fbpx

Blog

Gestante segurando a barriga ao sentir câimbras na gravidez

Câimbra na gravidez: entenda as causas e como aliviar e prevenir

Conteúdo

Conteúdo

Olá, mamãe! Está sentindo câimbras na gravidez e não sabe se é perigoso e o que fazer para parar? Para te auxiliar, preparamos este conteúdo com várias informações valiosas sobre o tema para que tenha uma gestação tranquila.

As câimbras são contrações involuntárias e, geralmente, causam dores e incômodos em um músculo ou grupo muscular. Existem várias causas para que elas aconteçam, como desidratação, sedentarismo ou falta de alongamento. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que são câimbras na gravidez?

As câimbra na gravidez ocorrem com muitas gestantes a partir do segundo trimestre da gestação, podendo atrapalhar uma boa noite de descanso ou atividades do dia a dia. Geralmente, acontecem nas pernas, mas podem atingir outros músculos do corpo, como o abdômen.

Afinal, sentir câimbra na barriga é perigoso? Durante a gestação não é algo comum e pode sinalizar que algo não está bem. Por isso, consulte o seu médico e observe se a câimbra vem acompanhada de outros sintomas, como sangramento ou febre. Aproveite para conhecer tudo o que acontece no corpo da mãe e o bebê na 14ª semana de gestação.

Quais são as causas da câimbra na gravidez?

Agora que sabemos que a câimbra na gravidez pode ser algo perigoso, vamos entender as principais causas do aparecimento desse incômodo.

Grávida se pesando na balança de pressão

Alterações hormonais

As alterações hormonais são muito comuns na gestação. Hormônios como a progesterona podem relaxar os músculos lisos, mas também afetam os músculos esqueléticos, deixando o corpo da mulher com maior predisposição à câimbra.

Ganho de peso e sobrecarga muscular

Segundo uma matéria realizada pela Revista Crescer sobre formigamentos e câimbras nas pernas durante a gravidez, essas contrações involuntárias costumam ser ocasionadas pelo ganho de peso, falta de exercícios e sedentarismo, porque a combinação dos fatores resulta no enfraquecimento e na sobrecarga muscular.

Deficiência de nutrientes

A deficiência de nutrientes, como potássio, magnésio ou cálcio, pode ser a causa das câimbras na gravidez — principalmente no final da gestação, quando o bebê dispõe de grande parte do cálcio da mãe para a formação dos seus ossos.

Para saber se essa é a causa das suas câimbras, converse com seu médico e solicite um exame de sangue para conferir os níveis dos nutrientes. Caso seja necessário, o profissional de saúde poderá receitar suplementos para reposição.

Circulação sanguínea

Uma das causas da câimbra na gestação pode ser a circulação sanguínea. Durante a gravidez, é comum sentir as pernas mais pesadas, pois o volume de sangue aumenta no corpo da mãe devido à formação do bebê. Além disso, o tamanho do neném pode pressionar os nervos e os vasos sanguíneos da mulher, causando dores, desconfortos e câimbras.

Se você tem interesse em saber mais sobre sintomas e cuidados, entenda tudo sobre a dengue na gravidez, riscos e prevenção.

Fatores de risco para cãibras durante a gestação

A câimbra na gravidez na panturrilha ou em outros músculos do corpo da mulher podem ser afetados devido a alguns fatores, aumentando o risco de câimbras.

Gestante sentada no sofá com câimbra na panturrilha.

Idade materna

A idade da gestante pode influenciar o aparecimento de câimbras, visto que as alterações metabólicas e hormonais podem alterar como o corpo processa os nutrientes, deixando o organismo suscetível a desequilíbrios e ao desenvolvimento de câimbras. Além disso, com o avanço da idade, a massa muscular tende a diminuir, tornando os músculos suscetíveis à fadiga e Além disso, com o avanço da idade, a massa muscular tende a diminuir, o que torna os músculos mais suscetíveis à fadiga e às câimbras..

Sedentarismo

O sedentarismo pode contribuir para o aparecimento de câimbras por algumas razões, como fraqueza muscular, piora da circulação, aumento da tensão muscular, aumento de peso e mais. Por isso, é preciso entender quais são as atividades que você deve fazer, como os exercícios para dilatar e facilitar o parto quando chegar o momento.

Fatores genéticos

As câimbras na gravidez também podem ser desenvolvidas devido a alguns fatores genéticos, como a predisposição a determinadas condições, como distúrbios metabólicos de minerais e nutrientes ou como o organismo da gestante responde aos hormônios da gravidez, resultando no desequilíbrio eletrolítico e no surgimento das câimbras.

Como aliviar as cãibras durante a gravidez?

Para aliviar a câimbra na perna na gravidez ou em outras partes do corpo, existem formas de prevenir as contrações musculares, como:

  • Alongamento: alongar o músculo afetado alivia e relaxa o desconforto da câimbra;
  • Massagem: uma massagem suave na região pode auxiliar no relaxamento do músculo;
  • Manter-se hidratada: beba muita água e evite a desidratação causadora das câimbras;
  • Aplicação de calor: uma compressa quente com toalha ou bolsa de água pode ajudar o músculo a relaxar;
  • Praticar atividade física leve: evite o sedentarismo e pratique exercícios leves, como caminhadas e ioga;
  • Alimentação equilibrada e rica em nutrientes: inclua alimentos ricos em cálcio e potássio em sua dieta alimentar.

Confira também: Ideias para chá de bebê: organize a festa perfeita

Quando procurar um médico?

Apesar de serem comuns na gestação, é importante estar atenta aos sintomas e procurar um médico ao sentir câimbras na gravidez frequentes e intensas ou quando vierem acompanhadas de sangramentos, inchaços e vermelhidão.

Caso as câimbras afetem a sua rotina ou você tenha alguma condição médica preexistente, como diabetes, informe ao seu médico e faça todos os exames e tratamentos necessários para ter uma gestação saudável e tranquila.

Se este conteúdo te ajudou, continue aqui no blog da Likluc e aprenda quais são as causas e dicas para amenizar a coceira na gravidez. Até lá!

Referências

Revista Crescer. É normal sentir formigamentos e cãibras nas pernas durante a gravidez? Publicado em: 18 ago. 2023. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/gravidez/saude-bem-estar/noticia/2023/08/e-normal-sentir-formigamentos-e-caibras-nas-pernas-durante-a-gravidez.ghtml. Acesso em: 28 de nov. 2024.

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.