Se você é uma mamãe que está preocupada com o seu bebê, este post é para você. É um dia tranquilo como qualquer outro e, então, você percebe que a respiração de seu bebê parece cansada ou então que ele está se cansando por respirar. Infelizmente, pode ser que o pulmãozinho do neném esteja inflamado. Essa é a chamada bronquiolite, uma inflamação recorrente em bebezinhos de até dois anos, sendo comum durante o inverno.
É triste ver o seu lindo bebezinho passando por isso, não acha? Mas você sabia que existem tratamentos e até mesmo sinais de alerta para saber se a bronquiolite está presente? No post de hoje, a Likluc irá te mostrar alguns tratamentos e sinais para você conhecer e antecipar a ida do bebê ao pediatra. Confira mais informações logo abaixo.
O que é bronquiolite?
A bronquiolite é uma infecção dos bronquíolos, e ocorre mais frequentemente em crianças menores de 2 anos. Muitas vezes, esse termo é confundido com bronquite, mas essa já é uma inflamação das vias superiores e se dá em crianças maiores.
Ela é causada por um vírus, mais conhecido como o vírus sincicial respiratório (RSV), que acaba infeccionando e induzindo o inchaço dos pequenos brônquios e também a inflamação, causando um fechamento do fluxo de ar para dentro e fora dos pulmões.
Muitos adultos e crianças mais velhas podem ser ter a contaminação do RSV, mas em bebês menores de 2 anos essa infecção é mais suscetível de se tornar uma bronquiolite. Se quiser saber mais detalhes deste vírus, confira nosso conteúdo na íntegra: o que é bronquiolite? Saiba como identificar!
Agora que você, mamãe, já conheceu mais sobre o que é bronquiolite, existem alguns sinais logo abaixo em que você pode ficar mais atenta e notar se o seu bebê está com essa infecção.
Conheça sinais de alerta para bebês cansados para respirar
Até os 3 anos, é normal que todas as crianças desenvolvam o RSV, o que normalmente resulta em um leve resfriado, com nariz escorrendo, tosse leve e febre. Para tratar a coriza, os lenços para assoar o nariz são ideais. Já para controlar a temperatura, as compressas para febre são recomendadas.
Uma pequena parcela desenvolve a bronquiolite. Porém, existem alguns sinais de que o seu bebê possa estar com essa infecção em um estágio mais avançado. Confira:
1. Movimento das laterais de nariz
O bebê ao respirar normalmente, não mexe o nariz. Portanto, se você notar que a parte lateral está se movimentando quando ele puxa o ar, significa que está tendo dificuldades para respirar. Por isso, observe bem e veja se há indicativos de que ele faz muito esforço ao respirar.
2. Pequenos gemidos ao respirar
É comum que os bebês façam alguns barulhinhos com a boca, mas atente-se para caso ele esteja emitindo pequenos gemidos, já que isso pode significar que ele está com dificuldades para respirar.
3. Pausas respiratórias
Também é normal o bebezinho fazer pausas respiratórias de até 6 segundos, mas caso ele esteja com apneia (pausa respiratória de até 20 segundos) ou com a boquinha meio roxa, saiba que isto não é normal e é outro sinal de que há algo de errado com a respiração.
Tipos de tratamento para ajudar o bebê
Para o RSV não existem tratamentos médicos que tratem em um estágio mais avançado. Mas saiba que é possível fazer tratar logo na fase inicial da doença, para aliviar os sintomas.
Tratamento em casa
O primeiro tratamento é fazer a aplicação de gotas nasais salinas ou então o uso de umidificador para amenizar a congestão nasal. Mais do que isso, se certifique de que seu bebê tome bastante líquido durante este período para evitar a desidratação. Água e suco são ótimas opções para bebês que já passaram da fase de introdução alimentar.
Por conta de sua dificuldade em respirar, é importante que sua alimentação seja de forma mais lenta, em quantidades menores e com mais frequência. Uma ótima opção é fazer papinhas e, caso você não saiba como preparar, confira aqui nosso passo a passo de como fazer papinha.
Tratamento médico
Para os bebês que estão com dificuldades de respirar, seja de forma leve moderada, o pediatra irá usar medicamentos broncodilatadores, responsáveis por abrir os brônquios. Acontece por meio de nebulizador de inalação.
Caso o problema se agrave e a criança não consiga comer normalmente ou precise ser tratada com oxigênio, será considerada a opção de a criança ser hospitalizada.
Notou que a respiração do seu bebê está diferente e cansada? Use esses sinais para poder ficar mais atenta e, caso esteja em um estágio mais inicial, procure fazer os tratamentos caseiros que mostramos, mas se preferir, entre em contato com um pediatra para melhores direcionamentos.
Gostou do nosso conteúdo? Então deixe o seu comentário aqui embaixo nos contando um pouquinho mais sobre o seu bebê e como está sendo essa sua experiência! Não se esqueça também de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos feitos especialmente para você.
Esperamos que este post tenha ajudado. Nos vemos até a próxima!

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!





1 thoughts on “Bebê cansado para respirar? Confira as causas e tratamentos”