Introduzir um repelente na rotina do bebê pode ser uma das suas maiores preocupações. Afinal, como proteger o seu pequeno contra insetos de maneira segura, sem comprometer a saúde ou o bem-estar?
Para te ajudar, trouxemos informações essenciais para que você saiba como escolher o repelente para bebê ideal, eficiente e seguro. Não se preocupe, vamos ensinar de forma descomplicada, com dicas que farão toda a diferença para a segurança da sua família. Tenha uma boa leitura!
Bebês podem utilizar repelentes?
Sim! Os bebês podem e devem usar repelente, mas é importante saber qual é o produto mais adequado para eles. A principal preocupação é a segurança, já que a pele dos bebês é mais sensível e vulnerável a reações alérgicas. Por isso, os repelentes infantis são formulados com ingredientes mais suaves e menos agressivos, ideais para essa faixa etária.
Além disso, é sempre importante conversar com o pediatra antes de usar qualquer produto. Algumas recomendações variam conforme a idade e o histórico de saúde do bebê. Portanto, o repelente é sim uma opção, mas precisa ser escolhido com muito cuidado e atenção aos detalhes.
Certifique-se de que o produto seja apropriado para a idade do seu bebê e para o tipo de pele dele. Inclusive, os repelentes são essenciais para a saúde das gestantes, evitando a temida dengue na gravidez.
Quando os bebês começam a usar repelente?
Geralmente, deve-se ter orientação médica para escolher o melhor repelente para bebê de 0 a 6 meses. Isso porque, nessa fase, eles possuem a pele muito sensível e mais suscetível a reações alérgicas.
A partir dos 6 meses, o uso do repelente se torna mais seguro, mas ainda assim, é fundamental escolher produtos que não contenham ingredientes fortes, como o DEET em altas concentrações, que pode ser agressivo para a pele delicada do bebê.
Dessa forma, o ideal é optar por um repelente para criança com ativos mais suaves e eficazes, como o Icaridina ou a Citronela, que são considerados mais seguros para os pequenos. Os repelentes naturais e orgânicos também são excelentes opções para a proteção de recém-nascidos e crianças pequenas.
Como escolher o repelente infantil ideal?
Escolher o repelente ideal para o bebê envolve uma série de fatores. Primeiramente, é preciso conhecer os diferentes tipos de repelentes. Além disso, verifique a faixa etária recomendada no rótulo do produto.
Alguns repelentes são específicos para bebês, enquanto outros são mais indicados para crianças maiores de um ano. Prefira produtos que ofereçam uma proteção eficaz contra os principais tipos de insetos, como mosquitos, moscas e carrapatos.
Outra dica importante é escolher produtos que sejam hipoalergênicos e dermatologicamente testados, como alternativas naturais. Isso garante que o produto seja seguro para a pele sensível do bebê, minimizando os riscos de reações alérgicas ou irritações. E, claro, sempre opte por produtos com boas recomendações e que possuam registro na Anvisa, garantindo que atendem aos padrões de qualidade e segurança exigidos para uso infantil.
Alternativas naturais funcionam para proteger o bebê?
As alternativas naturais, como os Lenços Repelentes Repellik® da Likluc, mosquiteiros e óleos essenciais de citronela, lavanda e eucalipto, são bastante procuradas por pais que buscam uma opção mais suave para proteger os bebês. No entanto, é preciso utilizar da forma correta para afastar os mosquitos de forma eficiente.
Por exemplo, os adesivos de proteção natural são excelentes opções para bebês, pois podem ser aplicados diretamente no berço, carrinho, roupas e outras superfícies próximas aos pequenos. Dessa forma, o produto não entra em contato com a pele sensível do neném.
Quais ingredientes evitar nos repelentes para bebê?
Ao escolher um repelente para o bebê, alguns ingredientes devem ser evitados, principalmente em produtos para crianças menores de 2 anos. O DEET, por exemplo, é um ingrediente comum nos melhores repelentes para adultos, mas não é recomendado para bebês devido ao risco de toxicidade e reações adversas.
Outro ingrediente que merece atenção é a permethrin, que, embora eficaz, não deve ser utilizada diretamente na pele do bebê. Também é importante evitar produtos que contenham álcool, pois ele pode ressecar a pele delicada do bebê e causar desconforto. Opte sempre por ingredientes mais suaves e específicos para o público infantil, como a Icaridina, amplamente recomendada por sua segurança e eficácia.
Como passar o repelente no bebê?
A aplicação do repelente no bebê exige cuidado para garantir que o produto seja eficaz, mas, ao mesmo tempo, seguro. Por exemplo, os lenços repelentes são de fácil aplicação, basta passá-los diretamente na pele do bebê, oferecendo proteção de até 4 horas.
Para as alternativas em creme, aplique uma pequena quantidade nas mãos e espalhe suavemente na pele do bebê, evitando a área dos olhos, da boca e das mucosas. Nunca aplique diretamente no rosto do neném, use as mãos para aplicar nas áreas mais sensíveis.
Se tiver dúvidas de como usar o melhor repelente infantil, leia o rótulo do produto e siga as recomendações do fabricante. Ou converse com o pediatra para entender qual a opção indicada para o seu pequeno.
De quanto em quanto tempo pode reaplicar o repelente?
A reaplicação do repelente para bebê depende do tipo de produto utilizado e da intensidade da exposição aos insetos. Em geral, a maioria dos repelentes deve ser reaplicada a cada 2 a 4 horas. Isso garante que o bebê permaneça protegido durante todo o período em que ele estiver exposto a mosquitos ou outros insetos.
Caso tenha dificuldades em reaplicar os produtos, você pode optar pela praticidade das pulseiras de proteção natural, que podem ser utilizadas no pulso ou no tornozelo. Com efeito de até 7 dias, auxiliando no afastamento de mosquitos.
Vale lembrar que a frequência de reaplicação pode variar conforme as instruções do fabricante, por isso, é fundamental ler o rótulo do produto escolhido. Além disso, se o bebê suar muito ou entrar na água, a proteção pode ser comprometida, sendo necessário reaplicar o repelente em um período menor.
Agora que você sabe escolher o melhor repelente para recém-nascidos e crianças, continue no blog da Likluc e confira 5 dicas de prevenção da dengue para incluir na sua rotina.
Até breve! ❤️
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!