Somente nos primeiros sete meses de 2022, cerca de 100.717 crianças não receberam o nome do pai no registro de nascimento brasileiro. Os números confirmam a gravidade do cenário em que pais abandonam os filhos e os deixam órfãos da presença paterna.
A questão é que nem sempre registrar o bebê é um bom sinal, já que, em muitos casos, esse homem não será presente na vida da criança. É aqui que entra a importância da paternidade ativa, assunto abordado no conteúdo de hoje.
Se você deseja entender o tema ou está em busca de ser um pai mais presente, te convidamos a continuar a leitura. Vamos lá!
O que é paternidade ativa?
A paternidade ativa propõe que os homens tenham um olhar mais cuidadoso para família, filhos e esposa. Ela derruba a ideia de que pais são responsáveis apenas pela parte financeira de uma casa, enquanto as mulheres ficam à frente da educação e do afeto do lar.
Ainda, é papel da paternidade responsável debater assuntos relacionados à maternidade solo — entenda os desafios desse formato de maternidade — e da importância de exercer na prática o papel de pai, cuidando e oferecendo todo amor e cuidados necessários.
Qual a diferença entre ser pai e ser um pai ativo?
Uma pessoa se torna pai a partir do momento em que um novo ser humano é concebido. Porém, ser um pai ativo vai muito além disso e está relacionado à participação do homem na vida da criança, desde o momento em que ela está na barriga da mãe.
Exercer uma paternidade consciente é auxiliar na troca de fraldas, acordar à noite quando o bebê chora, ir a reuniões escolares, dar banho, preparar as refeições, levar a criança para brincar, conversar com ela sobre os mais variados assuntos e se fazer presente para o que precisar.
Infelizmente, ter um pai assim ainda é considerado um privilégio para poucos. Afinal, vivemos em uma sociedade que acredita fielmente que a responsabilidade de dar atenção aos filhos é única e exclusiva das mães.
Está lendo sobre o assunto e deseja participar ativamente da gravidez da mãe do bebê? Veja 12 profissionais que acompanham a gestante na gravidez.
Conheça as vantagens da paternidade responsável
De acordo com pesquisa feita pela Faculdade de Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), a paternidade consciente pode resultar em crianças com mais autoestima e melhor desempenho na escola. Esse modo de agir também pode:
- Reduzir a sobrecarga das mães;
- Ter filhos com mais estabilidade psicológica;
- Criar crianças com foco e determinação;
- Contribuir para que os filhos se relacionem melhor com outras crianças.
E para os pais, quais são os benefícios?
Não somente as crianças ganham com esse modelo de paternidade, os pais também podem sentir os benefícios, sendo eles:
- Criar laços fortes e profundos com os filhos;
- Aproveitar o sentimento único de se sentirem amados;
- Poder melhorar o relacionamento conjugal com a parceira.
A paternidade ativa começa antes da decisão de ter um filho
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a paternidade ativa é um planejamento que começa antes de a mulher ficar grávida. Ao decidir vivê-la, o homem precisa sentar-se com a parceira e entender quais são as expectativas de ambos com a relação. Além disso, é importante decidirem juntos quantos filhos desejam ter.
Em relação à saúde, o homem deve manter hábitos saudáveis para assegurar a qualidade dos espermatozoides e prevenir doenças.
Como exercer uma paternidade consciente?
A paternidade responsável pode ser colocada em prática de variadas formas. Para te ajudar, listamos e explicamos cada uma delas. Veja a seguir:
Seja presente na gravidez, no parto e no pós-parto
Durante a gestação, você pode ajudar na escolha do parto — conheça e entenda quais são os tipos de parto —, acompanhar as consultas de pré-natal, contribuir para a realização das tarefas de casa e participar da compra do enxoval.
No parto, esteja presente desde a entrada da mãe na maternidade, organize os documentos exigidos pelo hospital, acompanhe o recém-nascido nos primeiros exames e apoie a mulher na amamentação.
Após o parto, é papel do pai levar o RN para tomar as vacinas necessárias, dar banho, fazer a limpeza do umbigo e participar de todos os cuidados com a criança.
Tire a licença paternidade
A licença paternidade permite que o pai viva intensamente os primeiros dias de vida do bebê e, a partir daí, crie um laço capaz de durar a vida inteira. Nesse momento, o ideal é que o homem esteja presente para cuidar do recém-nascido e dividir o fardo da maternidade com a mãe.
Ajude nas tarefas diárias
Pode parecer o mínimo, mas muitas mães fazem sozinhas as tarefas de casa, como cozinhar, limpar os cômodos, preparar as refeições e outras atividades do dia a dia. Por isso, se deseja exercer a paternidade responsável, uma das etapas cruciais é realizar, justamente, a divisão de todas as tarefas.
Coloque os filhos para dormir
Se você é casado ou vive com a mãe da criança, esse tópico deve ser observado com atenção. Quando os filhos ainda são pequenos, a hora de dormir pode ser sinônimo de cansaço, já que é normal que eles lutem contra o sono.
A nossa dica é dividir igualmente a função, não esquecendo de se colocar no lugar do outro. Por exemplo:
Hoje não é o meu dia de colocar o bebê para dormir, mas percebi que a mãe da criança está cansada. Logo, vou pedir para que ela me deixe fazer isso.
Para te ajudar, preparamos um conteúdo com 13 dicas para fazer o bebê dormir a noite toda. Aproveite!
Reserve tempo de qualidade
O tempo de qualidade é reservar um momento exclusivamente para vivê-lo com a criança. Pode ser uma ida ao parque, a uma sorveteria, para assistir a um filme ou outras atividades que gostem.
Nesse período, você estará inteiramente presente, fazendo com que a criança tenha certeza disso. A longo prazo, será possível criar laços duradouros e conquistar a confiança do pequeno.
Consuma conteúdos sobre paternidade
Assim como as pessoas que te cercam dizem muito sobre você, os conteúdos que consome também. Por isso, assista, leia e escreva sobre temas relacionados à paternidade ativa.
Dentre os canais disponíveis, a nossa indicação é do Paizinho, Vírgula!, um perfil presente no YouTube e Instagram que compartilha conteúdos de qualidade sobre paternidade.
Converse com os filhos
Incentivar uma comunicação aberta com os filhos é fundamental não somente para os pais, mas para toda a família. A criança precisa ter certeza de que pode confiar nas pessoas que dividem a vida com ela.
Mas como posso fazer isso? Você deve escutar o seu filho sempre que ele fizer qualquer tipo de questionamento, contar sobre o dia na escola, falar sobre uma novidade e outros momentos em que ele deseja apenas ser ouvido.
Veja as leis que incentivam a paternidade ativa
Atualmente, existem leis que contribuem para os pais viverem uma paternidade responsável, sendo elas a Lei do Acompanhante e a Licença Paternidade.
A Lei do Acompanhante assegura que o pai acompanhe o nascimento do bebê, já que antes alguns hospitais não permitiam que a gestante tivesse a presença de outras pessoas no parto. Já a Licença Paternidade garante que o pai tenha 5 dias de afastamento no trabalho para aproveitar a chegada do filho.
Agora que você leu e entendeu o que é e a importância da paternidade responsável, esperamos que comece a colocá-la em prática. Toda mudança pode levar um tempo para se tornar hábito, então, não desista, ok? Garantimos que os benefícios serão incríveis!
Para entender mais sobre o universo das crianças, acompanhe o blog da Likluc. Compartilhamos posts sobre maternidade, higiene do bebê, desenvolvimento e muito mais.
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!