fbpx

Blog

Bebê dormindo de boquinha aberta

Ronco do bebê: Entenda os sinais e saiba as causas!

Conteúdo

Conteúdo

A hora do sono é muito importante para a rotina do bebê e permite o desenvolvimento do organismo. No entanto, ao perceber que o bebê está com chiado na respiração ou roncando, algumas aflições e questionamentos aparecem. Dependendo das condições, essa situação pode ocorrer sem significar grandes problemas, mas é preciso estar alerta quanto a alguns sinais.

Se você quer entender tudo sobre o ronco dos bebês, preparamos um guia repleto de informações com os principais sinais de alerta, as causas e qual o melhor tratamento nestes casos. Continue a leitura e confira!

Bebê de lacinho dormindo em cima de uma cama

Principais causas do ronco do bebê

O ronco acontece quando as vias aéreas são obstruídas durante o sono, causando o ruído popularmente conhecido. Essa condição não é exclusiva dos adultos, como muitos pensam, e pode acontecer frequentemente em crianças.

Os roncos podem estar relacionados a diversos indicativos considerados comuns nas crianças, como alergias, asma infantil, inflamações na garganta e gripes. Dessa forma, essa condição é passageira e desaparece com os outros sintomas das doenças.

Por outro lado, se o ronco for frequente e intenso, o desenvolvimento do bebê pode ser comprometido, sendo recomendado buscar a ajuda de um médico especializado o quanto antes. Essas características podem ser um sinal específico de apneia do sono ou laringomalácia.

Dessa forma, as principais causas do ronco do bebê são:

  • Gripe forte ou resfriado;
  • Amigdalites ou aumento das adenóides;
  • Desvio de septo nasal;
  • Rinite alérgica;
  • Asma;
  • Uso frequente de chupetas e mamadeiras;
  • Inflamação na garganta;
  • Apneia do sono;
  • Laringomalácia.

Bebê dormindo ao lado de um ursinho

Sinais de alerta no ronco do bebê

Se o ronco do bebê for ocasional e pontual, e tiver a causa identificada, não há motivos para maiores aflições. No entanto, existem alguns sinais de alerta que devem ser considerados quando tiver outros sintomas relacionados ao ronco constante. São eles:

  • Dificuldade para respirar;
  • Suor excessivo;
  • Dores de cabeça;
  • Sonambulismo;
  • Urinar ao dormir.

O conjunto desses sintomas pode significar que o seu bebê tenha apneia do sono e necessite de tratamento especializado. A apneia do sono é caracterizada pelo comprometimento da respiração das crianças durante o sono. Dessa forma, o ar é obstruído por alguns segundos e não consegue chegar aos pulmões.

Apneia do sono infantil

Essa situação compromete a qualidade do sono da criança – e dos pais – e pode trazer sérios problemas para o desenvolvimento psicológico, cognitivo e físico. Os bebês com essa condição podem sofrer com o distúrbio do TDAH, problemas de crescimento, além de grande irritabilidade, dor de cabeça e sonolência durante o dia.

As principais ocorrências de apneia do sono são em crianças que apresentam fatores de risco. Está muito atrelada à obesidade infantil, que prejudica a saúde com outras complicações.

Também ocorre significativamente em bebês com a adenoide ou com as amígdalas grandes, podendo ser resolvida por meio de cirurgia. Além disso, a apneia do sono infantil é muito comum em crianças com Síndrome de Down ou com hipertensão arterial.

Esses fatores diminuem ainda mais o progresso físico e mental dos bebês, necessitando de investigações consistentes.

Laringomalácia

A laringomalácia é outra condição relacionada ao ronco intenso do bebê e se refere a alteração da laringe. É uma anomalia que acomete as crianças até um ano de idade e ocorre por conta da anatomia desfavorável e do amolecimento que essa região possui durante o primeiro ano de vida.

O ronco é característico nessa condição, e é conhecido como estridor, sendo agravado dependendo dos tipos de choro do bebê. Além disso, pode acompanhar alguns sintomas característicos como engasgos, cansaço durante a amamentação e dificuldade de ganhar peso.

Os casos mais graves podem ser acompanhados de apneia e de cianose, que chegam a ser 20% nos diagnósticos. De forma geral, o diagnóstico é realizado pelo médico especialista com um exame conhecido por nasofibrolaringoscopia flexível e pode ser feito no próprio consultório.

 

Bebê dormindo de boca aberta

Tratamentos para o ronco do bebê

O tratamento adequado para o ronco do bebê vai ser realizado com o pediatra. Ele poderá investigar a causa e pedir os exames necessários para fornecer o diagnóstico específico de cada situação.

Aspirar Baby – para roncos ocasionais

No caso do ronco ocasional por alergias ou infecções virais e bacterianas, existem alternativas capazes de solucionar o problema. Um exemplo de produto, é o Aspirar Baby, que é um aspirador nasal por sucção, e pode ajudar a melhorar a respiração, e consequentemente os roncos do bebê.

Assoar Baby – para roncos causados por gripes e resfriados

Em situações de gripe ou resfriado do bebê, o Assoar Baby é uma ótima opção para assoar o nariz sem irritar, auxiliando no descongestionamento nasal, e também minimizando os roncos.

Médico pediatra e otorrinolaringologista

Em situações de apneia do sono, o diagnóstico é feito pelo exame de polissonografia. Os tratamentos podem incluir soluções variadas, como perda de peso e cirurgia para a remoção das amígdalas ou adenóides. Em casos específicos, pode ser utilizado um compressor de ar que simula a respiração do corpo e melhora a qualidade do sono.

Nos casos de laringomalácia, a maior parte é solucionada de forma espontânea com o tempo, não necessitando de maiores intervenções. A complicação mais associada nos casos leves e moderados é o refluxo gastroesofágico e o tratamento é realizado com medicamentos para amenizar a condição. Nos casos mais graves, a intervenção cirúrgica se torna necessária.

De toda a forma, é necessário estar atento ao ronco e a qualidade do sono do bebê. Esses são fatores cruciais para conseguir identificar possíveis alterações na saúde. Além disso, é importante realizar uma consulta com o médico para que todas as dúvidas possam ser esclarecidas e as doenças sejam diagnosticadas e tratadas de forma adequada!

Gostou do nosso conteúdo? Se mantenha informada sobre a saúde do bebê e saiba o peso ideal para cada idade. Até a próxima!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.