Quando o momento da chegada do bebê se aproxima, a ansiedade aumenta e os pais estão preparando tudo para não deixar faltar nada para o novo membro da família. Eles se informam, leem bastante e recebem dicas de familiares e amigos experientes antes do bebê nascer para estarem mais preparados quando a rotina de cuidados quando a criança chegar.
Montar o quarto, preparar o enxoval com itens de higiene, roupas e acessórios essenciais são atitudes muito importantes, entretanto existe outro aspecto que os pais precisam se atentar para oferecer o cuidado necessário para seu bebê: a segurança doméstica infantil!
Já ouviu falar sobre o assunto? Acompanhe nosso post com as dicas necessárias para você preparar a sua casa para seu filho ou filha se desenvolver com segurança.
Segurança doméstica infantil: como evitar acidentes com crianças?
Conforme as crianças se desenvolvem, é comum que elas comecem a explorar o local onde vivem. Mas mais que isso, enquanto ainda não aprendem a falar, elas aprendem prioritariamente por meio de exemplos, ou seja, as crianças imitam os adultos.
Então, os pais precisam pensar em meios de adaptar a casa de acordo com a capacidade e o desenvolvimento da criança a fim de promover a segurança necessária para ela, já que pode querer fazer as mesmas coisas que vê seus pais fazerem.
Pensando nisso, separamos as principais medidas de segurança doméstica infantil para evitar acidentes com crianças em casa. Confira:
1. Cuidados para bebês com menos de 6 meses
Até os 6 meses de idade é a fase mais tranquila para cuidar do bebê, já que ele ainda não sabe andar, apenas ensaia os primeiros movimentos de virar o corpo.
Na hora de deixá-lo sozinho em cima de superfícies sem proteção, é preciso supervisionar, pois há risco iminente de que ela caia no chão. Sempre a deixe no berço ou na cama com grades de proteção, e tenha certeza de criar uma “proteção” ao redor com travesseiros e cobertores dobrados se deixar ela em um espaço diferente.
2. Cuidados para bebês de 6 meses a 1 ano
Nesta fase, as crianças aprendem a engatinhar e começam a se movimentar pela casa, então, os pais precisam se atentar a diversos cuidados com os móveis e objetos ao alcance. E as dicas do primeiro tópico continuam valendo para os bebês com essa idade. Confira as modificações que você precisa se atentar:
– Coloque protetores nos cantos dos móveis
Conhecidos também como protetores de quinas, geralmente, eles são fabricados em material emborrachado, de silicone ou acolchoado e encaixam perfeitamente nos cantos pontiagudos de móveis, protegendo a criança de danos mais sérios caso ela venha a bater alguma parte do corpo ali.
– Instale protetores de tomadas
Chamados também de tampas protetoras de tomadas, elas são feitas para encaixar nos plugues das tomadas, oferecendo a proteção necessária para que a criança não enfie os dedos ou objetos nos buracos e tome um choque.
– Não deixe objetos pequenos pelo chão
Outro cuidado fundamental que você precisa ter com crianças dessa idade é nunca deixar objetos pequenos espalhados pela casa, pois é normal que tudo que elas encontrem coloquem na boca. Afinal, nessa idade, elas se encontram na fase oral e significa que elas experimentam o mundo através da boca.
Quando você deixar objetos pequenos no chão, a criança pode colocar na boca e corre o risco de ela engolir esse objeto e acabar sufocando ou machucando-se internamente.
Além de se certificar da instalação desses itens de proteção essenciais, é fundamental nunca deixar uma criança nessa idade sem supervisão de um responsável.
3. Cuidados para crianças de 1 a 3 anos
Até completar 2 anos de idade, a criança ainda se encontra na fase oral, então, objetos pequenos e perigosos sempre devem ser evitados estarem ao alcance dela.
A diferença é que entre o 1º e 2º ano de idade corresponde também a fase que a criança aprende a andar, movimentar-se mais rapidamente, assim como é mais ativa e curiosa devido ao desenvolvimento cognitivo. Por isso, atente-se aos seguintes cuidados:
– Nunca deixe produtos de limpeza ao alcance
Outra dica essencial para a segurança doméstica infantil é tirar todos os produtos de limpeza do campo de visão e do alcance das crianças, uma vez que são produtos químicos e o risco de intoxicação é alto. As crianças podem mexer, beber ou mesmo derrubar acidentalmente nos olhos.
Sempre que usar um produto desses, lembre-se de guardá-lo em um armarinho alto que a criança não alcance ou não tenha acesso.
– Evite deixar objetos pontiagudos espalhados
Outro cuidado que você precisa ter com crianças, não só nessa fase, mas em qualquer idade, é retirar todos os objetos pontiagudos e cortantes do alcance delas.
Então, revise as gavetas de todos os móveis mais baixos e retire tesouras, facas, agulhas, alfinetes, grampos, alicates, pregos, parafusos e outros objetos similares e guarde-os em local seguro, longe do alcance dos pequenos.
As crianças são muito curiosas nessa fase, então, é fundamental ter atenção com objetos que podem machucar. Se for preciso, invista em travas de gavetas. Ah! Essa dica também vale para isqueiros e caixas de fósforo!
– Guarde os medicamentos em locais seguros
Mais uma medida de segurança doméstica infantil fundamental é nunca deixar medicamentos ao alcance das crianças, de preferência em locais altos ou trancados em armários ou gavetas com chave. A criança ainda não tem discernimento e nunca sabemos quando ela pode pensar em colocar um comprimido na boca, não é mesmo?
– Cuidados com escadas, sacadas e janelas
Para quem mora em residências com dois andares, as escadas também representam um perigo. Além de instalar antiderrapantes nos degraus a fim de evitar escorregões, a melhor alternativa para proteger as crianças é instalar portões nas duas extremidades da escada.
Atualmente, existem até mesmo portões de pressão que são bem práticos de instalar, impedindo que a criança transite pela escada sozinha. E não se esqueça de fechar bem os portões, afinal, se ele estiver mal fechado, provavelmente, a criança irá ultrapassá-lo.
Esse mesmo tipo de portão pode ser instalado em portas de sacadas. Além disso, é sempre recomendado a instalação de grades ou telas de proteção em todas as janelas e parapeitos, uma vez que essa é a melhor maneira de evitar acidentes de queda em apartamentos, inclusive para crianças maiores, adolescentes e adultos.
– Cuidados com piscinas, lagos e recipientes com água
Caso você tenha uma piscina ou lago em sua casa, saiba que eles representam um grande perigo para crianças pequenas, afinal, há diversos relatos de casos de afogamentos que ocorrem anualmente.
Basta um minuto de desatenção para que a criança tropece e caia dentro de uma piscina, lago ou até mesmo em um recipiente com uma quantidade de água suficiente para que ela se afogue. Então, esses cuidados também são válidos para banheiras, bacias, baldes e similares.
Nunca deixe a criança sozinha nesses ambientes! Se possível coloque grades ao redor de toda piscina ou lago da sua casa, assim, você evita que a criança tenha acesso a eles.
– Cuidados em geral em ambientes domésticos
Além de todos esses cuidados que elencamos acima, preste atenção às seguintes situações que podem ocorrer em ambientes domésticos:
- Nunca coloque cordões à volta do pescoço da criança para segurar as chupetas, pois há risco de enforcamento caso ela se engate em algum móvel da casa;
- Não deixe a criança brincar com objetos que possa engolir. Os brinquedos devem ter um tamanho suficientemente grande para não serem engolidos e também resistentes para não lascarem ou partirem enquanto elas brincam;
- Nunca deixe eletrodomésticos (liquidificador, secadores de cabelo, sanduicheiras, etc.) ao alcance da criança, pois ela pode derrubar, quebrar e se machucar com as partículas que sairão do objeto;
- Cuidado com os sacos plásticos, pois elas podem colocar na cabeça para brincar, correndo o risco de sufocamento pelas características do material. Então, guarde-os sempre em locais seguros.
Essas são algumas medidas fundamentais para a segurança doméstica infantil que elencamos para todos os pais que desejam preparar a sua moradia com a segurança necessária para suas crianças. Esperamos ter ajudado!
Aproveite para ler também sobre como organizar a rotina doméstica com um bebê aqui em nosso blog!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!






