fbpx

Blog

bebe deitado de barriga para baixo enquanto é examinado com estetoscopio

O que é bronquiolite? Como identificar no bebê? E mais!

Conteúdo

Conteúdo

A bronquiolite é uma infecção bastante comum nas crianças, mas ainda gera muitas dúvidas. Por isso, preparamos um guia respondendo às principais perguntas sobre essa doença que, embora habitual, pode causar sérios danos à saúde dos pequenos.

Não perca esse conteúdo super importante e entenda o que é a bronquiolite, os sintomas e como é realizado o tratamento!

Além disso, que tal saber o que perguntar na primeira consulta pediátrica do bebê? Um assunto tão importante como esse não pode passar despercebido, quanto mais dúvidas você sanar, mais segura ficará!

O que é bronquiolite?

A bronquiolite é um dos problemas respiratórios que mais atingem as crianças até mesmo nos primeiros meses de vida. A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, que são pequenas ramificações que levam oxigênio aos pulmões.

Normalmente, a doença é principalmente causada pelo Vírus Sindical Respiratório, conhecido como VSR. Porém, esse não é o único causador, outros vírus podem resultar em uma bronquiolite quando contraído pelos bebês, tais quais Parainfluenza, Influenza, Adenovírus e Rinovírus.

Os bronquíolos por onde passa o oxigênio ficam inchados, o que compromete a passagem do ar. Isso resulta em um excesso de muco nas vias respiratórias, podendo causar a baixa oxigenação e afetar severamente a saúde dos pequenos.

bebe espirrando enquanto desenha

Principais sintomas da bronquiolite

Antes de aparecer os primeiros sintomas da doença, a criança já pode estar infectada de 1 a 5 dias. Essa janela de tempo é chamada de período de incubação, que significa que o vírus já está ativo, inclusive podendo ser transmitido, mas sem sintomas aparentes.

É preciso se atentar que, inicialmente, os sintomas de bronquiolite são muito próximos aos de um resfriado, com tosse, coriza, espirro e febre baixa. Depois desses primeiros indícios, os sintomas se agravam e aparecem sintomas típicos da bronquiolite:

  • Dificuldade para respirar e para mamar;
  • Rejeição de alimentos;
  • Respiração curta e pela boca;
  • Broncoespasmos, conhecido como chiado no peito;
  • Tosse persistente;
  • Sonolência ao longo de todo o dia;
  • Dedos ou lábios arroxeados.

Você sabe como saber se o bebê está com febre? Aproveite para tirar suas dúvidas e aprenda 3 técnicas com a Likluc!

A bronquiolite é perigosa em crianças?

Qualquer criança pode ter bronquiolite e, conforme já mencionado neste conteúdo, ela pode ocorrer até mesmo em bebês muito pequenos. Sendo assim, quanto mais nova a criança mais perigosa a bronquiolite é para. Em crianças de até dois anos de idade, a doença é bastante comum, mas, ainda assim, a atenção deve ser redobrada nesses casos.

pediatra examinando bebe com estetoscopio

Quando procurar um médico?

Mesmo que não se manifestem todos juntos e de uma vez só, assim que a evolução de sintomas for notada, é fundamental procurar um médico. Por isso, esteja sempre atento a manifestações mais críticas, como ao aumento da febre, ao mal-estar, demonstrações de indisposição, a recusa alimentar e desidratação.

Como é feito o diagnóstico de bronquiolite?

O diagnóstico da bronquiolite só pode ser feito por meio de exames clínicos, como ausculta pulmonar e raio-x torácico, além disso, em alguns casos, pode haver a coleta da secreção para identificar qual é o vírus causador da bronquiolite. A partir do momento que a enfermidade é diagnosticada, é recomendado que a criança evite contato com outras para não transmitir o vírus.

É importantíssimo que a criança seja levada ao médico tanto para ser consultada e o tratamento correto seja indicado quanto para descartar outras doenças, como pneumonia. Dessa maneira, quanto antes a bronquiolite do bebê for diagnosticada, mais rapidamente a saúde poderá ser restabelecida.

bebe fazendo inalacao sentado

Quais são os tratamentos para bronquiolite?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a enfermidade, é interessante entender o que é bom para bronquiolite e como é realizado o tratamento, que pode ser feito em casa em casos mais brandos ou, em situações graves, no hospital.

No entanto, em todas as circunstâncias, é essencial que um médico indique o melhor tratamento e que as recomendações sejam seguidas. Por ser uma infecção que afeta seriamente as vias respiratórias, o mais importante é devolver a qualidade de vida à criança e combater o vírus. O tratamento recomendado costuma sugerir:

  • Repouso;
  • Muita hidratação, tanto de água quanto de soro;
  • Alimentação balanceada e leve;
  • Medicamentos para reduzir a infecção e febre;
  • Lavagem nasal ou fluidificação do nariz;
  • Fisioterapia respiratória em casos severos.

É necessário ressaltar que existem diversas informações espalhadas pela internet sobre tratamentos naturais que curam a bronquiolite, contudo, nenhum deles diminui a necessidade de um especialista. Até mesmo os chás de ervas naturais devem ser ingeridos com a autorização de um médico, uma vez que as propriedades de determinadas herbáceas podem ser contraindicadas aos pequenos.

Agora que você já sabe muito mais sobre a bronquiolite, que tal conhecer um pouco mais sobre a saúde das mães? Conheça as causas, sintomas e o tratamento para depressão pós-parto, cuide de si mesma ou de quem você ama!

Médica pediatra Dra. Thais Chaves

Dra. Thais Chaves

CRM52.85818-8 / RQE 19491

Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.

Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.

A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!

Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.

Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!

É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!

2 thoughts on “O que é bronquiolite? Como identificar no bebê? E mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.