Parabéns, mamãe! Você chegou até a 39ª semana de gestação e seu neném pode nascer a qualquer momento. Nesta semana, o nascimento é considerado “a termo”, ou seja, ele não é prematuro, sendo uma época saudável para o bebê vir ao mundo.
Um feto de 39 semanas mede aproximadamente 50 centímetros e pode pesar mais de 3 kg, o tamanho médio de uma melancia. Isso pode te trazer cansaço excessivo, dificuldades em respirar e dormir, além de sensações desconfortáveis e chutes poderosos do neném. Confira o conteúdo abaixo e acompanhe as novidades desse período!
39 semanas são quantos meses?
Com 39 semanas de gestação você está no 9º mês, mamãe. O seu bebê já está totalmente formado, no entanto, o cérebro, os pulmões e o sistema imunológico continuam se desenvolvendo.
É provável que você esteja sentindo cansaço e vontade constante de ir ao banheiro, além da ansiedade em saber que o parto está cada vez mais próximo. Aproveite esse período para praticar exercícios para dilatar e facilitar o parto.
Como está o bebê com 39 semanas?
O bebê de 39 semanas está completamente formado, mas algumas partes estão terminando de se desenvolver. Por exemplo, o sistema imunológico ainda depende dos anticorpos da mamãe. Apesar do nascimento já ser considerado a termo, seu bebê pode demorar até mais 2 semanas para nascer, até lá ele vai continuar se desenvolvendo e ganhando peso.
O feto está gordinho, sua pele é macia e suas unhas podem estar bem grandes, o que assusta as mamães desavisadas, mas saiba que isso é bem comum. Como o bebê está grande, ele tem pouco espaço para se movimentar, então, você vai notar que alguns dias ele estará mais agitado e outros mais calmo.
Quais são as mudanças no corpo da gestante de 39 semanas de gravidez?
Com 39 semanas de gravidez, a gestante pode sentir desconfortos ao se movimentar e realizar atividades de rotina, como sentar, deitar e andar. Mesmo com certas dificuldades, tente se movimentar e fazer exercícios para que seu corpo se recupere mais rapidamente após o parto. Caso ainda não tenha decidido qual o tipo de parto que deseja, aproveite para saber mais sobre esse assunto.
Nesse período, a mamãe pode apresentar corrimento vaginal, chamado tampão mucoso, com uma consistência de gelatina, isso significa que o parto está próximo. Além disso, as contrações de Braxton-Hicks continuam até o parto.
Como são as consultas médicas e os exames solicitados?
As consultas médicas para uma gravidez de 39 semanas ocorrem 1 vez por semana até o parto. Durante elas, o obstetra faz uma avaliação geral da saúde da mamãe e também do bebê, considerando pressão arterial, peso, posição do neném e batimentos cardíacos.
Dependendo do diagnóstico médico, ele pode receitar suplementos e ácido fólico para a prevenção de doenças do tubo neural no bebê, anemia e depressão pós-parto na mamãe. Para reduzir a ansiedade desse período, aproveite para saber quais são os exames feitos em recém-nascido e tire suas dúvidas.
Estou com 39 semanas, quando devo ir à maternidade?
Se você está com 39 semanas de gestação e nada de dor ou sinais de parto, procure a maternidade em casos de sangramento intenso ou diminuição dos movimentos do feto, além de seguir as indicações do obstetra.
Sabemos que esse período pode ser confuso e você pode ficar preocupada com o parto e também com a saúde do neném, por isso, solicite o telefone do seu médico e entre em contato se sentir algum sintoma diferente ou os sinais clássicos do parto, como a ruptura da bolsa do líquido amniótico.
Quais os sintomas de parto com 39 semanas?
Com 39 semanas de gestação o seu bebê pode nascer a qualquer momento, por isso, conheça os sintomas mais comuns do parto para identificar quando chegar o momento:
- Contrações regulares: as dores podem ser confundidas com cólicas menstruais, geralmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram em média 30 a 45 segundos. As contrações são mais frequentes ao se aproximar do nascimento do neném;
- Ruptura da bolsa: o líquido morno escorre pelas pernas, não há sintomas de dor;
- Sinais do tampão mucoso: de coloração marrom ou amarela, com pequenas gotas de sangue;
- Barriga endurecer: a cada 5 minutos, com incômodos ou dores, e esses sintomas não melhorarem com repouso.
Conheça mais sobre as 4 principais fases do trabalho de parto, de forma detalhada, para entender como será o nascimento do bebê.
Dicas para a mamãe com 39 semanas de gravidez
Com um bebê com 39 semanas, você deve estar sentindo cansaço excessivo e com dificuldades de movimentação, por isso, separamos algumas dicas e cuidados para aproveitar essas últimas semanas de gestação com mais conforto:
- Peça ajuda à sua rede de apoio para fazer atividades mais pesadas ou que tenha dificuldades nesse momento;
- Procure descansar de uma forma mais confortável deitada de lado e colocando um travesseiro entre as pernas;
- Prepare duas bolsas para levar na maternidade, uma para você e outra para o bebê, afinal, ele pode nascer a qualquer momento;
- Pense em contratar uma doula para te auxiliar no parto, essa profissional oferece apoio emocional e tranquilidade durante o processo de nascimento do neném;
- Continue com a alimentação saudável e balanceada para evitar problemas de saúde, como hemorroidas.
Para reduzir a ansiedade, aprenda mais sobre a gestação e a maternidade, converse com o seu médico para tirar todas as suas dúvidas e conte com a Likluc como sua rede de apoio para trazer conteúdos valiosos para esses momentos tão especiais.
Aproveite que chegou até aqui e confira dicas preciosas de cuidados com a mama na amamentação, contribuindo para a sua saúde e também a do seu bebê.
Até breve! ❤️
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!