Que as crianças precisam de uma alimentação saudável, você já sabe, mas sabia que existe um cardápio que pode ser seguido para te ajudar a ter maior controle e qualidade na alimentação infantil? Pois é, para fazer com que os pequenos comam bem, é preciso de alguns cuidados especiais.
Não só o horário para se alimentar é importante, mas também é necessário saber quais são os nutrientes necessários e em quais quantidades. Por isso a Likluc preparou dicas incríveis de cardápio Infantil de qualidade para somar no dia a dia de sua família.
Dê exemplo e incentive os hábitos
Não é tão efetivo você incentivar seu filho a ter uma boa alimentação se você não dá o exemplo. Comece a incluir alimentos saudáveis em suas refeições e vá explicando ao seu filho sobre cada um dos alimentos.

Você pode tirar as dúvidas que eles terão, uma vez que, ao saborear cada um dos vegetais, legumes, verduras, entre outros alimentos, eles podem se confundir, por isso a importância de estar sempre incentivando e deixando claro o que é cada um e como eles auxiliam na saúde deles.
Quais alimentos dar para as crianças?
Dependendo da idade da criança, pode ser que ela precise de alimentos específicos, por isso vamos separar o que é mais indicado para cada idade. Saiba que a partir dos 6 meses é preciso fazer a introdução alimentar e os alimentos introduzidos nessa fase podem seguir até, em média, o primeiro ano de idade.
6 meses à 1 ano
Nessa fase que está dando início à alimentação, podem surgir algumas dúvidas sobre quais alimentos dar à criança e se deve continuar a oferecer o leite materno. A amamentação deve perdurar até os 2 anos de idade ou mais, pois é um alimento fundamental para o desenvolvimento da criança.
Os alimentos mais indicados são os ricos em nutrientes. Para iniciar o dia, o prato pode conter algumas frutas amassadas, como banana, abacate, mamão e todas aquelas com texturas mais moles para facilitar a mastigação.
Para as outras refeições, você pode incluir uma proteína vegetal ou animal, as quais podem ser feijão, carne bovina, lentilha, peixe ou frango. Lembre-se de que esses alimentos devem ser preparados com cuidado e serem de fácil mastigação e digestão, uma vez que as crianças estão aprendendo a comer.
Aproveite e prepare legumes e verduras com essas mesmas características de textura mais mole para que possam ser dadas à criança durante o dia, ou em outra refeição.
1 Ano em diante
A partir do primeiro ano, você pode aumentar a quantidade dos alimentos e também optar por opções mais sólidas, pois os dentes terão se desenvolvido melhor e os pequenos já estarão mais preparados para começar a entender a importância de outros nutrientes essenciais e saborear novos alimentos.
De 1 a 2 anos de idade, os bebês ainda não conseguem entender muito bem as informações que passamos, mas é nessa repetição e paciência que, aos poucos, eles se adaptam e começam a seguir a rotina, que pode ser criada desde cedo.
Os alimentos que começarão a acompanhar a vida da criança continuam precisando de proteínas e outros nutrientes fundamentais. Algumas combinações se tornam pratos deliciosos e saudáveis, como arroz, feijão, purê de mandioquinha, lentilha, abóbora e beterraba. Essa já dá água na boca só de pensar.
Unindo esses alimentos, ou semelhantes, cada dia você vai acostumando mais o paladar da criança. Lembre-se de que muitos alimentos serão experimentados pela primeira vez por ela, então faça desses momentos uma descoberta e se anime junto.
Como evitar uma alimentação inadequada?
As crianças não têm poder de compra, por isso quem faz a decisão do que comprar para comer é o adulto, ou seja, você. Por isso, leve os pequenos ao local que você costuma comprar os alimentos e fale sobre cada um.
Além disso, algumas substituições podem ajudar a saciar o desejo por comidas de baixo valor nutritivo, como os fast foods. Confira as duas dicas a seguir:
Substituir batata frita
Até mesmo os adultos podem ficar tentados pelas batatas fritas, entretanto a fritura é um grande perigo para a saúde, principalmente das crianças. Então, ao invés de comprar ou fritar batata, pique elas no formato palito e você pode tanto grelhar elas no forno quanto cozinhar.
Substituir sorvete
Por mais que seja delicioso tomar sorvete, para evitar o consumo desses açúcares e gorduras constantemente, indicamos substituir por vitaminas de frutas, iogurtes e até mesmo um mix de frutas batidas e congeladas em formato de picolé.
Isso vai fazer com que as crianças sintam a fruta de uma outra forma, num estado congelado elas demoram mais para serem consumidas, o que permite que o sabor seja mais realçado.
Saiba o momento certo para introduzir um novo alimento
Como dissemos anteriormente, nessa fase, as crianças estão conhecendo os sabores e os alimentos, por isso insista em mostrar uma opção nova quando elas estiverem com fome, ou seja, limite os lanches ao longo do dia para, quando chegar a refeição em que será introduzido o novo alimento, seja mais difícil deles recusarem.
Não só isso, também é indicado apresentar um alimento por vez, o que deixa os pequenos menos pressionados. Se seu filho gostar de novos alimentos e não reclamar do que você dá, então não se preocupe em oferecer o máximo de nutrientes possível para ir ajustando com o dia a dia dele.
Procure um profissional da saúde
Existem muitas crianças que nascem com alergias a determinados tipos de alimento, por isso é necessário fazer exames constantes nos primeiros anos de vida e também notar diferenças quando eles se alimentarem de algo novo.
Não só pelas alergias, mas também pela quantidade adequada que seu filho pode comer, uma vez que algumas crianças precisam de uma nutrição mais controlada, por isso sempre esteja por dentro da sua saúde e do seu filho.
Sabemos o quão difícil é fazer a criança comer, ainda mais alimentos saudáveis, mas não desanime, pois esse é um trabalho de toda a família para que possam continuar saudáveis e conectados. Essas foram algumas das dicas de hoje, se você curtiu, não se esqueça de compartilhar com quem você sabe que também precisa dessas dicas. Até a próxima!

Dra. Thais Chaves
CRM52.85818-8 / RQE 19491
Para quem não me conhece, muito prazer, sou a Dra. Thais Chaves! Se você está aqui buscando mais informações sobre gravidez maternidade e desenvolvimento infantil, talvez já tenha me visto por aí nas redes sociais, principalmente no meu instagram, o @pediatra mae.
Como o nome já diz, eu passo o dia tentando conciliar (e às vezes nem consigo) a vida de pediatra e de Mãe do Henri. No âmbito profissional estou atuando há mais de 12 anos diretamente com famílias em consultório e busco me manter sempre atualizada sobre tudo que envolve a pediatria.
A maternidade me ajuda ainda mais a entender na prática tudo que eu trago para o meu consultório e para as dicas que eu dou nas redes sociais — pediatra e mãe, essa combinação deu muito certo! Por gostar tanto desse mundo acabei conhecendo a Likluc ao usar o seu principal produto: o Aspirar Baby — com o Henri — Daí surgiu uma relação de muita confiança e consideração por essa marca que acredito, cujos produtos usei e uso!
Assim, não poderia deixar de aceitar o convite para assinar diversos posts aqui no blog da Likluc: todo mês vocês poderão conferir conteúdos meus exclusivos sobre processos de saúde e doença, amamentação, sono, alimentação infantil, desenvolvimento das crianças, vacinas e outros temas que estão no dia a dia de mães pais e seus filhos.
Não se preocupe: você sempre encontrará informações e recomendações confiáveis e atuais para dar o melhor cuidado para as crianças. Eu acredito que é por meio das informações de qualidade que posso ajudar diferentes famílias. Afinal a escolha da Criança é feita através da escolha de seus pais. Pais bem informados são capazes de oferecer o melhor!
É isso que você quer para seus filhos? Então não deixe de me acompanhar semanalmente por aqui!




1 thoughts on “Cardápio Infantil: dicas e modelo para montar o seu”