cabelo definida.
O seu corpo continua mudando e provavelmente você já percebeu que os quadris estão mais largos e os pés mais inchados. Sabemos que esse período pode ser desafiador, por isso, selecionamos informações importantes especialmente para você, mamãe. Vem com a gente descobrir as novidades da 32 semana de gestação!
32 semanas são quantos meses?
Parabéns, mamãe! Com 32 semanas de gestação, você já está na segunda semana do 8º mês. Ao longo desses dias, o seu corpo não para de mudar e o bebê está cada vez maior e mais gordinho. O bebê de 32 semanas a até 37ª semana pode virar de cabeça para baixo para permanecer na posição ideal do nascimento. Ou seja, o parto está próximo e, em breve, você vai ter o seu pequeno convivendo ao seu lado.
Como está o bebê na 32ª semana de gestação?
Você deve estar curiosa sobre qual o peso ideal para um bebê de 32 semanas e seu tamanho. Nessa semana, o neném pode medir até 42 cm de comprimento e pesar até 2,3 kg. Para você ter uma melhor percepção de medidas, o seu bebê está do tamanho de uma couve de napa ou uma abóbora amarela.
Nesse período, o bebê já tem todos os órgãos formados e os ossos mais endurecidos. Ele já consegue perceber a diferença de sons e vozes e também consegue se mover em direção à luz. Por isso, não deixe de conversar com seu neném, passear ao ar livre e fazer carinho na sua barriga.
Se você ainda não comprou um aspirador nasal Aspirar Baby da Likluc, esse é o momento ideal para adquirir o seu e conferir o funcionamento e os benefícios para a desobstrução nasal de bebês.
Quais são as mudanças no corpo da mamãe durante a 32ª semana?
Em 32 semanas de gestação, você pode ganhar peso rapidamente e o seu útero está igual ao de uma grávida de 40 semanas. Ou seja, o útero está acima do umbigo e empurrando o estômago para cima, resultando em azia. Seus quadris estão se preparando para o parto, por isso, estão se alargando e os ligamentos pélvicos se esticam.
Com 32 semanas, faltam quantas semanas para o parto?
Essa é uma das dúvidas mais comuns das mamães, afinal, você deve estar muito ansiosa para ver o rostinho do seu bebê. Faltam aproximadamente 8 semanas para chegar o momento tão esperado. Se você já está comprando as roupinhas do neném, confira nossa lista completa para o enxoval do bebê.
Sintomas mais comuns na 32ª semana de gravidez
Com 32 semanas de gestação, os sintomas mais comuns são: cansaço, dor nas costas e as contrações de Braxton-Hicks continuam. Os novos sintomas que podem surgir são as hemorroidas, azia, prisão de ventre, constipação e pés e pernas inchados. Além disso, você pode perceber que seu umbigo está ficando saliente, mas pode ficar tranquila que ele voltará ao normal após o parto.
Para amenizar esses sintomas e melhorar a sensação de bem-estar, beba água, tenha uma alimentação balanceada rica em fibras e evite comidas gordurosas, salgadas e condimentadas. Pratique exercícios físicos, utilize roupas e calçados confortáveis, e aproveite essas últimas semanas para descansar.
Consultas médicas e exames nas 32 semanas de gravidez
Com 32 semanas de gravidez, provavelmente suas consultas de pré-natal já são quinzenais, ou até mesmo semanais dependendo da saúde da mamãe e do bebê. Nesse período, o obstetra pode recomendar o consumo de vitaminas, como cálcio, ácido fólico, ferro e vitamina C, para auxiliar no desenvolvimento do neném.
Se a sua gestação estiver se desenvolvendo dentro do esperado, o médico vai solicitar uma ultrassonografia para acompanhar e avaliar o crescimento do seu bebê. Com esse exame, o obstetra consegue localizar a placenta, avaliar o tamanho e monitorar os batimentos cardíacos do neném.
É possível ter parto normal com 32 semanas de gestação?
Sim, um bebê de 32 semanas tem peso e tamanho suficientes para nascer e tem muitas chances de sobreviver sem o auxílio de aparelhos. O ideal seria ele permanecer no útero até que tenha um sistema respiratório amadurecido para respirar sozinho. Em alguns casos, um feto de 32 semanas ainda não tem o peso ideal para nascer e pode ficar internado por alguns dias.
Dicas da Likluc para viver bem a 32ª semana de gravidez
Os dias da gestação estão passando rapidamente? Sabemos que pode ser um desafio e que está ansiosa para pegar o seu bebê nos braços. Enquanto esse momento não chega, separamos algumas dicas para você viver bem nessa fase e aproveitar cada dia. Confira:
- Arrume a bolsa do bebê: escolha as roupas que são mais fáceis de vestir e que possam ser combinadas entre si, como bodies, mijões, macacões, conjuntos e casaquinhos. Não esqueça de colocar fraldas, fralda de boca, xale, meias e saída da maternidade;
- Faça a mala da mamãe: deixe uma mala pronta com roupas confortáveis, pijamas ou camisolas, calcinhas, meias, sutiãs para amamentação, um par de chinelos, produtos de higiene pessoal e lenço umedecido para higiene dos seios Limpa Mamá da Likluc, inovador e prático para limpar e hidratar a região;
- Tire fotos de gestante: sua barriga já está do mesmo tamanho de uma gestante de 40 semanas, por isso, é uma ótima oportunidade para tirar fotos e registrar esse momento tão sublime. Aproveite para registrar esse momento com o papai, os titios, os avós e também os padrinhos;
- Descanse com os pés elevados: você pode estar sentindo os pés e as pernas inchados, por isso, descanse com os pés elevados e beba muita água para amenizar esses sintomas;
- Aprenda histórias infantis: enquanto espera o nascimento do seu bebê, aproveite para descansar e aprender histórias infantis para o seu bebê dormir. Ele já consegue distinguir vozes e sons, então, leia em voz alta.
Agora que você já sabe todas as novidades das 32 semanas de gestação, não deixe de acompanhar o blog da Likluc com outros conteúdos sobre maternidade e gestação. Entenda se é possível engravidar amamentando. Até lá!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!