Um dos momentos mais temidos pelas mamães é a vacinação. Afinal, existe vacina sem dor? A boa notícia é que, apesar de não ter como tirar o incômodo, existem formas de amenizar o desconforto sentido. Vale lembrar que, embora seja um momento desagradável, é indispensável entender o calendário de vacina do seu filho.
A partir das imunizações, seu bebê fica protegido e pode aproveitar uma vida mais saudável. Por isso, reunimos, neste conteúdo, dicas sobre como aliviar a dor da vacina em bebês. Trata-se de alternativas eficazes e fáceis de colocar em prática.
Continue a leitura e aproveite!
1. Faça relaxamento com massagem antes da vacina
Fazer uma massagem no local onde será aplicada a vacina garante que a dor diminua em mais de 80%. Faça isso pressionando a região de forma leve e lenta, já que a pele do neném é sensível, e o intuito não é machucá-la.
Se o seu filho for maior e souber conversar, estimule a criatividade para que ele pense em coisas positivas, evitando que os pensamentos sejam direcionados à vacina. Dentre as alternativas, converse sobre desenhos, alguma comida em específico ou um passeio que vão fazer em breve.
2. Use o Pikluc
O Pikluc é um instrumento criado com a intenção de aliviar a dor da criança na hora de tomar a vacina. Ele possui mini pontas que, quando são pressionadas sobre o local onde será aplicada a vacina, sensibilizam os nervos da região e, por consequência, diminuem a dor da picada.
O efeito é imediato, não à toa, o produto é considerado a principal resposta para quem deseja saber como aliviar a dor da vacina. Além disso, o item ainda ajuda as crianças que possuem medo de agulha. As vantagens ainda não acabaram: o Pikluc é super fácil de usar e funciona para diferentes idades, inclusive adultos.
Para completar, a ferramenta é reutilizável e, com os cuidados certos, pode durar para sempre. Em relação ao uso, é individual, e a superfície deve ser lavada após cada utilização. Além das vacinas, ele pode ser útil em aplicações de insulina, antialérgicos, hormônios e outros procedimentos que envolvam uma agulha.
3. Coloque compressa fria no local da vacina
A compressa para vacina em bebê é um dos métodos mais usados. Ao utilizá-la, além de amenizar o desconforto, a área ainda desincha. Para colocá-la em ação, basta umedecer um pano com gelo ou água gelada, lembre-se apenas que água quente não é permitida.
Se deseja facilitar o processo, indicamos o Xô Febre, uma compressa em gel produzida à base de água, ou seja, não causa riscos para a saúde do bebê. O item possui fácil aplicação e remoção e, além de cessar o incômodo, pode ser usado em quadros de febres, dores de cabeça e picadas de insetos.
4. Utilize a abordagem multimodal
Ao distrair a criança com objetos que ela gosta, a mente do seu pequeno não foca naquilo que está acontecendo e, consequentemente, haverá menos dor. Na lista de opções, estão: o uso de cartões coloridos e cheios de informação para entreter o bebê, brinquedos e cheirinhos agradáveis.
5. Invista na musicoterapia
A música possui muito mais poder do que podemos imaginar, por isso, ela é uma das respostas sobre o que alivia a dor de vacina em bebê. A partir dela, o corpo entra em relaxamento com a mente, diminuindo, assim, o desconforto. É importante que o ambiente seja acolhedor e a música também, então foque em sons calmos e volumes baixos.
6. Amamente para passar segurança materna
O colo, o carinho, o peito e o cheiro da mãe são coisas que naturalmente acalmam a criança, tornando-se um dos métodos mais eficazes. O pequeno estará pertinho de quem ele mais ama e confia, isso o reconforta na situação de incômodo.
Além disso, a amamentação também ajuda no alívio da irritação do local onde foi aplicada a vacina. Caso não se sinta tão à vontade para amamentar em público, é possível levar uma mamadeira com o leite para dar ao bebê durante a vacina, mantendo-o sempre perto de você. Para isso, basta aprender a armazenar o leite materno.
7. Compartilhe carinho
O carinho sempre vai bem, e, no momento da vacinação, não seria diferente. Acolha o seu bebê e mostre que estará ali o tempo inteiro. Se a criança quiser chorar, não impeça, apenas a abrace e mostre que está tudo bem.
Outro ato importante é manter uma conversa, mesmo que o pequeno não saiba falar. Durante o ato, explique tudo que vai acontecer, mostrando que é uma situação rápida, na qual o desconforto passará depressa.
8. Use medicamentos passados pelo pediatra
Os medicamentos também podem ser a solução para uma vacina sem dor, porém, nesse caso, só podem ser dados com prescrição médica. Caso o bebê sinta muito desconforto e apresente outros sintomas, leve-o até o pediatra ou puericultor, somente um especialista pode receitar a solução correta e a dose ideal.
Por que vacinar o meu filho? Entenda a importância!
As vacinas auxiliam, protegem e imunizam nossos corpos contra muitas doenças e epidemias, como sarampo, tétano, entre outros. Com elas, os bebês adquirem imunidade e mantêm a saúde fortalecida.
O ato de vacinar não somente protege quem tomou a vacina, mas também a comunidade que está ao seu redor, pois diminui as chances de contágio. Dessa forma, siga as vacinas oferecidas pelo SUS e priorize o bem-estar das pessoas que ama.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e compreendido como aliviar a dor da vacina na perna do bebê e em outras regiões do corpo. Caso ainda tenha restado dúvidas, compartilhe nos comentários que vamos te ajudar.
Até mais!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!






1 thoughts on “Vacina sem dor: conheça itens que aliviam a dor das picadas!”