fbpx

Blog

mae e filha em cabaninha juntas lendo um livro e sorrindo

Leitura na educação infantil: como incentivar as crianças

Conteúdo

Conteúdo

6 minutos de leitura

Muito se fala sobre a importância da leitura desde a mais tenra idade, mas pouquíssimos pais sabem como incentivar seus filhos a lerem. Isso tem uma larga relação com o fato de a leitura não ser hábito dos próprios pais, então, a questão pode se tornar mais difícil do que de fato é.

Por isso estamos aqui, para auxiliar pais e mães a entenderem a importância da leitura na educação infantil e a inserir esse hábito da rotina das crianças. Aproveite nossas dicas e ajude seu filho com essa prática tão essencial para a formação cognitiva e social dos pequenos!

pai sentado com filha lendo um livro para ela

Leitura na educação infantil e incentivo às crianças

Quando falamos de leitura da educação infantil, muitas pessoas acreditam que essa tarefa é direcionada para os professores, mas o fato é que a leitura deve ser inserida na vida de uma criança muito antes do contexto escolar. Canções de ninar, poemas infantis, parlendas e muitos outros gêneros podem ser oralizados pelos pais aos seus bebês e isso tem diversos benefícios.

Essas vantagens, no entanto, aparecerão um pouco mais a frente, quando a criança já tiver autonomia para pegar livros e folheá-los mesmo sem ter sido alfabetizada, quando os pequenos desenvolverem uma fala coerente com um vocabulário amplo ou quando, já na vida escolarizada, essas crianças aperfeiçoarem a leitura e a escrita com mais agilidade.

Esses são apenas 3 benefícios do incentivo à leitura infantil, mas que já são o suficiente para os pais buscarem formas de incluir atividades para desenvolver a leitura de seus filhos. Quer saber mais sobre o assunto? Primeiramente, entenda a relevância e a influência da leitura para as crianças!

Importância da leitura na educação infantil

  • Estimula a criatividade;
  • Amplia o vocabulário da criança;
  • Aprimora as habilidades de comunicação;
  • Desenvolve competências cognitivas complexas;
  • Aumenta o repertório cultural;
  • Explora diferentes níveis de compreensão;
  • Desenvolve o senso crítico;
  • Aperfeiçoa o raciocínio lógico;
  • Potencializa o aprendizado da escrita;
  • Abaixo os níveis de estresse e ansiedade;
  • Expande a capacidade de autocompreensão e autorreflexão;
  • Contribui para o entendimento das emoções e sentimentos;
  • Reforça limites éticos e sociais;
  • Aumenta a empatia e a capacidade afetiva.

Desde qual idade incentivar meu filho a ler?

Na verdade, o incentivo começa muito antes de a criança ser alfabetizada, uma vez que o letramento literário se inicia nos primeiros dias de vida de um bebê.

menininha em brinquedoteca sentada no chao com livro

Por definição, conforme o Glossário CEALE (2014), “letramento literário é o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem”, sendo assim, esse processo tem início com a literatura oral, muito comum nas canções de ninar.

Por isso, cantar a um recém-nascido ou até contar pequenas histórias, é uma forma de letramento literário muito válida para que ele, futuramente, ao passar pela literatura escrita, efetive esse letramento e faça dele um hábito. Já deu para perceber que os pais têm um papel essencial, não é mesmo?

Até o primeiro ano de vida da criança, pode ficar difícil para os pais terem tempo, disposição e até ânimo para ler para seus filhos, haja vista a atenção constante que uma criança demanda. No entanto, o momento ideal é ao completar um ano, quando os pequenos têm uma interação maior e, se ainda não falam, balbuciam umas poucas sílabas.

É importantíssimo se atentar a um detalhe: a leitura deve ser diária, pois isso é hábito. Dessa forma, escolha o melhor horário do dia para ler para seu filho, antes de dormir costuma ser o momento preferido dos pais. Inclusive, essa é uma excelente maneira de estreitar o vínculo entre pais e filhos, por isso, é interessante que os pais leiam juntos ou alternem a leitura.

A partir disso, o hábito estará criado e cabe aos adultos mantê-lo na rotina. Futuramente, em fase de alfabetização, o papel pode ser invertido e a criança pode começar a ler para os pais. Uma dica muito interessante é deixar livros à disposição da criança em todos os ambientes, em seu quarto, na sala de estar, na cozinha e até no banheiro!

Você também pode gostar da seguinte leitura: Crie sua filha para ser independente e confiante!

mae sentada ao lado de filha lendo livro juntas

Dicas para introduzir a leitura na rotina das crianças

Além de oferecer livros e deixá-los em diversos ambientes, separamos outras dicas muito válidas para incentivar a leitura infantil, todas elas bastante simples e fáceis de colocar em prática. Confira:

Montar um cantinho de leitura

Preparar um ambiente aconchegante e lúdico para a criança ler é uma excelente técnica para voltar a atenção dos pequenos aos livros. O cantinho da leitura não precisa ocupar um grande espaço da casa, apenas uma parede do quarto já pode ser o suficiente, o importante mesmo é que ele seja preparado para a criança.

Sendo assim, um espaço confortável, colorido e com os livros ao alcance da criança é o ideal. Para isso, uma manta colorida no chão com uma almofada e uma mini estante com livros infantis já é uma alternativa muito interessante.

Ah, e o cantinho da leitura é válido até mesmo para as crianças que não saibam ler, assim elas podem se interessar pelo objeto livro, folheando e entrando em contato com as imagens das obras infantis.

Oferecer livros interativos

Os livros interativos podem ser uma artimanha interessante para os pais que tenham dificuldade de contar histórias utilizando uma boa entonação de voz ou para as crianças em fase de alfabetização que ainda não se interessaram por livros comuns.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de livros interativos, com fantoches, miniaturas das personagens e outras ferramentas lúdicas.

foto de cima d emae e crianca mexendo em livro interativo

Atividades para desenvolver a leitura

Propor atividades para desenvolver a leitura é uma ótima maneira de contribuir tanto para a alfabetização e para o letramento literário quanto para o desenvolvimento das habilidades cognitivas da criança. Duas propostas muito divertidas e proveitosas são:

  • Dramatização de uma cena do livro: você pode brincar com o seu filho e chamá-lo para encenar um acontecimento de um livro que ele se interessou. Dê bastante espaço para que ele repita ou invente as frases e faça a sua interpretação conforme a visão que tem da obra. Fantasias e a preparação do cenário com adereços são uma maneira de entrar na brincadeira com ainda mais diversão;
  • Inventar um novo fim para a história: sugerir que a criança invente um novo fim para história que leu é uma forma de trabalhar a criatividade e a lógica. Se o seu filho já souber escrever, você pode propor que ele escreva um novo fim, caso não, pode pedir para que ele narre e você redija. Para valorizar o trabalho da criança, por que não acrescentar aquele final alternativo ao livro? Um clipe pode ajudar com isso!

Gostou de saber algumas formas de incentivar a leitura na educação infantil? Esperamos ter te ajudado a inserir esse hábito tão importante na rotina de seu filho ou filha! Ah, e para entender melhor a geração alpha e as principais características das crianças nascidas a partir de 2010, aproveite o nosso conteúdo e saiba tudo sobre o assunto!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.