Oi, mamãe! Se você está lendo esse post é porque finalmente chegou a 18ª semana da sua gestação, o início do quinto mês e de mudanças no seu corpo e do bebê. Nesse período, o seu bebê está do tamanho de um pimentão. Você também pode sentir bem o bebê se movimentar, ainda mais quando estão mais tranquilas à noite.
E para falar mais dessa semana cheia de novidades, a Likluc resolveu trazer mais detalhes da 18ª semana de gestação e tudo o que você precisa saber. Continue a leitura e confira!
Como está o bebê na 18ª semana de gestação?
Nesse período, o bebezinho já consegue ouvir bem os batimentos cardíacos da mãe, tudo porque o seu ouvido já está muito bem desenvolvido. Por isso, ao falarem ou fizerem sons fora da barriga, ele pode responder se mexendo.
Além disso, o sistema nervoso continua em desenvolvimento, com uma construção na camada externa de proteção nas células nervosas, como a mielina, que facilita ainda mais a comunicação entre corpo e cérebro.
Outra ação que os bebês realizam nessa 18ª semana de gestação é de tomar o líquido amniótico, que passa pelo seu estômago e intestino. Esse líquido se mistura com as células mortas e das secreções do intestino, o que acaba formando o mecônio. Quando você fizer a primeira troca de fraldas, será possível ver essa substância, que é preto e grosso.
E se você ainda não sabe qual o sexo do seu bebê, essa é uma ótima semana para descobrir. Você também pode descobrir com a tabela chinesa da gravidez, que não é nada comprovado, mas você pode passar algum tempinho se divertindo tentando adivinhar o sexo do bebê.
Quais são as mudanças no corpo na 18ª semana de gravidez?
O período da 18ª semana de gestação para a mamãe é marcado pela continuação do aumento da barriga, além da expansão do útero que se expande para acolher o bebê. A mãe também pode sentir algumas tonturas ao se levantar ou deitar, já que o útero pressiona a artéria, e isso faz com que aumente o fluxo de sangue e dê essa sensação.
Além disso, pode-se notar algumas dores nas costas também, mas isso por conta do crescimento do bebê que começa a pressionar o nervo ciático e o crescimento do útero, o que acaba provocando uma alteração no formato do corpo, resultando que as costas sejam puxadas para frente e o abdômen para fora.
Lembra daquela sensação de azia e queimação no estômago? Nessa semana, ela vai embora, mas é comum que a prisão de ventre ainda continue.
Conheça os exames feitos com 18 semanas de gravidez
Com o segundo trimestre iniciado e com as mudanças no bebê, e também na mamãe, são necessários alguns exames para garantir a saúde de ambos. São feitos os seguintes exames:
Exames clínicos
O pré-natal ainda é uma das consultas feitas durante a 18ª semana de gestação, em que, nesse caso, o obstetra vai examinar clinicamente a mulher e escutá-la como tem sido sua rotina.
Será medida a pressão arterial para checar se há a hipertensão, que pode oferecer riscos ao desenvolvimento da placenta, ocasionando na pré-eclâmpsia (perda de proteínas pela urina), eclâmpsia (crises convulsivas provocadas pela pressão alta) e, até mesmo, um parto prematuro. Você pode acessar um de nossos posts para saber mais sobre cada um dos tipos de partos!
Outro exame feito é a checagem da altura do útero, que, como falamos anteriormente, o útero vai subindo e crescendo ainda mais para acomodar o bebê, e, com esse crescimento, é possível perceber o ritmo do desenvolvimento do bebê.
Exames laboratoriais
Depois de fazer os exames clínicos, é normal que o médico solicite alguns exames de sangue e urina. O hemograma também é um exame pedido para conferir se a mamãe está anêmica, já que, por conta da retenção de líquidos, há a diluição do sangue.
São feitos também exames de:
- Glicemia;
- VDRL;
- Toxoplasmose;
- Ureia e ácido úrico;
- Creatinina.
Dicas Likluc para a sua 18ª semana de gestação!
E, por último, não poderiam faltar as nossas dicas para que você passe por essa semana mais tranquila e aliviada de alguns desconfortos que podem surgir. Confira:
- Dor nas costas: uma cinta de gestante pode ser uma boa ideia, já que ela oferece suporte à sua barriga e às costas. Além disso, lembre-se de não ficar muito tempo em pé, evitar cruzar as pernas ao sentar e de fazer alongamentos sempre que possível;
- Tonturas: ao se levantar ou deitar, faça o movimento lentamente, e tente se alimentar a cada 2 ou 3 horas, além de beber bastante água todos os dias. Caso a tontura fique mais intensa a cada dia que passe, procure pelo seu médico imediatamente;
- Prisão de ventre: é ideal que você coma alimentos que sejam ricos em fibras, como frutas e vegetais, além de praticar exercícios com mais regularidade, mas que não sejam muito pesados;
- Hemorroida: uma das formas de aliviar a hemorroida é usar lenços umedecidos ou lavar a região anal depois de ir ao banheiro. Um banho de assento com água morna também pode ajudar. Evite ficar muito tempo sentada.
Esse foi o nosso artigo sobre a 18ª semana da gestação, e esperamos que tenha tirado todas suas dúvidas a respeito dessa semana cheia de mudanças. Lembre-se de toda consulta falar sobre os sintomas que você vem sentindo ao médico que está te acompanhando durante essa gravidez.
Aproveite para conferir os artigos das próximas semanas de gestação aqui mesmo em nosso blog. Até a próxima, mamãe! ❤️

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!




