Durante a primeira infância, todo o aprendizado acontece a partir dos sentidos de visão, olfato, audição, paladar e tato. Desde quando o bebê nasce, o cérebro faz conexões entre os neurônios, transmitindo e armazenando diferentes informações.
Isso acontece de maneira intensa até os 7 anos e, por isso, é tão importante fazer atividades sensoriais. Mas quais atividades fazer? No post de hoje, a Likluc te mostra detalhes da caixa sensorial, que contém objetos dentro para estimular todos os sentidos.

O que é uma caixa sensorial?
A caixa sensorial nada mais é do que um espaço projetado para armazenar diferentes objetos ou brinquedos para estimular os cinco sentidos de um bebê a partir dos 2 anos, como o paladar, olfato, tato, visão e audição. Além de estimular o desenvolvimento infantil e dos sentidos, a caixa sensorial também pode ensinar outros tópicos, como a geometria dos objetos. A caixa também serve para tirar todo o estresse da criança ou então para que as pausas do dever de casa fiquem mais animadas.
Como a caixa sensorial permite que vários objetos sejam colocados dentro dela, é possível trabalhar com uma variedade de caixas sensoriais para que a brincadeira fique ainda mais divertida, por exemplo, caixas só com objetos para estimular o tato, outra para o olfato, etc.
Quando feito a atividade com uma criança de até 2 anos, é preciso cuidado com os tipos de objetos que serão colocados na caixa, pois essa é a fase do desenvolvimento oral, então, qualquer coisa que eles agarrem vão simplesmente pôr na boca. Por isso, evite pequenos objetos que possam ser engolidos.
É importante salientar que a caixa sensorial pode ser usada com bebês, crianças e adultos, com ou sem necessidades especiais. As caixas podem ser montadas em casa, salas de terapia, em escolas ou em espaços de saúde, dependendo das necessidades e objetivos das pessoas envolvidas.
Qual o objetivo da caixa sensorial?
A caixa sensorial tem como um dos principais objetivos desenvolver a coordenação motora da criança, não somente os controles de movimentos específicos, mas também da criatividade infantil no geral. Isso se deve porque os pequenos precisam observar e descobrir algum elemento pelo tato apenas, o que gera ainda mais estímulos cerebrais para ele conseguir a resposta.
Todos os estímulos deixam tudo ainda mais divertido e impactam positivamente na relação da criança com a família, principalmente quando brincam em conjunto.
Com qual idade iniciar as atividades com caixa sensorial?
Essa é uma brincadeira maravilhosa que pode ser apresentada às crianças a partir dos 2 anos. Por ser uma atividade que estimula a psicomotricidade fina (capacidade de movimentar os braços, mãos e dedos), a curiosidade e o interesse das crianças é grande e, naturalmente, elas colocam as mãos na caixa para pegar os objetos.
Você também pode se interessar por como incentivar a leitura na infância!
Para as crianças um pouco mais velhas, a caixa sensorial é uma excelente alternativa para estimular a criatividade de forma mais direcionada, com diferentes tipos de materiais e objetos.
Saiba como montar sua caixa sensorial em 3 passos com a Likluc!
Agora que já sabe o que é uma caixa sensorial e como ela funciona, chegou o momento de você saber como montar a sua para que suas crianças possam explorar todos os cinco sentidos!
1. Escolha e prepare uma caixa
Primeiro de tudo, você precisará de uma caixa. Esse pode ser o momento de reaproveitar aquela de papelão da sua casa. O tamanho pode ser qualquer um: pequeno, médio ou grande. O importante é que a criança consiga colocar a mão para sentir o objeto.
Caso a caixa tenha uma tampa, você pode fazer um pequeno furo em formato de círculo — local onde a criança colocará a mão. Para que a criança brinque livremente e satisfaça a curiosidade de saber o que estava dentro da caixa depois de tentar adivinhar, não cole a tampa na caixa.
Para a decoração, é simples: use a sua imaginação e criatividade. Você pode usar adesivos, lantejoulas ou papéis e tecidos com algo que a criança goste, como desenhos animados.
2. Selecione os objetos para colocar dentro da caixa
Nessa parte é legal escolher objetos que estimulem todos os sentidos. Então, quase tudo pode fazer parte da sua caixa sensorial. Você pode procurar por objetos dentro de casa ou sair pelo bairro em busca de itens da natureza, como flores. O ideal é ter:
- Objetos perfumados: sabonetes e flores ajudam a desenvolver o olfato;
- Objetos com textura: bichinhos de pelúcia, pequenas almofadas com tecidos diferentes incentivam o tato;
- Objetos que fazem som: apitos, chocalhos e, até mesmo, brinquedos com som ajudam a estimular a audição;
- Objetos com cores e formas diferentes: ajudam a criança a classificar o que é cada objeto, estimulando a visão;
- Itens comestíveis: pequenos pedaços de fruta para estimular o paladar (coloque apenas comida e não outros objetos para que a criança não se confunda).
3. Chame as crianças para brincar!
Agora é hora de chamar a criança para que ela aproveite a mais nova caixa sensorial! Esse item é um convite para diversão e também para um estímulo extra dos sentidos. Você também verá que a curiosidade fará com que a criança, em instantes, comece a explorar a caixa inteira.
Caso a criança não pareça tão interessada na brincadeira, você pode fazer um estímulo extra, como pedir para a criança fechar os olhos e colocar a mão dentro da caixa para ela adivinhar o que é o objeto.
Dicas extras no momento de montar a caixa sensorial
A brincadeira com a caixa sensorial nunca acaba e há sempre a possibilidade de criar novas ideias e maneiras de brincar, além de escolher diferentes objetos conforme o interesse da criança.
Mas lembre-se de que é preciso manter a caixa sensorial limpa e higienizada, assim como é importante trocar sempre que possível os itens recolhidos na rua, como flores e folhas. Tome cuidado com os fios e fitas muito longas que podem causar ferimentos ao pescoço, objetos com pontas afiadas, farpas e que possam se quebrar facilmente.
Leia também sobre segurança doméstica infantil
Viu só como é fácil criar uma caixa sensorial? E quanto à bagunça que será feita, não precisa se preocupar, já que quando a brincadeira terminar e a criança adormecer, é só jogar todos os objetos de volta na caixa e toda a casa ficará em ordem.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e nos diga o que acha de conhecer sobre a caixa sensorial e seu processo de montagem. Não se esqueça também de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no blog e na Likluc.
Esperamos que tenha aproveitado o post e até a próxima!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!




