Quando o bebê começa a espirrar muito, alguns pais, principalmente os de primeira viagem, acabam se preocupando com as possíveis causas, entretanto na maioria dos casos não é algo sério como podem imaginar.
Tanto nos bebês quanto com os adultos, o espirro significa a expulsão de algo que causa irritação na narina, ou de algum corpo estranho, pois é a resposta do organismo para tentar retirar o que está incomodando, mesmo que inconscientemente. Para os bebês recém nascidos, esse caso não é tão preocupante porque algumas ocasiões acontecem devido a algumas causas simples que vamos te contar neste post.
Bebês espirrando muito: desde os recém-nascidos
Os bebês recém-nascidos acabaram de chegar ao mundo e, antes do nascimento, quando ainda estão na barriga, eles podem ingerir líquido amniótico. Eles tentam expulsar com o espirro esse líquido ou outra composição que ainda pode estar passando por suas vias, por isso, muitas vezes parece que eles estão tendo alguma crise de espirros.
Além disso, o bebê está em contato com um novo ambiente, o qual ele ainda não conhecia, com aromas e contatos diversos, nesse cenário, ele vai se adaptando aos poucos e os espirros podem aparecer como forma de alerta, deixando o organismo em defesa. Tanto a mudança de ambiente quanto a de temperatura podem causar essa irritação que é comum.
Lembre-se de que o espirro é normal, mas você precisa também perceber alguns sinais, como a secreção nasal com coriza, olhos vermelhos, vermelhidão na área do rosto, febre ou apresentação de muco… Se o espirro vier acompanhado de alguma dessas características, tome cuidado e leve-o imediatamente ao médico, pois não é possível saber o que está acontecendo se não tiver os exames e um diagnóstico apropriado.
Bebês maiores
Quando o bebê passa da fase de recém-nascido, também pode acontecer os casos de espirros causados por outras situações que passam pela secreção mucosa da narina, como alergias, resfriados e outras condições.
Alergia
A alergia é muito comum em todas as idades, pois pode existir desde o nascimento da criança, até pode ser desenvolvida com o tempo. As causas da alergia podem ser desde o material da roupa da criança até alguma coisa que ela pode ter comido. Muitos pais começam a fazer a introdução alimentar na criança a partir dos 6 meses de vida e com isso precisam vir os cuidados com os alimentos que podem causar alergia.
Se você perceber que os espirros estão incomuns e outros sintomas aparecerem, então está na hora de procurar um especialista que consiga te ajudar. A visita ao pediatra deve ser rotina nos primeiros anos de vida de um bebê, pois assim ele terá o acompanhamento adequado para ficar saudável e evitar problemas indesejados.
Resfriado
Quando a criança está resfriada, alguns sintomas são notados, inclusive o espirro, e essa condição acontece quando há uma infecção no nariz e na garganta. Não é tão grave quanto a gripe, mas é necessário um cuidado especial também, principalmente com os recém-nascidos.
Para saber se o bebê está com resfriado, primeiro é necessário ver os sintomas, que podem incluir: espirros constantes, tosse, febre com temperaturas variáveis e obstrução do nariz (nariz entupido). Esses sintomas costumam aparecer com uma intensidade menor do que nos casos de gripe, mas a atenção e o cuidado são os mesmos.
Como limpar o nariz do bebê?
Os bebês precisam de uma limpeza em suas narinas para conseguirem respirar melhor, nós recomendamos limpar com soro fisiológico ou produtos que ajudem na limpeza da via aérea do bebê, como o aspirador nasal infantil Aspirar Baby.
Também é preciso cuidar na hora do banho para não entrar água pelo nariz da criança, o que pode causar afogamento. Nesse sentido, você pode utilizar lenços umedecidos para bebês que possuem soro fisiológico e aloe vera em sua fórmula, uma combinação que ajuda no descongestionamento do nariz do bebê e mantém a pele hidratada, prevenindo assaduras.
Agora que você conseguiu descobrir algumas das causas de espirro do seu bebê, não deixe de cuidar das outras situações que consequentemente você vai passar ao longo do crescimento dele. Assim que vocês forem aprendendo juntos, tudo ficará mais simples e até mesmo estará te preparando para cuidar de outros momentos.
Não se esqueça de estar frequentemente realizando exames de rotina para saber da saúde da criança e não correr riscos. Além dos espirros, esse acompanhamento vai te ajudar a passar pelas fases de desenvolvimento dos pequenos. Por exemplo, se ainda não nasceram os dentes, é necessário conhecer alguns sinais do início dessa fase, informações que podem ser uma mão na roda para você conseguir lidar com isso de uma maneira mais tranquila e sem preocupações!
Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar nosso blog que sempre está te atualizando com conteúdos de qualidade sobre as fases da gestação, maternidade, saúde do bebê, entre outros. Até a próxima!
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!
1 thoughts on “Bebê espirrando: veja as possíveis causas!”