Após o nascimento do bebê, é normal que os pais levem o recém-nascido apenas ao pediatra, afinal, ele não é o único especialista responsável por cuidar da saúde infantil? A resposta é não e existe outro profissional importante para manter o bem-estar dos pequenos: o puericultor.
Para que você entenda tudo sobre a área, preparamos um conteúdo completo sobre o que é puericultura e pediatria, as diferenças entre as duas e qual a importância de contar com os atendimentos desses profissionais. Continue a leitura e confira!
O que significa pediatra e puericultura?
Antes de tudo, é importante compreender o que é a pediatria e a puericultura. Ao compreender o significado sobre cada área médica, você consegue entender a importância que ambas possuem nos primeiros cuidados com recém-nascido após o parto.
Pediatria
A pediatria é uma especialidade médica que possui a função de cuidar da saúde de bebês, crianças e adolescentes com até 13 anos completos. Durante todo esse tempo, o profissional é responsável por diagnosticar doenças e tratá-las de forma eficaz e personalizada, considerando todo o histórico da criança.
A partir disso, é possível garantir que os pacientes menores de 14 anos tenham acesso a melhor alimentação e cresçam de forma saudável, tanto emocionalmente quanto fisicamente. Também é responsabilidade do pediatra realizar exames de rotina, como o hemograma completo e testes de alergia, por exemplo.
Você está grávida e deseja se preparar para o primeiro contato com o médico? Leia o nosso conteúdo sobre o que perguntar e quando ir na primeira consulta pediátrica.
Puericultura
A puericultura é uma área da pediatria que entra em cena nas primeiras horas de vida de um bebê e permanece ao lado do RN até os 19 anos, ou seja, o acompanha por um período maior que o pediatra. Nesse caso, o objetivo principal é manter a qualidade de vida de uma pessoa.
Mas como isso funciona? Ao contrário da consulta pediátrica que ocorre devido a um motivo pontual, como um resfriado, por exemplo, a ida ao puericultor não precisa de nenhuma razão. Isso porque, o especialista tem o objetivo de analisar todos os avanços que a criança apresentou entre um atendimento e outro.
Se você deseja entender mais a fundo o assunto, recomendamos o conteúdo que explica tudo sobre os cuidados que um bebê precisa. Aproveite!
Mas qual é a diferença entre puericultura e pediatria?
A diferença é que a puericultura se concentra no monitoramento do crescimento e desenvolvimento infantil, enquanto a pediatria é uma especialidade médica que trata do diagnóstico e tratamento de doenças em crianças.
É importante entender que ambas as áreas são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar das crianças, por isso, elas devem ser trabalhadas em conjunto. Como consequência, todas as necessidades do público infantil e dos adolescentes serão atendidas.
Qual é a função da puericultura?
Assim como falado anteriormente, a puericultura é uma área dedicada ao acompanhamento da evolução de uma pessoa até os 19 anos. Dentre as responsabilidades desse profissional, estão:
-
Avaliação do peso e altura;
-
Acompanhamento das vacinas e imunizações;
-
Orientações nutricionais;
-
Avaliação da saúde bucal;
-
Desenvolvimento intelectual;
-
Aconselhamento sobre hábitos de vida saudáveis e educação para os pais.
Inclusive, antes mesmo do nascimento você já pode colocar isso em prática, como preparar a casa com segurança para receber o bebê.
O que se faz na consulta pediátrica?
Em uma consulta pediátrica, o médico diagnostica um problema e, a partir dos sintomas, ele garante que o melhor tratamento seja passado. Por terem um treinamento especializado, eles possuem a capacidade de lidar com diversas questões, como doenças agudas, crônicas e complexas, assim como questões de saúde preventiva.
Então, os pediatras não podem compartilhar informações sobre a nutrição e o desenvolvimento dos bebês, crianças e adolescentes? Sim, eles podem, porém, o foco principal é tratar problemas específicos que afetam esse público, como uma virose.
Quais são os tipos de pediatria?
Além da puericultura, existem outros tipos de especialidades dentro dessa área médica, sendo elas:
-
Neonatologia: trata dos bebês até os primeiros 28 dias de vida do recém-nascido;
-
Nefrologia pediátrica: cuida do trato urinário e dos rins;
-
Infectologia pediátrica: investiga problemas relacionados às infecções e garante o melhor tratamento;
-
Pneumologia pediátrica: trata questões respiratórias (crônicas e agudas);
-
Nutrologia pediátrica: oferece hábitos alimentares saudáveis para a criança ter uma melhor qualidade de vida;
-
Endocrinologia pediátrica: cuida de alterações hormonais e metabólicas, como obesidade, tumores e mais;
-
Gastroenterologia pediátrica: trata todos os problemas do aparelho gastrointestinal;
-
Medicina do adolescente: ajuda pessoas entre 10 e 20 anos a lidarem com a puberdade, maturação sexual, crescimento e outras mudanças da fase;
-
Reumatologia pediátrica: cuida das articulações, ossos, músculos, tendões e outros tecidos das crianças e jovens;
-
Neurologia pediátrica: trata do desenvolvimento neurológico, como doenças que acometem o sistema nervoso;
-
Cardiologia pediátrica: zela pela saúde do coração, artérias e veias.
Prontinho, agora você já sabe tudo sobre puericultura e pediatria, as diferenças entre as duas especialidades médicas e a importância de poder contar com ambas as áreas para o bem-estar do seu bebê. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, compartilhe nos comentários que vamos respondê-las o mais rápido possível.
Ah, e se você deseja saber mais sobre a evolução do recém-nascido e o que pode fazer para contribuir para esse desenvolvimento, recomendamos que leia sobre o que é a caixa sensorial e como ela ajuda a primeira infância de uma criança. Temos certeza que vai gostar. Boa leitura!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!