A geração Alpha é formada por pessoas que já nasceram conectadas ao mundo digital. Para elas, ter um aparelho celular desde cedo é algo normal, assim como ter acesso a diferentes tecnologias. O resultado são crianças e, consequentemente, futuros adultos que podem ter dificuldade de separar o mundo digital do real.
No conteúdo de hoje, explicamos todas as características da gen A. Continue a leitura e entenda!
O que é geração Alpha?
Dentre as pessoas que pertencem à geração Alpha, a maioria são filhos de Millennials, ou seja, adultos que reconhecem a importância da tecnologia e cresceram rodeados por ela. Além do fácil acesso ao mundo digital, as crianças da gen A também possuem outros aspectos, como o benefício de ter pais mais presentes.
A consequência é uma educação com maior senso de igualdade. Na prática, o conceito mostra processos educativos que deixam de lado os estereótipos para incentivar todo o potencial de meninas e meninos, ou seja, promovem equidade entre os sexos.
Em relação ao desafio, está a dificuldade de separar realidade e tecnologia. Conforme o estudo feito pela Unijuí (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), a conexão prematura acarreta no apagamento da infância, ou seja, os pequenos não sabem o que é brincar sem aparelhos eletrônicos.
Inclusive, pensando em alcançar o tão desejado equilíbrio, preparamos um post com dicas para uma relação equilibrada entre crianças e tecnologia. Acesse e confira quais são!
Quais são as demais gerações da atualidade?
A população é formada por diferentes gerações, não à toa, os ambientes são compostos por pessoas com hábitos e valores totalmente distintos. A seguir, estão mais informações sobre cada uma delas.
Geração Z
Formada por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, a geração Z reúne adultos práticos e focados em ter maior qualidade de vida. Na prática, são jovens responsáveis que desejam conhecer o mundo e colecionar experiências.
Na lista de características, estão a habilidade de se adaptar a mudanças, urgência de realizar os sonhos, protagonismo na vida pessoal e profissional, autonomia, tolerância e indiferença aos rótulos. Ao terem filhos, compreendem a importância de montar um cantinho da leitura para dar acesso a uma educação que ultrapassa o digital.
Millennials
No grupo Millennials, estão adultos nascidos entre 1981 e 1995. A geração Y, como também é conhecida, é formada por pessoas que acompanharam diversas mudanças socioculturais e presenciaram grandes marcos tecnológicos. Não à toa, o grupo é conhecido como “nativos digitais”.
No mercado de trabalho, são profissionais que buscam sempre por inovação e prezam pelo empreendedorismo. Outros aspectos presentes são a inquietude e o desejo de resultados imediatos.
Geração X
Composta por nascidos entre 1960 e 1980, a gen X cresceu com um futuro incerto, já que é formada por pessoas que nasceram após a Segunda Guerra Mundial. As crianças pertencentes a ela cresceram com programas de TV e tinham uma única certeza: o trabalho duro era a solução para alcançar a sonhada estabilidade financeira.
A educação que receberam girava em torno de limites e valores inegociáveis, como a necessidade de ter uma crença, casar e ter filhos. No que diz respeito às mães, eram mulheres que não colocavam em prática o autocuidado materno ou entendiam a necessidade de ter uma rede de apoio à disposição.
Características da geração Alpha
A influência da tecnologia é, sem dúvidas, o principal traço das pessoas que pertencem a essa geração. Mas crescer em um mundo economicamente e politicamente instável também interfere no comportamento e modo de enxergar a vida.
Entenda melhor sobre o perfil da geração:
Tecnologia desde o berço
Os Alphas nasceram com acesso às tecnologias. No enxoval, os pais investiram em babás eletrônicas, caixa de som para o bebê aproveitar os benefícios do ruído branco, além de outros produtos que, até então, não eram considerados importantes.
No primeiro ano, essas mesmas crianças tinham contato com a TV, celular e outros aparelhos eletrônicos. Aprenderam cedo como buscar os vídeos desejados e eram feitos ficar em silêncio com joguinhos. O resultado são crianças e adolescentes totalmente dependentes do mundo digital.
Essa conexão e os estímulos recebidos aceleram o desenvolvimento de inúmeras habilidades, porém, podem afetar a paciência na resolução de problemas, afinal, estamos falando de um grupo imediatista.
Educação e aprendizado na era digital
A internet democratizou o aprendizado e facilitou o acesso às informações. Para os Alphas, ela é o único meio de aprendizado, detalhe responsável por afetar as possibilidades. Por exemplo, dificilmente eles consideram a leitura de um livro para fazer um trabalho.
Por terem tudo na palma da mão, a educação convencional precisa ser reinventada. Para isso, as escolas têm a necessidade de incluir a tecnologia no dia a dia de quem pertence a gen A.
Influência da cultura pop e das mídias digitais
As mídias digitais lançam tendências e definem o comportamento da geração A. Mais do que nunca, as crianças desejam usar as roupas da moda, comer em lugares famosos e entrar nas trends lançadas nas redes sociais, como o TikTok.
Principalmente no caso das crianças, os pais devem definir um limite e acompanhar quais conteúdos estão sendo consumidos pelos filhos. Apesar de parecer algo inofensivo, o mundo digital também oferece perigos e compreendê-lo é o primeiro passo para identificar os pontos negativos que a internet oferece.
Uma dica é conversar sobre personalidade e valores, dois aspectos cruciais para ajudar as crianças a serem elas mesmas, independentemente do que está ou não na moda.
Impacto no futuro da sociedade
Os Alphas possuem uma série de pontos fortes, como inteligência socioemocional, criatividade e facilidade de aprendizado. Em conjunto, esses pontos oferecem ganhos para diferentes áreas profissionais, ou seja, o esperado é que as profissões ganhem formandos cada vez mais capacitados e atualizados.
Em relação ao mundo, são pessoas que reconhecem a importância de aceitar as diferenças, portanto, são mais empáticas do que as últimas gerações. Os hábitos de consumo sustentáveis também devem ser destacados, pois contribuem para um mundo melhor.
Para que esses e outros benefícios sejam aproveitados, os pais e escolas devem saber estimulá-los corretamente. Na prática, isso significa dosar as quantidades corretas de acesso ao mundo digital e real.
Mas e agora, o que vem depois da geração Alpha? Ainda não há uma resposta exata para a pergunta. No entanto, sabemos que outras mudanças estão por vir e, provavelmente, uma nova geração será criada.
Se você tem filhos que pertencem a gen A, entender sobre a autoestima infantil é crucial. Por isso, após finalizar a leitura, aprenda como desenvolvê-la desde cedo.
Até mais!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!