fbpx

Blog

menininha com maos cheias de tinta fazendo careta engracada para a foto

Como estimular a criatividade infantil? Dicas práticas!

Conteúdo

Conteúdo

6 minutos de leitura

A criatividade é uma habilidade fundamental e começa a ser desenvolvida ainda na infância, dentro de casa e na escola. Por isso, é importantíssimo que os adultos tenham o compromisso de proporcionar maneiras de estimular a criatividade infantil no dia a dia da criança.

O motivo que faz com que os pais busquem desenvolver a criatividade dos filhos é porque entendem que crianças criativas se tornam adultos resilientes, seguros, com alto senso crítico e autonomia. Resumidamente, estimular a criatividade das crianças é dar condições para que elas detenham as habilidades cognitivas necessárias para crescer da maneira mais saudável possível!

Continue lendo nosso post e saiba como desenvolver a criatividade infantil:

Como estimular a criatividade nas crianças?

Existem algumas maneiras de estimular a criatividade nas crianças, como com brincadeiras, brinquedos, músicas, passeios, conversas e de muitas outras formas.

No entanto, o mais importante é criar um ambiente propício para o desenvolvimento dessa habilidade, onde a criança se sinta segura, amada, livre e estimulada a usar a imaginação.

Confira algumas ideias práticas de atividades e objetos que estimulam a criatividade infantil:

pai e filha fazendo recorte de revistas para colagem

Atividades criativas para educação infantil

Propor atividades criativas para as crianças contribui para a educação infantil em um todo, desde o desenvolvimento de habilidades cognitivas às motoras. E o melhor dessas atividades é que não necessariamente elas precisam envolver muitas ferramentas, basta que elas sejam propostas e que os adultos estejam dispostos a acompanhar.

3 ideias interessantes são:

  • Brincar de faz de conta: a criança já é inventiva naturalmente, mas isso pode diminuir drasticamente com o uso de tecnologias, então, propor que ela invente suas próprias narrativas ajuda a desenvolver a criatividade e a pensar por si mesma;
  • Desenhar uma lembrança: pedir que a criança desenhe uma lembrança é uma maneira bastante lúdica de fazer com que ela pense sobre suas vivências, aumentando sua percepção, desenvolvendo a coordenação motora, sistematizando ideias e criando algo novo;
  • Show de talentos: sugerir que a criança, junto aos irmãos, primos ou coleguinhas, faça um show de talentos para mostrar suas habilidades colabora para a valorização das qualidades dos pequenos e incita a criatividade ao preparar uma apresentação.

Brincadeiras para fazer junto à criança

É muito importante que os adultos também entrem na brincadeira e participem ativamente, assim podem facilitar o acesso das crianças a determinados conhecimentos, bem como oferecer segurança e encorajamento em cada atividade. Confira algumas brincadeiras divertidas:

  • Construir castelos de areia: seja na praia, no parquinho ou em casa, construir castelinhos de areia com as crianças é uma brincadeira que desperta a criatividade, trabalha a coordenação motora e ensina a trabalhar em equipe, tudo ao mesmo tempo;
  • Pintar um quadro para o quarto da criança: você e seu filho podem usar todas as habilidades que têm para pintar um quadro para colocar no quarto da criança, assim, ela irá trabalhar a coordenação motora aliada a um pensamento sistemático a respeito das cores e das formas desenhadas;
  • Fazer um teatro de fantoches: juntos, podem criar um roteiro e desenvolverem um teatro de fantoches, aproveite para deixar a criança à vontade para imaginar uma história e a ajude com as sequências de cada ação. O teatro pode ser apresentado a um dos pais, aos avós ou para quem a criança quiser;
  • Compor músicas: mesmo que você não tenha habilidades musicais, brincar de compor músicas é uma ideia interessante para trabalhar o sentido das palavras, rimas, ritmo e fomentar a criatividade infantil;
  • Criar fantasias: a ideia aqui não é usar fantasias prontas, mas utilizar tecidos, roupas antigas, maquiagens, tintas, tesoura, cola e tudo que for necessário para criar fantasias únicas e divertidas;
  • Cozinhar com as crianças: criar novos pratos exige muita criatividade e, claro, um senso de percepção de sabores bastante apurado. Que tal fazer disso uma brincadeira? Cozinha com seu filho uma nova receita deixando que ele participe do começo ao fim do preparo, ou seja, desde a escolha dos ingredientes à montagem do prato.

Gostou dessas dicas? Dê uma espiadinha em algumas receitas divertidas e saudáveis para fazer com as crianças e comece estimular a criatividade dos pequenos agora mesmo!

menino brincando de pintura em papel com varias tintas a mesa

Brinquedos que estimulam a criatividade

Os brinquedos também são excelentes meios para estimular a criatividade infantil, tanto os que são feitos para brincar individualmente quanto coletivamente. Veja algumas possibilidades de brinquedos que, na verdade, são ferramentas para desenvolver a criatividade dos pequenos:

  • Massinha de modelar;
  • Papel e lápis;
  • Quadro e giz;
  • Livros de história e de colorir;
  • Fantoches;
  • Bonecas e ursos;
  • Lego e quebra-cabeça;
  • Fantasias;
  • Cabanas e casinhas;
  • Jogos de montar palavras;
  • Instrumentos musicais.

Sabia que os brinquedos e as brincadeiras também são ótimas formas de trabalhar as emoções com as crianças? Inclusive, crianças criativas têm um entendimento melhor de seus sentimentos. Um super benefício, não?!

A importância do estímulo à criatividade

Já falamos diversas vezes que estimular a criatividade infantil é importante, mas você sabe por quê? São tantas vantagens para o desenvolvimento da criança que você irá querer colocar em prática todas as nossas dicas. Confira:

  • Instiga a curiosidade e a sede por conhecimento;
  • Trabalha a competência de assimilação e associação de ideias;
  • Desperta o pensamento crítico e a capacidade de avaliação;
  • Torna as crianças mais firmes e seguras de suas decisões;
  • Aumenta a flexibilidade cognitiva, ou seja, aumenta a capacidade de pensar em diferentes soluções para problemas;
  • Contribui para um maior autonomia;
  • Amplia o vocabulário e a compreensão de termos e conceitos;
  • Ajuda na habilidade de se adaptar a mudanças;
  • Colabora para o aumento das habilidades sociais e comunicativas.

Em suma, o maior benefício de estimular a criatividade infantil é o fato dela promover o desenvolvimento integral da criança. E por falar em desenvolvimento integral, não podemos deixar de lado a estimulação motora das crianças, pois ela é tão importante quanto os estímulos cognitivos!

pai e filho brincando junto de recortes em mesa com varios materiais

Criatividade associada a outras habilidades cognitivas

A criatividade está completamente vinculada com outros fatores cognitivos, tais quais a capacidade intelectual, a ativação de conhecimentos prévios, aos estilos cognitivos, o entendimento do contexto, a motivação intrínseca e a compreensão da personalidade.

Todas essas habilidades exigem processos cognitivos bastante refinados que, uma vez compreendidos e fixados, serão utilizados pelas crianças ao longo de toda a sua vida.

Gostou de entender melhor sobre o assunto? Se você tiver outras ideias de atividades para estimular a criatividade das crianças, compartilhe com a Likluc e com nossos leitores. Afinal, as dicas são sempre muito necessárias para os pais e mãe que buscam mais informações sobre a criação de seus filhos!

Você pode se interessar também: Leitura na educação infantil: como incentivar as crianças

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.