fbpx

Blog

copinho coletor com petalas de rosa opt

Menstruação na gravidez: é normal ou não? Entenda!

Conteúdo

Conteúdo

6 minutos de leitura

A geração de uma vida é uma das capacidades mais incríveis do ser humano, contudo, uma gravidez é repleta de complexidades para o organismo feminino, afinal, a mulher estará concebendo uma outra pessoa dentro de si e alimentando-a por meses através do cordão umbilical.

Nesse processo, há uma série de cuidados especiais aos quais a mulher deve se atentar em relação ao seu corpo e à saúde do bebê, por isso, é muito comum que surjam uma série de dúvidas em todos os meses da gestação. Por isso, hoje nós queremos esclarecer um questionamento muito recorrente logo nos primeiros meses de gestação: menstruação na gravidez é normal? Acompanhe com a Likluc e fique por dentro dessa questão.

mulher deitada de lado com colica

Afinal, é possível estar grávida e menstruar?

Embora cada organismo se comporte de uma forma e cada gravidez seja única, é importante esclarecer: grávidas não menstruam!

O que pode acontecer logo no início da gestação é um pequeno sangramento (rosado ou amarronzado) devido ao fenômeno da fecundação, ou seja, quando o embrião se instaura no endométrio, é comum que ocorra um micro vazamento que pode aparecer até 3 dias após a concepção.

Entretanto, quando esse pequeno sangramento ocorre, na grande maioria das vezes, a mulher não sabe que está grávida porque os primeiros sintomas da gravidez ainda não apareceram. Ainda, o sangue se mistura com o corrimento natural da mulher, por isso, a cor se modifica e o sangramento passa facilmente despercebido, além de não ser algo que justifique uma maior preocupação.

mulher gravida com as maos na cabeca

Quando se preocupar com sangramentos na gravidez?

É óbvio que, durante uma gestação, é importante que a mulher esteja atenta a qualquer tipo de sangramento vaginal, visto que isso pode ser indicativo de aborto espontâneo, principalmente nos três primeiros meses e quando o fluxo de sangue é mais intenso.

Outras causas que podem ocasionar sangramentos e que devem ser motivos de preocupação são: infecções, descolamento de placenta ou, em casos mais raros, inserção baixa de placenta (quando ela é constituída bem próxima ao colo do útero). Veja o que é preciso ser feito em cada um desses casos:

Infecções

Uma infecção no sistema reprodutor feminino em qualquer momento da vida da mulher é uma condição grave que deve ser tratada com os antibióticos e anti-inflamatórios corretos. Porém, quando a mulher está grávida, ela estará correndo risco de aborto iminente ao não tratar essa infecção de forma urgente. Em alguns casos, pode ser indicado um internamento de poucos dias, caso os médicos julguem necessário que a gestante fique em observação.

Placenta baixa

Em casos de inserção baixa da placenta, a qualquer movimento intenso que a gestante faça, é possível que ocorram micro sangramentos, já que o colo é constituído por vasinhos sanguíneos que podem romper com impactos. Então, quanto maior for esse impacto, maior pode ser o sangramento, portanto, é de suma importância tomar cuidado com esforços excessivos e possíveis quedas.

Descolamento da placenta

Já quando ocorre o descolamento da placenta, é importante ressaltar que estamos lidando com uma gravidez de risco e, nesse caso, pode haver risco de vida para a mãe e/ou o bebê, por isso, quando o bebê está com formação suficiente para nascer, o parto é realizado por indução.

Geralmente, o risco do descolamento acontecer é maior a partir da 20ª semana de gestação e, para o bebê, o nascimento prematuro podem ocasionar algumas complicações como: sequelas no desenvolvimento e, em casos mais graves, sofrimento fetal e até mesmo morte. Além disso, o pós-parto também pode ser complicado para a mãe, uma vez que há o risco de hemorragia.

E mais preocupante é que não há como prevenir o descolamento de placenta, entretanto, é fundamental que, a qualquer sangramento incomum durante a gravidez, a mulher procure o hospital o mais rápido possível para resguardar tanto a sua vida quanto a do bebê, além de evitar complicações mais sérias.

Em todos os casos, a principal forma de prevenção e cuidado com a saúde da mãe e do bebê é o acompanhamento médico desde o descobrimento da gravidez. Tendo um especialista de confiança ao seu lado, você estará por dentro das especificidades da sua gestação, saberá o que é normal ou não e como atuar em casos emergenciais.

mulher pensativa fundo azul opt

Como saber diferenciar os tipos de sangramentos?

Essa também é uma dúvida muito frequente para a maioria das pessoas, por isso, se você está passando ou planejando uma gravidez, é importante ter algumas informações que te auxiliem a identificar qual é o tipo de sangramentos que podem acontecer, dessa forma, fica muito mais fácil de saber qual é a medida que você precisa tomar.

Sangramento de Menstruação

A maioria das mulheres lidam com o sangramento menstrual todos os meses, contudo, é preciso prestar muita atenção para saber identificar se o sangue que está descendo é realmente de menstruação.

Geralmente, quando a mulher menstrua, o fluxo sanguíneo vem em grande quantidade em uma tonalidade de vermelho intensa, seguido de coágulos por pelo menos 4 dias, podendo se estender até 7. Quando a menstruação está chegando ao fim, o fluxo vai diminuindo e a cor vai ficando mais escura.

Sangramento de escape

Esse é o sangramento que ocorre quando a mulher faz uso da pílula anticoncepcional e, geralmente, ele vem no meio do ciclo com uma cor escura e em pouca quantidade, durando de 2 a 3 dias, sem uma periodicidade bem definida.

Sangramento de implantação do embrião

Este tipo de sangramento acontece quando o embrião adentra o endométrio (fenômeno chamado de nidação), que é o pequeno sangramento que falamos anteriormente, com um tom rosado ou amarronzado que pode aparecer até 3 dias depois da concepção.

Sangramento com risco de aborto

Este tipo de sangramento pode variar em cor e quantidade, mas geralmente é um fluxo intenso seguido de dor. E, para que seja possível identificar, a mulher precisa estar ciente da gravidez.

Caso isso venha a acontecer, é necessário se encaminhar para um hospital com urgência para que os procedimentos corretos sejam realizados.

E aí, o que achou desse conteúdo? De fato, é um tema muito importante e útil para quem está esperando ou planejando a chegada de um filho. Aqui, no blog da Likluc, você fica por dentro de tudo sobre a maternidade e o universo infantil, fique a vontade para ler nossos posts e tirar todas as suas dúvidas!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.