Você sabe o que fazer quando percebe que o bebê está gripado? Essa condição pode ser aliviada por meio de dicas simples. A gripe em bebês é uma condição comum, pois nessa idade eles ainda contam com um sistema imunológico em desenvolvimento. Por isso, crianças e bebês são suscetíveis a adquirir resfriados e gripes.
A gripe nos bebês é caracterizada como uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, considerado bastante comum e extremamente mutável. Mesmo com a vacina, que reduz o risco de agravamento da doença, a gripe ainda ocorre amplamente.
Isso ocorre principalmente em períodos frios, como no outono e no inverno, fazendo com que muitas crianças fiquem doentes nessa época. Quando gripado, o bebê não consegue lidar muito bem com os sintomas, assim é necessário encontrar maneiras de aliviá-los, para garantir seu bem-estar. Continue a leitura e veja como fazer isso!
Quais são os sintomas de gripe em bebê?
A gripe em bebês deve ser motivo de muito cuidado, pois seus sintomas são considerados desconfortáveis para os pequenos, o que com certeza afeta o bem-estar diário da criança. Além disso, os sintomas da gripe na primeira infância são um pouco diferentes dos sintomas que acometem os adultos.
Entre os sintomas mais comuns que apresenta um bebê gripado, podemos citar:
- Dores no corpo;
- Irritabilidade sem motivo aparente;
- Febre alta que ocorre de forma repentina;
- Náuseas, diarreia e vômitos;
- Dificuldades no momento da alimentação;
- Coriza intensa;
- Congestão nasal;
- Calafrios;
- Tosse.
Por se tratar de bebês, cujos sistemas imunológicos estão em formação, esses sintomas exigem ainda mais cuidados.
Por isso, o ideal é buscar o tratamento adequado para o fortalecimento do organismo da criança e também colocar em prática algumas maneiras de aliviar os sintomas da gripe, para que o desconforto seja menor e o bebê possa desenvolver suas atividades diárias normalmente.
Também é importante diferenciar gripes e resfriados em bebês antes de buscar uma solução. Geralmente, os resfriados são causados por organismos diferentes, os chamados patógenos.
Por conta disso, eles costumam desenvolver os mesmos sintomas, só que em menor intensidade. Além disso, os resfriados não oferecem risco algum para a saúde da criança, principalmente pneumonia. Essa condição costuma passar em alguns dias, muitas vezes sem necessitar de tratamentos, ao contrário da gripe, que pode evoluir para um quadro mais sério.
Quais são os riscos da gripe em bebê?
Devido ao então desenvolvimento da imunidade dos bebês, uma pequena gripe pode se tornar algo mais sério, debilitando ainda mais o bebê que já se encontra mal por conta da doença.
Há até mesmo o risco de uma gripe não tratada adequadamente que evolua para uma pneumonia — considerada uma grande ameaça, que depende de tratamentos severos. Por isso, os pais devem sempre se informar sobre o que fazer e como tratar um bebê gripado.
Quais são as causas da gripe em bebê?
A gripe em bebês e crianças é uma infecção geralmente transmitida pelo contato com gotículas de líquido contaminado, propagadas por uma tosse ou espirro de uma pessoa que já esteja contaminada com o vírus.
Além disso, as pessoas contaminadas também podem transmitir a gripe ao tocarem em superfícies que outras pessoas utilizam. Por exemplo, se alguém tosse sem proteger a boca próximo a uma maçaneta e outra pessoa tocar o objeto, é possível que ela se contamine com o vírus.
Casos de gripe ou até mesmo resfriados são considerados frequentes na primeira infância, sendo mais comuns durante as épocas de inverno. Afinal, durante períodos de frio há um ressecamento característico das vias respiratórias.
Com isso, o corpo se torna mais vulnerável aos microrganismos causadores dos casos de gripe. Além disso, essa época é conhecida por proporcionar melhores condições para a sobrevivência desse vírus.
Leia também: Bebê espirrando: veja as possíveis causas!
Como tratar a gripe em bebês?
Atualmente, a gripe não é considerada fonte de grande risco para o bebê. Porém, é preciso ressaltar que quando não é tratada da maneira correta, ela pode se tornar algo mais sério. Por isso, separamos abaixo algumas dicas de como deixar seu bebê mais confortável e diminuir consideravelmente os sintomas incômodos da gripe. Confira:
Foque na hidratação
Bebês gripados ou resfriados devem ingerir uma abundante quantidade de líquidos durante o dia. Essa ingestão é de extrema importância por ser capaz de estimular a recuperação rápida do organismo e também aliviar alguns sintomas incômodos. Além disso, a água ajuda a tratar a garganta, que é uma região afetada pela gripe.
A nebulização, feita apenas com soro, também pode auxiliar bastante nesse aspecto, já que umidifica as vias respiratórias e facilita a respiração dos bebês. Vale lembrar que o uso de quaisquer medicações na nebulização só deve ser feito com orientação médica.
Deixe o bebê de repouso
Assim como os adultos nessa condição, os bebês também devem fazer repouso para que os sintomas sejam aliviados. Por isso, tente garantir que o seu bebê não realize esforços enquanto estiver doente e, ao invés disso, descanse bem e esteja sempre calmo.
Movimentações durante a gripe podem aumentar os sintomas e gerar maior desconforto durante o período.
Faça lavagem nasal
A congestão nasal é um dos sintomas mais incômodos durante o período de gripe. Com ela, o bebê não consegue respirar e muito menos dormir bem. Por isso, é importante realizar a lavagem das narinas com a ajuda de soro fisiológico em temperatura ambiente e uma seringa sem agulha.
Também é possível utilizar um aspirador nasal, aparelho facilmente encontrado nas farmácias que é capaz de sugar as secreções causadoras da congestão nasal. No entanto, de modo geral, a lavagem costuma ser mais eficaz e prática para retirar todo o acúmulo de secreção.
Cuide melhor da alimentação do bebê
Um bebê gripado depende de cuidados redobrados, inclusive na parte da alimentação. Além da ingestão de líquidos, é preciso que bebês acima dos 6 meses (que já passaram pela introdução alimentar) se alimentem com papinhas, sopas, chás e sucos.
Também deve-se reforçar essa alimentação com os ingredientes que contenham a famosa vitamina C, como cenouras e laranjas. Para bebês que ainda não passaram pela introdução por conta da idade, o indicado é permanecer na dieta apenas com o leite materno, considerado um grande aliado da imunidade.
Evite a exposição
Além de permanecer de repouso, é preciso manter um bebê gripado dentro de casa e sem ter contato com outras pessoas. Nesse período, nem visitas são recomendadas, pois, a exposição pode sobrecarregar o organismo do bebê convalescente.
Utilize a medicação recomendada pelos médicos
Na maioria das vezes, a recomendação é utilizar alguns remédios capazes de tratar melhor os sintomas da gripe, como o caso de antitérmicos e analgésicos. Porém, para tratar o bebê com eles, é importante buscar antes por uma indicação médica.
Somente um profissional da saúde poderá recomendar a dosagem certa e recomendada para a idade do bebê, sendo perigoso administrar medicamentos sem essas orientações.
Leia também: Bebê com chiado na respiração: veja o que fazer.
Quando levar o bebê gripado ao médico?
Sempre que um bebê com menos de três meses apresentar qualquer um dos sintomas e sinais de gripe ou resfriados, o mais indicado é levá-lo imediatamente para uma avaliação médica.
Já crianças maiores que essa idade, principalmente com mais de 1 ano, devem ser levadas para atendimento quando apresentarem febre alta, tosse persistente e carregada de catarro ou dificuldade ao respirar.
Também é preciso lembrar que, caso haja a intenção de medicar o bebê gripado, apenas um médico responsável poderá realizar a prescrição adequada. Por isso, se deseja aliviar os sintomas com a ajuda de medicamentos, procure por atendimento mesmo que a gripe ou resfriado seja considerada de baixa intensidade.
Mesmo com sintomas incômodos, que atrapalham as atividades normais do bebê, atualmente a gripe só é considerada um perigo para bebês que não são tratados.
Por isso, sempre que for notado o primeiro sintoma de bebê gripado, procure realizar as dicas apresentadas para aliviar os sintomas e procure atendimento em um consultório médico. Só assim os pais podem garantir a segurança do bebê durante o período com a infecção.
O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos ajudado a entender melhor sobre essa questão preocupante para todos os pais de bebês. Para concluir sua leitura, que tal conferir também nosso post sobre bebês com sintomas de cansaço para respirar e ver as causas e tratamentos desse problema. Até a próxima!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!