fbpx
Bebê tossindo enquanto come

Como desengasgar o bebê: primeiros socorros para emergências

Conteúdo

Conteúdo

O engasgo de uma criança pode acontecer por diversos motivos: início da introdução alimentar, colocar objetos na boca, congestionamento das vias aéreas, dentre outras causas. Por ser algo difícil de evitar ou controlar, é necessário buscar conhecimento e se preparar para lidar da melhor forma caso situações como essa aconteçam.

A Likluc compreende a importância desse assunto, então preparamos um conteúdo completo sobre como desengasgar um bebê. As informações são baseadas na Cartilha de Primeiros Socorros, desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Continue a leitura e confira!

Como identificar que um bebê engasgou?

Ao ter as vias aéreas obstruídas, o bebê ou criança pode apresentar os seguintes sinais:

  • Boca com coloração azulada ou roxeada;
  • Tosse com ruídos;
  • Dificuldade para respirar;
  • Abertura da boca sem ruídos;
  • Perda da consciência.

Caso tenha identificado um dos sinais, será o momento de entender se é uma obstrução total ou parcial. No caso da parcial, o neném ainda possui passagem de ar. A total é quando não há nenhuma entrada de oxigênio.

Mas como diferenciá-las? No bloqueio parcial, a criança apresenta ruídos ao abrir a boca para tentar falar ou chorar. Ao ter a respiração totalmente comprometida, não existe nenhuma emissão de som, sendo considerado um caso mais grave, que requer socorro imediato.

Apesar da gravidade, a recomendação é sempre tentar manter a calma na situação. O cenário é desesperador, mas o bebê precisa da sua ajuda, e a única solução é pensar racionalmente. Para isso, anote na geladeira, ou em outro local de fácil acesso, os telefones de emergência que compartilharemos.

Mulher falando no telefone e ligando para a emergência

Para quem ligar no caso de engasgos?

O primeiro passo nos primeiros socorros, quando o bebê perde o fôlego, é ligar para profissionais que sabem lidar com a situação. Você tem três alternativas, anote em um bloco de notas ou no celular quais são:

LOCAL

TELEFONE

SAMU

(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)

192

Corpo de Bombeiros

193

Pediatra do bebê

(preencha com o telefone do profissional)

Além do pediatra, também é possível falar com o puericultor responsável pela saúde do neném. Caso não entenda a diferença entre os profissionais, preparamos um conteúdo explicando o que difere um puericultor de um pediatra. Confira!

No momento que ligar para o SAMU ou Corpo de Bombeiros, tente colocar o celular no viva voz, assim, suas mãos ficam livres para executar as manobras indicadas pelos profissionais.

Como é a manobra para desengasgar bebê?

Ter conhecimento sobre a manobra para desengasgar o bebê é importante e faz toda a diferença. A técnica consiste em quatro passos. Acompanhe:

  1. Deite a criança de costas e incline-a para baixo em seu antebraço ou coxa;
  2. Mantenha a boca do bebê livre durante a manobra;
  3. Encontre as escápulas do neném. Feito isso, ministre cinco batidas na área. Em relação à força, tenha cuidado para não machucar a região;
  4. Vire a criança de barriga para cima, coloque dois dedos no meio do peito (abaixo dos mamilos) e faça cinco compressões com dois dedos. A cabeça deve ficar em um nível mais baixo que o corpo e a profundidade de cada compressão deve ter entre dois e três dedos.

Quando finalizar os passos, identifique se o bebê voltou a respirar, emitir sons ou chorar. Ao identificar qualquer sinal de melhora, ainda será necessário levar o bebê até um centro médico, porém, o deslocamento pode ser feito com calma.

A criança continua engasgada? Realize novamente os primeiros socorros no bebê. Se o bebê perder a consciência, a próxima atitude será iniciar a reanimação.

Imagem de um treinamento de como desengasgar o bebê

Como funciona a reanimação?

A reanimação é um passo mais delicado e que só deve ser feito nas situações em que o neném perde a consciência. Para a reanimação, a manobra feita deve ser a seguinte:

  1. Deite o bebê em uma superfície firme e reta. Nesse momento, deixe o peito do pequeno livre;
  2. Encontre os mamilos da criança. Após encontrar, posicione os três dedos do meio da sua mão no meio dos mamilos.
  3. Eleve o primeiro dedo;
  4. Use a polpa dos dedos que sobraram para fazer a compressão do tórax;
  5. Pressione o tórax por 30 vezes (cada movimento com duração aproximada de dois segundos);
  6. Deixe o peito voltar a posição;
  7. Faça a ventilação cobrindo o nariz e a boca da criança. Use a boca para soprar ar para o bebê por duas vezes.

Mantenha-se na ligação com o pronto-socorro e siga as indicações dos profissionais.

Quando for realizar a ventilação, perceba se há algo impedindo a passagem do ar, como catarro. Inclusive, temos um post sobre o que fazer quando o bebê está gripado. Leia também!

Com quantos meses os engasgos podem começar?

O engasgo pode ocorrer em qualquer momento, ou seja, não existe um tempo certo em que eles se iniciam. Os motivos são diversos, como o bebê ter refluxo, ingestão de líquidos na posição errada ou dificuldade para engolir, por exemplo.

O que não fazer quando um bebê engasgar?

Durante o engasgo, você não deve:

  • Provocar o vômito na criança;
  • Sacudir a criança;
  • Tentar tirar a força o objeto preso na garganta do neném;
  • Hesitar em ligar para a emergência.

    Mulher realizando manobra de desengasgar uma criança

O primeiro passo para salvar uma vida é se preparar

O conhecimento tem o poder de salvar a vida de um bebê, criança ou adulto. Em razão disso, a principal dica é investir em um curso de primeiros socorros. Nele, você aprende na prática o passo a passo das manobras e ainda adquire confiança para lidar da melhor forma na situação.

Agora que concluiu a leitura, esperamos que tenha entendido sobre o assunto e a importância de saber lidar diante do problema. Caso ainda tenha dúvidas, basta compartilhar nos comentários, que vamos te ajudar.

Para as mamães que estão vivendo a fase do retorno ao trabalho após a licença-maternidade, indicamos falar sobre o assunto com a pessoa responsável por ficar com a criança. O conhecimento é a chave para reverter os casos de engasgos.

Até o próximo conteúdo!

Elefante da LikLuc, em tom azul, sentado, com detalhe laranjado na boca/bochecha

A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.