Um bebê recém nascido certamente é a alegria da casa! Porém, por ser um serzinho delicado e pequeno, qualquer um fica com medo até de segurá-lo, principalmente quando falamos de pais de primeira viagem! Com isso, o momento do banho passou a ser um atividade temida e cheia de dúvidas, considerando que é preciso segurá-lo e fazer a limpeza de maneira adequada.
Então, como dar banho em um recém nascido? Bem, a primeira coisa que os pais precisam ter em mente é que essa atividade, assim como a amamentação, se tornará algo frequente na rotina do bebê, afinal de contas ele precisa de uma higiene adequada para evitar até mesmo os machucados mais “comuns” como as assaduras.
Pensando nesse momento tão importante e temido – até mesmo por pais e mães já experientes – nós da LikLuc elaboramos um conteúdo respondendo as maiores dúvidas sobre o momento do banho! Confira na sequência tudo o que preparamos para que o seu bebê possa aproveitar o banho de maneira agradável, confortável e prazerosa – sem que você fique morrendo de medo de uma queda!
Banho em recém nascido? Dicas para um momento prazeroso e sem medo!
É bastante comum uma mãe dar à luz a um bebezinho e ter pessoas para ajudar quando os dois voltam para casa. As avós cheias de experiência ajudam essas mamães e papais a passarem pelo período de maior adaptação do bebê e instruem sobre como trocar as fraldas, alimentar, acordam durante a noite para monitorar o bebê e passam os passos para um banho adequado!
Porém as coisas mudaram de figura com o tempo! Além de muitos pais e mães estarem completamente sozinhos na tarefa de cuidar de uma nova vida, eles também questionam-se se as mesmas técnicas de “antigamente” ainda são eficientes nos dias de hoje.
É claro que a experiência conta muito, e possivelmente alguma das dicas das pessoas mais velhas que nos rodeiam podem servir para o seu bebê, porém é preciso considerar que cada criança possui um funcionamento, e aquelas dicas que deram certo com o pequeno da sua amiga podem não ser eficientes com o seu, concorda?
Nesse momento que os questionamentos mais frequentes entre mamães e papais menos experientes começam a surgir, como “será que posso lavar a cabecinha do bebê?” ou “como saber se a temperatura do banho está adequada para meu recém nascido?”.
Enfim, as perguntas são diversas e realmente causam receio. Porém, para te ajudar, a LikLuc consultou um time de especialistas em maternidade e conseguiu responder às perguntas mais comuns sobre o momento do banho, tudo para você eliminar de vez o medo de dar banho no seu recém nascido. Confira logo abaixo.
Com que frequência devemos dar banho em um recém nascido?
Culturalmente, o Brasil – até mesmo por ser um país tropical – é um local propício para banhos diários. Assim, os pais e mães brasileiros costumam dar banho nos seus filhos diariamente. Contudo, fora daqui – nos Estados Unidos e Europa, por exemplo – especialistas em pediatria afirmam que uma rotina composta de três a quatro banhos semanais para um bebê que acabou de nascer é suficiente.
Nesse caso, mesmo que você não concorde com essa normativa e insista em dar banhos diários em seu bebê, considere as condições climáticas do momento. Se estiver muito frio, prefira fazer limpeza comum, conforme as recomendações do pediatra.
Como fazer a higiene da orelha e cordão umbilical de um recém nascido?
Um dos problemas mais frequentes em bebês recém nascidos é a otite – infecção de ouvido. Ela pode ser causada quando a água se acumula na orelhinha do bebê e causa inflamação.
Por isso, ao dar banho no seu pequeno, procure sempre proteger a orelha. É aconselhável – inclusive – que a limpeza seja feita após o banho, com ajuda de uma fralda umedecida na água.
Já em relação ao cordão umbilical – também conhecido como coto umbilical – a limpeza deve ser feita diariamente, pois ajuda a evitar o possível surgimento de infecções na região. Para fazê-la de maneira correta, use hastes flexíveis embebidas em álcool 70% e limpe todos os resíduos.
Deixa para lá costumes como fumo ou moedas para facilitar a cicatrização, pois não há comprovação científica dessas práticas. Além disso, essas atitudes podem levar ao aumento de microorganismos causadores de infecções na região. O umbigo costuma “cair sozinho” de dez a quinze dias após o nascimento.
Qual temperatura e sabonetes ideais para o banho de um recém nascido?
Se você é uma mãe ou pai acostumados a banhos quentes, saiba que para o seu recém nascido o ideal é que a temperatura da água esteja semelhante – um pouco mais baixa – do que o parâmetro corporal, ou seja, entre 35ºC a 37,5ºC.
Além disso, por mais que seja delicioso para nós adultos os banhos demorados, com o seu bebê isso deve ser revisto. É aconselhável que os banhos para recém nascidos sejam rápidos, priorizando áreas com maior acúmulo de sujeira, como pescoço, dobras de perninhas e bracinhos, rosto, bumbum e genitais.
Na fase de adaptação do seu bebê, é possível fazer a higiene somente com água, mas para quem gosta de fazer uso de sabonetes, é interessante dar preferência por detergentes sintéticos, ou como geralmente são conhecidos syndets. Por serem pensados para peles sensíveis, acabam diminuindo o risco de irritações cutâneas, além de não agredirem os olhos com espuma excessiva.
Além disso, priorize aqueles que não possuem cheiro e exclua aqueles modelos mais comuns em barra, ou a base de glicerina, pois eles causam ressecamento da pele, levando a deterioração da camada lipídica, responsável por proteger a pele do bebê. Ah, dê prioridade por versões líquidas, pois elas limpam com mais eficiência os resíduos de fezes e urina.
Como usar a banheira para dar banho em um recém nascido?
Assim como na dica sobre temperatura, ao optar por dar banho em seu bebê sempre considere uma temperatura entre 35ºC a 37,5ºC. Isso é ainda mais importante quando usamos a banheira, pois a concentração de água tende a aumentar a sensação térmica de calor.
Além disso, mantenha o local do banho – seja no banheiro ou dentro do próprio quarto – sempre fechado, para evitar correntes de ar que possam deixar seu bebê com frio e levar a uma gripe.
Uma dica genial é usar uma toalha macia e grossa para dar sustentação ao bebê quando colocado na banheira. Além de proteger contra viradas bruscas e possíveis escorregões, a toalha também atua protegendo o bebê contra o frio, regulando a temperatura do corpo.
É necessário “esfregar” a pele do bebê na hora do banho?
A pele do recém nascido é muito sensível e está muito sujeita a irritações e alergias. Além disso, ela possui uma camada protetiva à base de gordura, que evita com que o seu filho esteja propenso à ação de bactérias e demais agentes infecciosos.
Por isso, não esfregue o corpinho do bebê! É suficiente passar sua mão com sabonete de forma suave para que ele fique limpinho. Ah, o bacana é que essa atitude ainda faz com que a camada de proteção seja mantida e conserve seu bebê seguro contra irritações provenientes do banho.
O bebê recém nascido pode usar xampu?
Os bebês normalmente nascem com fios finos e ralos – isso quando não nascem carequinhas, certo? Por isso, não é indicado o uso de xampu nesse momento, dado à fragilidade que eles possuem. Contudo, há muitos pais que não abrem mão de um produtinho cheiroso, concorda?
Se você é uma dessas pessoas, prefira sempre aqueles que possuem pH ao nível da lágrima, para que os olhinhos do seu bebê não fiquem irritados. Fazer uso de produtos inadequados pode causar alergias cutâneas, oculares e respiratórias.
Quais produtos devo evitar ao dar banho em um recém nascido?
Existem algumas substâncias que precisam ser abolidas urgentemente da rotina de cuidados higiênicos do seu bebê. Além delas serem propensas a irritações, também podem conduzir – considerando a frequência e quantidade de uso – a um caso muito mais grave de alergia.
Dentre eles estão produtos à base de parabenos, muito encontrados em loções, xampus e condicionadores e lenços umedecidos para bebês. O uso desse tipo de produtos pode levar ao desenvolvimento de dermatite de contato, bem como erupções na pele.
Outra substância perigosa é o SLS – sódio lauril sulfato – que pode fazer com que a camada de proteção encontrada na pele do seu bebê seja destruída, causando inflamações, ranhuras na pele e descamação. Combinada a outros produtos, como triclosan, a substância pode agir durante muito tempo, conduzindo a um quadro alérgico mais grave.
O SLES – sódio laureth sulfato e amônio laureth sulfato – são encontrados em produtos que normalmente fazem bastante espuma. Por mais que em nossa cultura esses tipos de produtos aparentem uma limpeza mais profunda, para os bebês eles são extremamente prejudiciais, causando o desenvolvimento de casos como úlceras orais – para quem faz uso de pasta de dentes para bebês, por exemplo.
Saiba quando começar a fazer a higienização dos dentinhos do seu bebê aqui no blog da LikLuc. Confira nosso conteúdo exclusivo!
Finalmente, a metilisotiazolina tem sido uma das substâncias mais debatidas entre pediatras e dermatologistas, pois estudos têm mostrado que ela pode estar associada a defeitos neurológicos. Muito encontrado em xampus e condicionadores, o ideal é evitá-los e usar somente produtos que não possuam o composto discriminado na bula ou rótulo.
É possível que o bebê tome banho com a mãe no chuveiro?
É bastante comum mamães e papais aproveitarem o banho que irão tomar para lavar o bebê. Em relação à atitude, não há um consenso final; alguns especialistas afirmam que a escolha é incorreta e pode prejudicar o bebê, outros veem nesse momento uma oportunidade de estreitamento dos laços afetivos na família. Contudo, todos concordam que os cuidados devem ser os mesmos!
Por isso, esteja atento para não deixar cair produtos dermatológicos próprios para adultos no corpinho do bebê, e mantenha a temperatura da água sempre semelhante à temperatura corporal, tudo bem?
Quais cuidados devo ter com o bebê após o banho?
Os cuidados com a pele precisam ser os mesmo durante e após o banho! Por isso, ao escolher uma toalha para enxugá-lo, prefira aquelas mais felpudas, macias e em tecido algodão. Alguns especialistas aconselham que a toalha usada deva ser do mesmo material que das antigas – porém úteis – fraldas de pano.
Enxugue cada dobrinha com cuidado e sem ficar esfregando. É importante lembrar que nem durante o banho a pele do bebê pode ter contato com esponjas para limpeza; basta a suavidade das mãos. Isso também precisa ser adotado enquanto você estiver retirando o acúmulo de água do corpinho de seu bebê.
Feito isso, ao vesti-lo, comece sempre pela fralda e faça a higiene do cordão umbilical com álcool 70%, conforme explicamos anteriormente. Em relação as roupinhas, é preciso parcimônia. Muito pais acabam exagerando e colocando roupas muito quentes e apertadas no bebê, e isso também pode causar dermatite de contato por causa do calor.
Sempre considere a sensação climática do momento – afinal de contas, se nós não gostamos de passar calor ou frio, um bebezinho muito menos, certo? Ah, finalmente, faça a limpeza das narinas com bastante cuidado, assim como das orelhas, e penteie o cabelinho.
Conseguiu perceber como dar banho em recém nascido não é um bicho de sete cabeças? Além disso, esse momento é recheado de amor e cumplicidade. Assim como na amamentação, são esses momentos que fazem com que pais e mães tenham mais intimidade com o bebê e fortaleçam ainda mais o amor, carinho e cuidado um pelo outro.
Bacana ficar por dentro desse tipo de assunto, não é? Aqui no blog da LikLuc nós sempre estamos trazendo diversos conteúdos sobre o universo da maternidade, vale a pena continuar conferindo tudo o que preparamos para você!
Ah, já aproveitando que você está super interessado em aprofundar seus conhecimento sobre bebês, vem ler nosso texto a respeito de como fazer um introdução alimentar nutritiva para o seu filho! Te vejo no próximo post!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!






1 thoughts on “Como dar banho em recém nascido? Entenda com a LikLuc!”