fbpx

Blog

gestante sentada na cama comendo um bowl com legumes e verduras

Dieta para gestante: dicas para um cardápio saudável!

Conteúdo

Conteúdo

6 minutos de leitura

Quando a gravidez é descoberta, a mulher logo se depara com uma infinidade de mudanças que precisará lidar tanto nos meses de gestação quanto depois que o bebê nascer. E não há muito tempo para que a mamãe possa assimilar tudo isso, é preciso reorganizar a rotina e começar a pensar em tudo para estar preparada para o nascimento da criança, inclusive a mulher precisará mudar alguns hábitos para que o bebê venha ao mundo saudável.

Entre esses hábitos estão: abrir mão do tabagismo (caso a mulher tenha o hábito de fumar), reduzir o consumo de álcool a zero e também seguir uma dieta elaborada especialmente para gestante. E é exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje: dieta para gestante! Acompanhe e descubra os melhores alimentos para serem consumidos durante os meses de gravidez com a Likluc.

Gestante sorrindo com as maos na barriga

Afinal, o que é uma dieta saudável para gestante?

O ganho de peso durante a gravidez costuma ser considerado normal, porém não pode ser exagerado para que a mulher não tenha tantas dificuldades para voltar ao seu corpo após o nascimento do bebê. Além disso, o ganho de peso excessivo aumenta os riscos da gestante desenvolver algumas complicações para a sua saúde, como diabetes gestacional, pressão alta, pré-eclâmpsia, além de poder necessitar cesariana não planejada ou sofrer algum tipo de infecção pós-parto.

O excesso de peso da mãe também pode significar riscos para o bebê, como o surgimento de defeitos no tubo neural, traumas na hora do nascimento e, em casos mais graves, até a morte fetal.

Gestante checando peso na balança

O ganho de peso considerado normal na gravidez é de 11 e 16 kg para os 9 meses de gestação, contudo, esses valores podem mudar de acordo com o peso corporal da mulher antes dela engravidar. Para as mulheres acima do peso, o ganho de peso deve ficar entre 7 e 11 kg, por exemplo, e para mulheres abaixo do peso ou com peso ideal, o ganho deve ficar entre 12 e 18 kg.

Uma gestante que está esperando gêmeos pode ter um consumo maior de calorias, já que ela estará alimentando dois bebês através do cordão umbilical, o que, ainda, dificulta o ganho de peso. Mas é de suma importância que toda grávida tenha um acompanhamento médico para cuidar da saúde de forma geral durante a gestação.

Por isso, é tão importante que a mulher siga uma dieta saudável com uma diversidade de alimentos com características nutricionais ricas em vitaminas e minerais para que ela possa transmitir esses benefícios para o bebê. Normalmente, o consumo calórico do bebê é estimado em cerca de 300 calorias por dia para que esteja nutrido adequadamente, mas a mãe também deve pensar na qualidade nutricional desses alimentos.

gestante com uma mão na barriga, uma mão segurando uma maçã e legumes à frente

Como montar um cardápio saudável para gestante?

Para montar um cardápio saudável para uma mulher grávida, é preciso incluir somente aqueles alimentos ricos em vitaminas e minerais que oferecem boas calorias para que ela se mantenha saudável durante toda a gravidez, assim como possa fornecer somente o melhor para o seu bebê. Confira abaixo uma lista de alimentos que devem fazer parte da dieta da gestante:

  • Frutas: banana, mamão, pêra, laranja, melancia, melão, uva, maçã, maracujá, abacaxi e manga.
  • Vegetais: brócolis, couve-flor, vagem, cenoura, rabanete, tomate, beterraba e folhas verdes.
  • Derivados do leite: leite desnatado ou semidesnatado, iogurte natural e queijo branco.
  • Proteínas: carne vermelha, peixe, frango, soja, lentilha, feijão e ovos.
  • Carboidratos: batata, batata doce, arroz, pão integral e macarrão integral.
  • Grãos integrais: nozes, castanhas, granola e aveia integral.

Observe que todos os alimentos listados aqui são fáceis de encontrar no supermercado, além de serem muito fáceis de serem consumidos, já que você pode distribuí-los nas 6 refeições durante o dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e a ceia.

Para uma dieta equilibrada, a gestante deve ingerir 2 a 3 porções de frutas por dia, que podem ser colocadas no lanche da manhã, no lanche da tarde e na ceia. Já os vegetais devem estar presentes em 3 a 4 refeições do dia, como no almoço, no jantar e na ceia.

Já para o café da manhã e o lanche da tarde, a grávida pode consumir os derivados do leite, as proteínas e os grãos integrais em porções moderadas, sempre equilibrando a quantidade e variando os alimentos. O almoço e o jantar devem ser as refeições mais reforçadas, com arroz, feijão, carnes, legumes e verduras, mas não em uma quantidade exagerada, seguindo sempre as porções recomendadas.

Caso você não tenha ideia da porção média para cada um dos alimentos que apresentamos aqui, confira a lista a seguir para se basear:

  • duas fatias de pão integral;
  • uma xícara de 200 ml de arroz ou macarrão cozidos;
  • uma xícara de 200 ml de feijão, lentilha ou soja cozidos;
  • 200 gramas de carboidratos;
  • uma xícara de 200 ml de cereais (nozes, castanhas, granola ou aveia integral);
  • uma xícara de 200 ml de leite ou iogurte;
  • 200 gramas de queijo branco;
  • 100 gramas de carne vermelha cozida, frango ou peixe grelhados;
  • uma xícara de 200 ml de vegetais cozidos e picados;
  • uma xícara de de 200 ml salada verde picada;
  • uma xícara de 200 ml de suco de frutas.

Claro que as sugestões de quantidade podem variar de pessoa para pessoa, por isso, o acompanhamento com um médico e um nutricionista é fundamental na hora de elaborar uma dieta personalizada. Aqui em nosso blog, conseguimos apenas dar os direcionamentos de forma geral, por isso, use todas essas sugestões com sabedoria e o aval dos profissionais que irão te acompanhar durante a gravidez.

Outro ponto a ser ressaltado aqui é que listamos os alimentos considerados mais saudáveis, mas isso não quer dizer que você não possa consumir um alimento que não está listado ali, como uma pizza ou um chocolate, por exemplo, desde que seja em pequenas porções, de forma esporádica e seguindo as orientações do profissional nutrição que você consultar.

E aí, está preparada para adaptar a sua dieta para ter uma gestação mais saudável? Esperamos que nossas dicas possam te ajudar na sua gravidez. E, se precisar de mais dicas tanto para o seu período de gestação quanto para cuidar do seu bebê depois do nascimento, acompanhe sempre o nosso blog!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.