O seu bebê algumas vezes fica no chão e já começa a dar alguns sinais de que vai começar a engatinhar? Ou então, engatinha de um jeito não tão comum, como com joelhos e mãos cruzadas? Alguns bebês desenvolvem estilos diferentes no momento de engatinhar e isso é totalmente normal.
No post de hoje, a Likluc vai te mostrar algumas formas de engatinhar, além de responder outras dúvidas sobre como estimular a engatinhar e ajudá-lo. Confira abaixo mais detalhes!
Conheça os tipos de engatinhar mais comuns com a Likluc
A primeira forma de movimentação dos bebezinhos é o engatinhado, que antes de conseguir ir de um lado para o outro, precisa ter seu desenvolvimento infantil mais avançado, o cognitivo, físico e a coordenação motora.
Uma coisa é fato: nem todos os bebês vão começar a engatinhar da mesma forma. O jeito mais tradicional é o alternar entre as mãos e os joelhos. Está tudo bem se ele engatinhar de qualquer outra forma, o importante é demonstrar o interesse em se movimentar. Abaixo mostramos alguns dos tipos mais comuns de engatinhar, que são:
1. Mãos e joelhos cruzados
Esse é o tipo de engatinhar mais comum, em que o bebezinho distribui todo o seu peso entre as mãos e os joelhos, colocando um braço à frente e o joelho oposto à frente, tudo ao mesmo tempo. Esse também é um tipo que requer uma boa coordenação motora, por conta dos movimentos opostos feitos.
Confira também: Peso ideal para cada idade – entenda as medidas infantis
Além disso, esse também é o típico engatinhar frequentemente visto como uma preparação para dar os primeiros passos, já que a musculatura das pernas e das costas estará mais fortalecida.
2. Ursinho
Nesse jeitinho de engatinhar, o bebê se movimenta com os joelhos e braços esticados, como um ursinho fofo. Esse é um jeitinho um pouco semelhante ao engatinhado tradicional.
3. Engatinhar com a barriga
Um estilo de engatinhado que deixa as roupas muito mais sujas, e especialmente na área da barriguinha. Aqui, o bebezinho irá deslizar de barriga no chão e ficar se arrastando.
4. Engatinhar com o bumbum
Esse engatinhado não é dos mais rápidos, mas já é um começo. Quando o bebê começa a caminhar com o bumbum, ele primeiro se senta e depois usa seus bracinhos para se mover para frente. Se o seu bebê não é do tipo que gosta de ficar de bruços, é bem provável que ele irá fazer o engatinhado com o bumbum.
5. Rolando de um lado para o outro
Esse não é muito bem um tipo de engatinhar, mas é uma maneira que o bebê encontra de se locomover pelo ambiente. Bebês podem, às vezes, pular a fase de engatinhar tradicionalmente de quatro apoios, optando por rolar de um lado para o outro para se locomover até onde querem. Isso acontece porque são bastante eficientes nesse método de deslocamento.
6. Engatinhar como um caranguejo
O bebê engatinhar de um lado para o outro com as mãos? Esse é um tipo de engatinhar como um caranguejo. O estilo caranguejo acontece, muitas vezes, quando o neném ainda está aprendendo a engatinhar. Então, não é uma fase que dura muitas semanas, sendo no máximo entre 2 e 3 semanas.
7. Direto para os primeiros passinhos
É raro, mas pode acontecer do bebê simplesmente pular a parte de engatinhar e partir para os primeiros passinhos. O primeiro sinal para isso acontecer é quando começam a se apoiar em móveis e objetos pela casa, em que fazem isso por tanto tempo que passam a andar sem apoio.
Eu posso ajudar e estimular o bebê a engatinhar?
Os bebês possuem um instinto de querer explorar o mundo à sua volta logo nos primeiros meses de vida. Porém, colocar ele em um ambiente favorável com os incentivos corretos e atividades certas fará toda a diferença no estímulo para engatinhar.
Mas, sim, você pode ajudar o seu bebê a engatinhar, como usar brinquedos, criar um ambiente seguro e com espaço o suficiente para ele explorar espontaneamente e muito mais. Se você quer aprender mais sobre como ajudar, confira nossas dicas de como estimular o bebê a engatinhar!
Quando o bebê começa a querer engatinhar?
Entre o sétimo e o décimo mês já surgem as primeiras engatinhadas, mas lembrando que nem sempre todos passam por essa fase, já que alguns podem simplesmente querer começar a se apoiar nos objetos e dar os primeiros passinhos.
Aos três meses, é comum que o bebê passe a sustentar a cabeça e descobrir o mundo a sua volta, além de querer colocar a mãozinha na boca, sendo esse também um famoso hábito. Dessa forma, é preciso criar fazer uma segurança doméstica, deixando tudo mais protegido para o bebê
Se meu bebê não quiser engatinhar, devo me preocupar?
Se o seu bebê não engatinhar, está tudo bem e não há nada de errado nisso, mas é necessário ficar atenta quanto ao desenvolvimento da musculatura do bebê, sempre acompanhado de um pediatra.
É preciso ficar de olho quando o bebezinho não consegue sustentar o peso do pescoço até os 9 meses, ou então quando você o segura e não consegue firmar os pezinhos no chão. Em qualquer um desses casos, é importante consultar o pediatra.
Leia também: Bebê pode usar travesseiro? Entenda tudo sobre!
Engatinhar cada bebê tem o seu tipo e é algo natural. Isso não só é uma fase antes de aprender a andar, como também ajuda a desenvolver ainda mais as coordenações motoras, como a fina (mãos e dedos) e grossa (membros como braço e perna).
Se você gostou do nosso conteúdo, não se esqueça de deixar seu comentário sobre o que achou de conhecer os tipos de engatinhar e seguir as nossas redes sociais para ficar por dentro do que acontece aqui na Likluc e sobre os nossos produtos!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!