fbpx

Blog

Obstetra fazendo anotações durante a consulta com a gestante

Conheça mais sobre o parto normal: dicas, vantagens e mais

Conteúdo

Conteúdo

4 minutos de leitura

Além de ser super seguro e vantajoso para o bebê, o parto normal não apresenta nenhum tipo de intervenção cirúrgica. Isso é ótimo para mãe, que consegue se recuperar com mais facilidade.

Devido ao alto índice de partos por cesariana, muitas pessoas acreditam que essa é a forma mais indicada para dar à luz, o que não é verdade. Porém, é válido lembrar que existem casos específicos onde esse tipo de parto é indicado por médicos. Tirando esses casos, o parto normal é o mais indicado.

No texto de hoje, você vai conhecer como é feito o parto normal e seus principais benefícios. Confira a seguir:

O que é um parto normal?

O parto normal é quando o bebê nasce por via vaginal, podendo acontecer de forma espontânea ou por indução. A fase do parto pode se iniciar quando a gestante sente as primeiras contrações, que com o tempo vão se tornando mais regulares, chegando a 3 ou mais contrações com intervalos de 10 minutos.

Quando a dilatação do colo do útero chega a 10 centímetros, o bebê já está pronto para nascer. O ideal é que a parição seja realizada em um hospital, com assistência médica de um anestesista, obstetra e uma equipe de enfermeiras obstetrizes.

Gestante conversando com o seu médico

Quais as vantagens do parto normal?

O parto normal tem inúmeros benefícios comparados a outros tipos de parto. Quanto menor a quantidade de manobras, cortes ou toques vaginais na mãe, melhor será para ela e para o bebê!

Vantagens do parto normal para a mãe Vantagens do parto normal para o bebê
Recuperação mais rápida e mais fácil; Diminui as chances de doenças alérgicas;
Ausência de cicatriz na barriga; Auxilia a formação da flora intestinal do bebê;
Menos tempo de internação no hospital; Diminui as chances do bebê ficar com dificuldade de respirar;
Golden Hour; Fortalece o sistema neurológico.
Menos chances de infecção.

Entenda mais sobre a Golden Hour: o primeiro contato entre a mãe e o bebê nos primeiros 60 minutos após o parto.

Com quantas semanas de gestação o bebê pode nascer em um parto normal?

Normalmente, o bebê pode ser considerado maduro com aproximadamente 37 semanas. Em outras palavras, a partir desse momento o bebê já não é mais considerado prematuro.

O mais comum é que ele possa nascer quando a mulher estiver entre a 37ª semana e a 41ª semana de gestação.

Gestante na maternidade com as mãos sobre a barriga

Parto normal usa anestesia?

Sim, o uso da anestesia é indicado e pode diminuir muito a dor durante o parto. O seu uso não causa nenhum efeito negativo ao feto e tem como objetivo deixar a mãe mais calma, facilitando todo o processo do parto.

A anestesia mais usada em partos vaginais é a epidural, ela é responsável por tirar a sensibilidade dos membros inferiores, diminuindo as dores da contração. Fica a critério do médico aumentar ou diminuir a intensidade, permitindo que a grávida consiga se movimentar ou sentir as contrações para fazer mais força.

Algumas mulheres preferem não usar qualquer tipo de anestesia ou medicamento para aliviar a dor, utilizando apenas técnicas de respiração, exercícios e massagens. Esse tipo de parto pode ser caracterizado como parto natural, que é quando o bebê nasce sem nenhuma intervenção médica.

Quanto tempo dura o trabalho de parto normal?

A duração de um parto normal pode variar bastante, mas normalmente na primeira gestação o parto pode demorar entre 8 a 14 horas para dar à luz.

O medo e o estresse podem prolongar esse período, por isso ter calma e confiança são extremamente essenciais — mesmo que pareça impossível! Não é fácil segurar a ansiedade, mas a gestante não pode se apavorar ao sentir os primeiros sintomas da chegada do bebê.

Para ter um bom parto, a grávida precisa ter direito a um espaço mais tranquilo, privativo e sem ruídos para ela e seu companheiro. Assim, ela pode ficar mais tranquila e relaxada para o momento. Um profissional da psicologia é o melhor para orientar até o momento do parto, então se você é uma pessoa ansiosa pense nisso!

Gestante tirando dúvidas sobre o parto com o seu obstetra

Como é a recuperação pós-parto normal?

A recuperação no parto normal é conhecida por ser bem mais rápida comparada à cesariana. Após 2 horas do parto é preciso que a mãe fique em repouso e vigia mais rigorosa, mas se tudo estiver bem ela pode ser liberada 48 horas após o parto.

É recomendado que a paciente se mantenha ativa, mas sem praticar atividades físicas mais pesadas. Além disso, também é indicado que ela repouse e evite relações sexuais por pelo menos 30 ou 40 dias após o parto.

Não há dúvidas que o parto normal é seguro e benéfico tanto para mãe quanto para a criança. É super importante que todo o procedimento seja humanizado para esse momento tão especial.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado a entender um pouquinho mais sobre o parto normal. Continue aqui para mais artigos, continue navegando pelo nosso blog.

Você também pode se interessar: O que levar para a maternidade? Checklist completo Likluc!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.