Da descoberta da gravidez até o momento do nascimento do bebê, a mulher passa por diversas mudanças relacionadas ao corpo, à vida, aos hormônios e a outros aspectos. Além disso, os nove meses são marcados por uma importante experiência: preparar-se para o parto. Afinal, em algum momento, o neném terá que conhecer o mundo.
Para as mulheres que sabem os benefícios do parto normal e optaram por escolher o método, os preparativos são cruciais. A partir deles, é possível melhorar o condicionamento físico, acelerar a recuperação no pós-parto e garantir confiança para encarar esse dia único.
Considerando a importância de colocá-los em prática, listamos os melhores exercícios para dilatar. Antes de falar sobre as opções compartilhadas, temos que ressaltar que a prática deve ser feita apenas com orientação médica, já que nem todas as grávidas são liberadas para isso.
Agora sim, confira as alternativas que separamos para você!
1. Agachamento
Se você deseja saber o que fazer para dilatar o colo do útero mais rápido, incluir os agachamentos em sua rotina é a melhor decisão. Durante o exercício, o movimento feito abre e flexibiliza os músculos da região íntima, além de fazer pressão para acelerar o processo de dilatação.
Essa atividade alivia a tensão pélvica e fortalece os músculos, contribuindo para um parto mais rápido e menos doloroso. Precisamos frisar que os resultados podem variar de mulher para mulher. Quanto à intensidade e as repetições, fale sobre o assunto com o seu obstetra ou com os outros profissionais que acompanham a sua gravidez.
2. Dança
A dança não pode ficar de fora da nossa lista de exercícios para ajudar grávidas no parto. Além de garantir momentos de descontração, a atividade facilita a abertura durante o trabalho de parto, melhora a circulação sanguínea e deixa os músculos do colo do útero mais flexíveis.
Existem mães que, inclusive, dançam quando estão à espera do nascimento. De acordo com relatos, os movimentos feitos oferecem confiança e controle sobre o processo.
3. Inclinação pélvica
Ao ter a pélvis alinhada, o bebê alcança o posicionamento ideal e, por consequência, pressiona o colo do útero corretamente. O resultado é uma dilatação rápida e eficiente. Incluir a inclinação pélvica na rotina também alivia a pressão sentida na lobar, incômodo comum nos partos naturais.
Para completar os benefícios desse exercício para dilatação, está a redução do trabalho de parto, já que permite que o bebê percorra o canal vaginal de forma rápida e direta.
4. Natação
A natação pode ser iniciada desde o primeiro trimestre de gravidez. Por ser um exercício de baixo impacto, não oferece riscos à saúde da mãe e do bebê, pelo contrário, contribui para a circulação sanguínea, o condicionamento físico e o processo de dilatação.
Na gravidez, é importante que a mulher realize apenas movimentos suaves e controlados ao nadar, já que o intuito é fazer uma atividade segura.
5. Alongamento com bola de pilates
Quando o assunto são exercícios para dilatação do parto normal, os alongamentos usando bola de pilates são um dos melhores. Responsável por aliviar a pressão da coluna e das articulações, o acessório oferece conforto para a gestante, não à toa, é usado desde as primeiras contrações.
A atividade facilita a abertura do colo do útero e permite que a mulher desenvolva a respiração adequada, indispensável para gerenciar a dor sentida no nascimento do bebê. Da mesma forma que as outras alternativas citadas, o alongamento também precisa de supervisão.
6. Exercícios de Kegel
Adicionados para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, os exercícios de Kegel facilitam o trabalho de parto. Feitos especialmente para ajudar a sustentar o peso do bebê, eles proporcionam o aumento de flexibilidade e de elasticidade.
Na prática, isso significa que a gestante consegue ter controle sobre os músculos e realizar corretamente o processo de empurrar o bebê para fora. Outro benefício importante é a prevenção de lesões e lacerações, já que as repetições de Kegel fortalecem o canal que o neném percorre.
7. Pose da borboleta
Apesar do nome diferente, a pose da borboleta é simples e fácil de fazer. Ela consiste em abrir as pernas e flexionar os joelhos para alongar a região pélvica e, consequentemente, facilitar a abertura do colo do útero. Além desses benefícios, esse exercício alivia a tensão muscular e melhora o fluxo sanguíneo.
8. Yoga
As posturas de yoga ajudam a alongar e fortalecer o assoalho pélvico, manter a mulher relaxada no trabalho de parto e facilitar a abertura da pelve para o bebê passar. A prática também permite que a gestante desenvolva consciência corporal e mental para o tão aguardado momento do nascimento.
O yoga é uma atividade de autocuidado materno, portanto, pode continuar sendo feita após o nascimento do bebê. Ela garante vivências de relaxamento, extremamente necessárias após a gestação, momento em que as mamães precisam lidar com diferentes mudanças e novidades.
O sexo contribui para a dilatação?
O sexo pode ser considerado uma atividade para acelerar a dilatação. Ele estimula a liberação de ocitocina, hormônio que promove as contrações uterinas e ajuda a manter o corpo relaxado. Em certas situações, é recomendável evitar o sexo, portanto, é aconselhável discutir o assunto com seu médico.
Com quantas semanas posso começar a fazer exercícios para dilatar?
Após os três primeiros meses a mulher já pode incluir na rotina as atividades que facilitam a dilatação. Além de contribuir para o parto, esses exercícios preparam o corpo para todas as mudanças que estão por vir, como o ganho de peso.
No que diz respeito às opções feitas especialmente para estimular as fases do trabalho de parto, elas devem ser realizadas com liberação médica após as 37 semanas, momento em que o neném está pronto para vir ao mundo e, finalmente, conhecer a mãe que o carregou por noves meses.
Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Lembre-se de que o objetivo das atividades compartilhadas é facilitar todo o processo de nascimento. Por isso, se sentir insegurança, busque outras opções para colocar em prática.
Até mais! ❤️
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!