fbpx

Blog

mãe acompanhando filha realizando exames de vista

8 sintomas de problema de vista infantil: saiba identificar

Conteúdo

Conteúdo

7 minutos de leitura

Quando a criança enfrenta dores de cabeça persistentes ou coceira frequente nos olhos, é importante se atentar, pois esses sintomas podem indicar possíveis problemas de visão. A maioria dessas condições surge já durante a infância.

Essas condições podem apresentar sintomas tão discretos que passam despercebidos, tanto pelos pais quanto pelos professores. Geralmente estão relacionadas a condições genéticas, como a miopia e o astigmatismo.

Criança passando por exame de vista

E por se tratar de crianças, isso pode ser algo normal para elas e não conseguem explicar o que estão sentindo, o que acaba também adiando um possível diagnóstico e prejudicando-a futuramente.

Pensando nisso, a Likluc preparou para você esse conteúdo que fala sobre os problemas de vista, como os principais tipos que afetam na infância, os sinais, sobre quando esses sintomas surgem e, claro, dicas e conselhos para você proteger a visão do seu filho. Continue a leitura e confira todos os detalhes dos problemas de visão!

criança com mão na cabeça e segurando ursinho de pelúcia

1. Dor de cabeça ou dor nos olhos

É importante notar que, às vezes, as crianças podem sentir dores de cabeça ou nos olhos, além de uma sensação de cansaço, devido ao esforço excessivo da musculatura ocular. É fundamental estar atento a esses sinais e proporcionar um ambiente que promova o descanso visual e o bem-estar dos pequenos.

Criança em chão de sala de TV encostada no sofá

2. Inclinação de cabeça para o lado para ler ou ver TV

Os professores costumam perceber melhor a condição da criança, já que ela tende a inclinar a cabeça na direção do olho que enxerga melhor. Nesse caso, ela pode ser diagnosticada com estrabismo.

Criança piscando e outra no fundo observando ocm brinquedo em mãos

3. Assistir televisão ou ler fechando um dos olhos

Semelhante ao inclinar a cabeça, mas aqui ela fecha um dos olhos e tende a usar mais o olho bom. A falta de tratamento adequado pode, inclusive, levar ao desenvolvimento de ambliopia, o que queremos evitar.

Detalhe de rosto de criança com olhos vermelhos e lacrimejando

4. Fotofobia

Aqui temos a sensibilidade exagerada à luz. Em uma sala cheia de crianças, é fácil perceber que algumas delas podem estar incomodadas com a luminosidade, o que pode ser um sinal de que há um problema oftalmológico.

Criança em mesa com as duas mãos sobre o rosto, na mesa livros, lápis e caderno

5. Mau desempenho escolar

Se a criança for bem em outras áreas do aprendizado, porém na escola não, isso pode ser sinal de um problema na visão. Então, avalie a situação e veja se a criança tem dificuldade em aprender dentro de sala de aula.

Criança em frente a TV e segurando controle remoto sentada ao chão

6. Sentar muito próximo da TV

Sentar perto da televisão pode ser um sinal de que o pequeno está com dificuldades na visão, possivelmente causadas por miopia ou astigmatismo.

criança sentada lendo livro apoiado nos joelhos e usando óculos

7. Ler com o livro muito próximo dos olhos

É super importante a importância da leitura na educação infantil. No entanto, se, ao se envolver com um livro, a criança tende a aproximá-lo demasiadamente, pode ser um indício de que seja benéfico verificar sua visão.

criança com as duas mãos fechadas sobre os olhos

8. Coçar muito os olhos

Quando a criança está com sono, é normal ela coçar os olhinhos. No entanto, se você perceber que ela coça os olhos ao tentar enxergar algo ou durante a brincadeira, pode ser um sinal de que precisa de uma ajudinha para enxergar melhor.

Fique atento e, se necessário, consulte um especialista em visão para garantir o bem-estar dos olhinhos dela.

Quais os principais problemas de visão?

Vamos explorar juntos alguns dos sintomas mencionados anteriormente para entender mais sobre os principais desafios visuais que impactam tantas crianças. São eles:

Criança com olhos quase fechados fazendo exame de vista

Hipermetropia

Uma pessoa hipermetrope é quando ela tem dificuldade em enxergar objetos próximos com muita clareza, mas, em relação a objetos que estão mais longe, é tudo ok. Essa é uma condição que afeta muitos brasileiros e principalmente as crianças.

Quando a criança se depara com um borrão ao olhar para objetos próximos, depara-se dores de cabeça ou lacrimejamento excessivo ao forçar a vista.

Durante os anos escolares, os pais podem observar se o filho está enfrentando desafios para escrever de maneira legível ou se esforçando demais para realizar suas tarefas.

Criança usando e segurando óculos com as duas mãos

Miopia

Já a miopia é totalmente ao contrário da hipermetropia. Isso acontece porque a imagem é focada na frente da retina, ao invés de sobre ela. Então, o globo ocular é um pouco mais longo do que o normal ou a córnea é muito curva.

Criança sorrindo, usando óculos com lado esquerdo tampado

Estrabismo

Para o estrabismo temos uma condição em que os olhinhos não estão tão alinhados corretamente e apontam para direções diferentes. Mas como assim? Imagine que um olho está levemente desviado para dentro e outro mais para baixo. Antes dos seis meses de vida, o estrabismo convergente, também conhecido como “olhinhos cruzados”, pode se manifestar nos bebês.

criança com uma mão no óculos e ao fundo teste de visão

Astigmatismo

Aqui o caso é quando a criança enxerga borrado os objetos de perto e também de longe, além de que sua córnea tem um formato um pouco irregular.

Geralmente, as crianças com astigmatismo são bem mais sensíveis à luz. E qual a reação? Tendem a franzir a testa, dores de cabeça e vertigens em ambientes muito claros. Se detectado cedo o astigmatismo, o médico poderá recomendar o uso de óculos de grau.

Criança realizando exame de vista

Ambliopia

Por último, temos a ambliopia, que é a menos conhecida entre todas as outras. A condição dessa doença nada mais é do que a incapacidade de desenvolvimento pleno da visão. Ela pode ocorrer nos dois olhos ou somente em um.

É importante que essas doenças sejam detectadas logo no início da infância. Por exemplo, o teste do olhinho é uma ótima forma de diagnosticar possíveis problemas na visão, o que também é importante para prevenir que as doenças se agravem.

Com que idade os problemas de vista começam a surgir?

Esses problemas de visão já existem desde os primeiros dias de vida do bebê, porém, eles são mais comuns de serem notados entre os 6 e 12 anos, pois estão em um período escolar, conseguem ler e as tarefinhas exigem concentração e foco da visão.

Veja 7 dicas para proteger a visão do seu filho

Preservar a saúde dos olhos dos nossos filhos vai além das consultas médicas e exames oftalmológicos regulares. No dia a dia, há práticas simples que também contribuem para cuidar bem da visão deles:

Alimentação saudável

Mantendo as vitaminas e minerais em dia, uma dieta rica em frutas e legumes contribui significativamente para promover a saúde ocular. Isso faz com que seus olhos se beneficiem de maneira positiva, garantindo um cuidado especial e acolhedor para sua visão.

Lembrando também que quando se trata de alimentação infantil, os pais são espelho para os filhos, por isso, seja exemplo e assim será mais fácil de convencê-los.

Boas horas de sono

Enquanto descansamos durante o sono, nosso corpo se renova para nos proporcionar energia ao despertar no próximo dia. E isso também vale para os olhos.

É importante que a criança tenha boas horas de sono, pois assim seus olhinhos terão a recuperação necessária após um longo dia cheio de esforço, além de irritantes no ambiente, como ar seco ou poluentes.

Mais tempo ao ar livre

E por falar em um dia longo cheio de esforços, estamos falando também das brincadeiras ao ar livre. O tempo ao ar livre pode ajudar a criança a obter vitamina D do sol e também se enturmar com os amiguinhos e as amiguinhas.

Limite em frente a telas de aparelhos eletrônicos

Atualmente, podemos dizer que crianças e tecnologia possuem uma relação muito próxima, e esse longo período em frente às telas pode ser prejudicial à visão. Então, é importante criar um limite diário para usar os aparelhos eletrônicos, que além de ajudar a preservar a visão, também permite que a criança faça outros tipos de atividade, como escrever, praticar esportes, desenhar, ir para a casa de um amiguinho, etc.

Criança usando óculos vermelho e segurando livro de capa verde

Confira também: teste de daltonismo infantil – confira na Likluc!

Depois de todas essas dicas de como analisar os sintomas, a única forma realmente de diagnosticar uma criança com algum problema de visão é com a consulta de um oftalmologista, que consegue fazer de forma 100% segura.

Aqui no blog da Likluc, você encontra vários conteúdos como este, além de vários sobre maternidade, alimentação, gestação e muito mais. Esperamos que tenha aproveitado a visita em nosso site e até a próxima.

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.