fbpx

Blog

Mulher com enjoo logo nas primeiras semanas de gravidez

9 semanas de gravidez: sintomas, dicas e cuidados

Conteúdo

Conteúdo

Bem-vinda ao terceiro mês de gravidez e 9 semanas de gestação, mamãe. O seu bebê continua crescendo e agora tem o mesmo tamanho do que uma cereja.

Como nas outras semanas e desde o momento do seu positivo, sabemos que se passam diversas dúvidas pela cabeça, como: “É normal ter enjoo na 9ª semana de gravidez?”. Por isso, preparamos um conteúdo completo para falar sobre essa fase.

Continue a leitura e confira como está o tamanho do feto, o desenvolvimento, quais são os exames necessários, os sintomas e as dicas.

Quantos meses são 9 semanas de gravidez?

Chegar a 9 semanas de gravidez é o mesmo do que completar três meses de gestação. Em números, isso significa que o seu corpo é lar do bebê há exatos 57 dias.

Está na 4ª semana de gestação? Confira os sintomas e cuidados necessários para 4 semanas de gravidez.

9 semanas de gravidez: tamanho e desenvolvimento do feto

Nesse período, o neném deve ter entre 2,5 cm e 3 cm, podendo ser comparado ao tamanho de uma cereja, uva ou até mesmo azeitona. Em relação ao desenvolvimento, na 9ª semana de gravidez, o bebê deixa de ser um embrião e é considerado um feto.

Os órgãos seguem em desenvolvimento, assim como os sistemas do corpo — o bebê está ganhando cada vez mais a aparência humana. O feto ainda não sabe abrir os olhos, mas a face já está formada e possui característica larga com os olhinhos espaçados e arregalados.

Aqui, o embrião perde a cauda, dando espaço para que os dedos dos pés e das mãos apareçam. Quem também começa a existir são botões dos dentes, que mais tarde serão os dentes de leite da criança. O sistema arterial, os ossos, o fígado e o pâncreas também estão se formando.

Apesar de ainda não ser possível sentir o bebê mexer, no terceiro mês de gravidez, o feto já consegue se curvar, mover e até balançar. Inclusive, tudo isso é visível no ultrassom.

O que muda no corpo com 9 semanas de gravidez?

A barriga começa a aparecer e, a partir de agora, as pessoas saberão que você já não está sozinha. Consequentemente, é normal que algumas roupas passem a ficar mais apertadas na região do abdômen.

Além das mudanças no corpo, você também pode ter alterações emocionais com a chegada das 9 semanas de gravidez. Isso porque, no terceiro mês, os níveis de hormônios aumentam. Então, está tudo bem ter vontade de chorar do nada, sentir alegrias repentinas e outras emoções, ok?

Médica realizando um ultrassom em uma gestante

Quais exames são necessários na 9ª semana de gravidez?

Da primeira semana de gravidez até o nascimento do bebê, é indispensável ter acompanhamento médico, chamado também de pré-natal. Essas consultas asseguram que está tudo bem com a saúde do feto e da gestante, além de ser uma ótima oportunidade para mãe tirar dúvidas e partilhar anseios.

Com 9 semanas de gravidez, é normal ter que realizar os seguintes exames:

  • Hemograma completo;
  • Tipo sanguíneo;
  • Fator Rh para saber se o sangue será + (positivo) ou – (negativo);
  • Ecografia;
  • Exame para HIV, sífilis, hepatite (B e C), toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus.Mulher com tontura andando na rua

Conheça os sintomas da 9ª semana de gravidez

Geralmente, os sintomas costumam acompanhar toda a gestação, sendo que, na 9ª semana, os principais são:

  • Enjoo (um dos primeiros sintomas da gravidez);
  • Vontade frequente de ir ao banheiro;
  • Mamas sensíveis, podendo apresentar a sensação de estarem pesadas e cheias;
  • Seios coçando;
  • Azia;
  • Cansaço;
  • Cólicas fracas — se as cólicas forem fortes, busque o auxílio do seu obstetra ou ginecologista.

O que fazer com os enjoos no terceiro mês de gravidez?

Na 9ª semana de gravidez e durante toda a gestação, é possível seguir algumas dicas para aliviar os enjoos. Veja quais são elas:

  1. Tomar diariamente dois litros de água;
  2. Beber chá gelado de gengibre pode diminuir o desconforto;
  3. Comer alimentos frios também pode reduzir a sensação de ânsia;
  4. Fazer acupuntura;
  5. Chupar picolé sabor limão;
  6. Sentir o cheiro de um limão recém-cortado ao meio.

Se os enjoos forem intensos e contínuos, recomendamos que busque ajuda médica, já que apenas um profissional capacitado pode analisar o quadro e indicar a melhor solução.

É normal sentir a barriga tremer com 9 semanas?

Algumas mamães podem sentir pequenos tremores na barriga com a chegada do terceiro mês de gravidez. Se essa sensação vier sem dores, há chances de você estar sentindo o feto mexer na barriga ou, então, ser apenas gases intestinais.

Caso se sinta insegura com a situação ou perceba algum tipo de dor acompanhada dos tremores, compartilhe o caso com o seu obstetra.

Leia também: Lista completa para enxoval de bebê

Médica sorrindo para a sua paciente que descobriu que está grávida

Dicas da Likluc paras as mamães

  1. O início do terceiro mês de gravidez pode ser um excelente momento para colocar em prática hábitos mais saudáveis, como praticar atividades físicas, comer mais frutas e seguir uma alimentação livre de excessos;
  2. Você pode começar a ler sobre os tipos de parto e considerar quais opções te deixam mais segura;
  3. Pompoarismo e fisioterapia pélvica são práticas perfeitas para serem iniciadas pelas mães que desejam ter um tipo de parto natural;
  4. O seu bem-estar importa, por isso, continue cuidando de você e fazendo atividades que te deixem feliz, como ir ao salão de beleza, sair com amigas e comer no seu restaurante preferido.

Ah, e durante toda a sua gestação, fique à vontade para compartilhar com a Likluc dúvidas, preocupações e o que mais desejar. Estamos aqui para ser parte da sua rede de apoio e tentar tornar o período o mais leve possível.

Esperamos que tenha gostado de saber tudo sobre as 9 semanas de gravidez. Em breve, voltaremos com posts sobre as próximas semanas. Até mais! ❤️

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.