Fazer o bebê dormir é uma tarefa que muitos pais não dominam logo de cara, isso porque os pequenos realmente passam por algumas fases de desenvolvimento que são difíceis de lidar, mas, com a prática e algumas dicas, você logo terá noites tranquilas de sono junto com o bebê.
Após o nascimento, a criança passa por algumas dores, desconfortos, habilidades e outros impactos que afetam diretamente no sono, por isso a sua ajuda é fundamental para acalmá-la e ajudar no que for preciso.
Para você entender melhor o sono do bebê, a Likluc preparou este conteúdo com as melhores dicas e recomendações para você conhecer e saber o que fazer nesses momentos.
Importância do sono de qualidade para o bebê
Se o seu bebê dorme muito e por várias horas seguidas, não significa que ele está tendo um sono de qualidade necessariamente. Isso porque as horas dormidas não definem se o sono foi bom ou não, pois pode acontecer durante o dia e ser seguido de insônia à noite e o bebê demorar para pegar no sono de novo.
Os pequenos que têm uma noite de sono mais equilibrada possuem a imunidade melhor, visto que o sistema imunológico é beneficiado pelo sono de qualidade, além de outros fatores que melhoram, enquanto os que dormem pouco e mantém uma rotina de sono desorganizada tendem a ficar irritados durante o dia, agitados à noite, perdem a atenção com facilidade, entre outros problemas.
Por que os bebês possuem padrões de sono diferentes?
Os ciclos do sono do bebê são diferente dos adultos porque eles conseguem ser despertados mais rápido do que nós, passam também por fases mais curtas entre o sono leve e o sono pesado. Além disso, ainda estão desenvolvendo os sinais cognitivos e de compreensão do universo em que estão depois de nascidos, assim, precisam dormir mais. Por isso a importância em manter a paciência e cuidar deles nessa fase.
Os estados do sono do bebê se distinguem também porque, como o tempo entre uma fase e outra é curto, podem acordar com maior frequência. Por isso é indicado que eles retornem a dormir sozinhos quando acordados no meio da noite e evitem pegá-los a cada vez que acordar, deixando isso apenas se eles chorarem muito.
Quanto tempo o bebê de cada idade pode dormir?
Uma dica fundamental é que, se o bebê já tem um horário médio de quando acorda, fica mais fácil ter uma base desse tempo e calcular quantas horas ele fica sem acordar durante a noite. Depois de anotar essas particularidades, você consegue aderir a horários mais fixos e colocá-los para dormir no momento certo.
O indicado, para os bebês com mais de 1 ano, é que durmam pelo menos 12 horas por dia e, se esse tempo for contado durante a noite, visando que ele pode acordar pelas 6 h, é recomendado que ele durma em média depois das 18 h. As sonecas ao decorrer do dia também são necessárias e a conta de 12 horas pode se dar nesse momento também, pois a ideia é somar o tempo geral que o bebê dormiu durante o dia.
Até 3 meses
Desde o nascimento até os três meses, recomenda-se que o bebê tenha, em média, 17 horas de sono, contando também com as sonecas diurnas. No geral, o recém-nascido precisaria dormir entre 3 a 5 horas durante o dia e, à noite, as outras 11 até 12 horas
Dos 4 meses até 11 meses
Diminui para 12 a 16 horas totais de sono, sendo que ,durante a tarde, não pode ser menos de 1,5 a 3,5 horas de sono, enquanto à noite o indicado é de 10 a 12,5 horas.
Entre 1 a 2 anos e 11 meses
Depois de completar 1 ano, o bebê pode ter em média 14 horas de sono, não podendo ter menos de 11 h, unindo as 2,5 h de sono diurno às quase 12 horas noturnas. Essa fase se estende até os 3 anos.
De 3 a 4 anos
Cada criança depois dos 3 anos precisa ter de 10 a 13 horas de sono gerais, podendo dividir entre ter ou não o sono diurno, que também não pode passar de 2 horas, enquanto à noite é de 10 h a 11 horas de sono.
Como fazer o bebê ter uma rotina de sono?
Se você adotar alguns hábitos na rotina do bebê, ele pode dormir mais rápido e manter as horas de sono equilibradas. Por mais que cada família e cada bebê tenham rotinas diferentes, ainda é possível manter algumas práticas auxiliares. As atividades são simples, basta aplicá-las por um tempo repetidamente até o bebê se acostumar.
Uma dica é que, quando faltar 20 minutos para a hora do bebê dormir, você leia uma historinha até que ele cochile ou perceba quer está pronto para dormir. Mantendo esse ritmo, ele tende a entender que o momento da história é relacionado ao sono e o horário vai definir isso ainda melhor.
Uma outra ideia são as músicas de ninar, se começar a tocar alguma canção calminha, ou até mesmo as músicas clássicas que auxiliam no desenvolvimento do bebê, será super benéfico e ele tende a pegar no sono mais rápido. Após ele dormir, você pode desligar o som, lembre-se apenas de deixar em volume baixo.
Outras dicas para fazer seu bebê dormir
Além das dicas que demos anteriormente, existem outras maneiras super funcionais que podem auxiliar o bebê a pegar no sono:
- brinque com seu filho e não limite os movimentos, assim ele conseguirá gastar energia e terá sono suficiente durante a noite;
- se o bebê acordar durante a noite, tome cuidado ao ligar as luzes e opte por uma iluminação leve e menos intensa, evitando também estimulá-lo o bebê quando trocar fraldas no meio da noite ou ao amamentar, assim é melhor para ele voltar a dormir melhor;
- se o bebê estiver muito agitado e acordar chorando, espere pelo menos 2 minutos antes de pegá-lo no colo, assim ele pode retornar a dormir sozinho dependendo dos casos – se o choro persistir, então tudo bem pegá-lo para fazer dormir novamente, só não o balance o tempo todo para não se tornar um costume do qual ele pode sentir falta e pedir sempre que acordar;
- se mesmo depois de você tentar fazê-lo dormir, ele continuar chorando e gritando, pode ser sinal de que ele está com fome, alguma dor ou a fralda está suja. Verifique e depois retorne o bebê no berço. Caso piore e ele não durma mais, o indicado é consultar um pediatra.
É comum o bebê trocar o dia pela noite?
É possível que o bebê troque o dia pela noite, principalmente nos 3 primeiros meses, quando ele ainda está identificando o ambiente, os horários e as rotinas, por isso a importância de sempre manter alguns hábitos que o direcionem, aos poucos, a um equilíbrio com a sua rotina.
Recomendamos que, ao fazer o bebê dormir, deixe luzes amenas ou desligadas por completo, assim, ajuda a acostumar a vista da criança e ela saberá a diferença entre as luzes naturais e artificiais. Durante o dia, ele podem dormir com a janela semiaberta entrando pouca luz natural, com isso, eles perceberão aos poucos essa mudança entre horários.
Esperamos que tenha gostado desse post e, se quiser saber ainda mais sobre o desenvolvimento das crianças e o bem-estar da mamãe, acompanhe nosso blog. Aproveite também para saber sobre a depressão pós parto, algo tão comum entre as mamães depois que o bebê nasce.
Leia também nosso post sobre como criar uma rotina para o bebê!
Até a próxima!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!