fbpx

Blog

Mãe amamentando seu bebê no colo e com roupas claras

Pega correta na amamentação: como fazer? Dicas práticas!

Conteúdo

Conteúdo

5 minutos de leitura

Nós já falamos aqui em nosso blog sobre os benefícios da amamentação para mãe e para o bebê, afinal, o leite materno é o melhor alimento do mundo para o bebê até ele completar os 6 meses de vida.

Pensando em ajudar todas as mamães que estão se preparando para amamentar seus bebês, hoje, queremos falar sobre a pega correta na amamentação, que é imprescindível para que você e seu bebê possam aproveitar ao máximo todos os benefícios desse processo.

O que é a pega na amamentação?

Chamada popularmente de “pega”, basicamente trata-se da posição e do encaixe do bebê no peito na hora da amamentação.

Certamente você já tenha ouvido falar diversas vezes que amamentar é um ato de amor, um gesto de carinho e cuidado da mãe com seu bebê. Mesmo isso sendo uma verdade, esse senso comum faz que as pessoas acreditem que esse é um processo fácil e indolor.

É válido ressaltar que a pega incorreta e a liberação de leite da forma inadequada pode causar muita dor na amamentação para a mãe. Por isso, é tão importante saber como amamentar a criança na posição e da maneira adequada para que o processo aconteça no tempo adequado.

Bebê mamando com olhos abertos e fixos

Pega correta em 4 passos

Agora, é hora de aprender como acertar na pega na hora de amamentar seu bebê. Veja nossas 4 dicas:

1. Posição correta da mãe

A mãe precisa estar sentada e apoiada confortavelmente e o seu corpo não pode estar inclinado nem para trás, nem para frente: o ideal é que ela esteja com o tronco ereto para que consiga oferecer o peito para o bebê sem forçar a sua coluna e nem estar em uma posição que desfavoreça a pega.

O ideal é usar uma poltrona de amamentação, caso a mãe tenha investido nesse item na hora de montar o quarto do bebê, mas também funciona com uma cadeira ou um sofá confortável. Também é válido a mãe colocar uma almofada nas costas para ter mais conforto na hora de amamentar.

2. Posição correta do bebê

Ao posicionar o bebê corretamente, é fundamental que ele esteja alinhado ao tronco da mãe e a sua cabeça esteja alinhada na altura do peito.

A mãe deve segurá-lo de lado, de forma que fique barriga com barriga com seu bebê. Para isso, deixe o braço que está segurando seu filho em uma angulação de 90º.

Então, traga o braço mais para frente que, automaticamente, o bebê já fica de frente para o bico do peito. Uma almofada de amamentação pode ajudar bastante nesse processo, visto que o item oferece um apoio extra para posicionar a criança.

3. Como fazer para o bebê abrir a boca e pegar o peito?

Fazer o bebê abrir a boca pode ser uma das maiores dificuldades para as novas mamães. Aqui, queremos te ensinar a técnica do C, que nada mais é do que segurar a mama com a mão que estiver livre no formato de um C (posicione o polegar e os outros dedos de modo que a sua mão forme um “C”) para impulsionar o bico do peito para a frente no mesmo sentido da boca do bebê.

Mãe com roupão branco amamentando seu bebê

Se por algum motivo a posição que colocar o bebê variar e ele inclinar um pouco, basta girar o C da sua mão da mesma maneira, mantendo a angulação corretamente. Vale ressaltar que a técnica do C vale tanto para a posição tradicional quanto para a posição invertida.

Esse estímulo de segurar a mama na frente da boca do bebê e ir tocando o bico do seio levemente nos lábios do bebê faz com o ele seja estimulado para o reflexo de abertura de boca. Às vezes, é necessário repetir o processo várias vezes e aguardar a resposta da criança para encaixá-la no seio corretamente.

A técnica do C também é fundamental para quando a mãe estiver com o peito muito cheio, para retirar o leite para armazenar na geladeira ou para doação ao banco de leite, evitando que fique a mama “empedrada”, ocasionando dor e desconforto.

Bebê com roupa branca, olho quase fechado e mamando no colo da mãe

4. A boca do bebê deve encaixar na aréola do seio

Outro detalhe muito importante na hora da amamentação é observar se a boquinha do bebê está pegando toda a aréola do seio e não apenas o bico. Quando a boca do recém-nascido suga apenas no bico do seio, ele logo ficará machucado e a mãe sentirá muita dor para amamentar.

Por isso, observe no momento que colocou o bebê para mamar se ele está succionando com a boca na aréola ou apenas no bico. Uma dica é, quando você olhar de cima, a sua aréola deve praticamente sumir na boca do bebê ou pelo menos uma boa parte dela.

Outra dica é observar a “boca de peixinho” do bebê, visto que, quando ele pegar o peito corretamente, estará com os lábios levemente virados em um formato que lembra a boca de um peixe. Para isso, o queixinho do bebê deve estar bem encostado no peito, cabecinha levemente inclinada para trás e o nariz não pode estar enterrado na mama. Essa é a forma que funciona corretamente na pega do seio.

Outro detalhe é que o bebê não tende a produzir nenhum som enquanto mama, apenas o som que está engolindo leite corretamente. Então, se você começar a ouvir uns estalinhos, é sinal que a pega não está correta. Interrompa a amamentação, retire o bico do peito cuidadosamente com a ajuda dos seus dedos para retirar o vácuo (não puxe o seio de uma vez, pois irá machucar) para, então, reposicionar o bebê na pega correta novamente.

E aí, já se sente preparada para amamentar seu filho corretamente? Esperamos que tenha entendido nossas orientações para a pega correta na amamentação. Aproveite e leia também como organizar a rotina doméstica com um bebê aqui em nosso blog!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.