Dificilmente alguém não conhece o termo “naninha”, até mesmo porque muitas pessoas que estão se tornando mães e pais já tiveram as suas naninhas quando pequenas.
No entanto, nem todos sabem para que serve a naninha do bebê e quais são os seus benefícios. Justamente por isso, a Likluc decidiu ajudar os papais a entender tudo sobre a fiel escudeira das crianças: a naninha!
Saiba tudo o que precisa sobre esse objeto afetivo tão importante na vida dos pequenos e compreenda, de uma vez por todas, os motivos que levam tantos papais a oferecer uma naninha ao filho. Confira!
O que é a naninha?
A naninha é um objeto de apego da criança, geralmente uma fraldinha de bebê ou um ursinho, como o Sansão para a Mônica. A naninha faz parte da vida de diversas pessoas, pois é usada há muitos anos para proporcionar segurança e acalmar o bebê.
Contudo, muitas pessoas não entendem por que a naninha traz esse conforto aos pequenos e algumas mães e pais até evitam utilizá-la porque não entendem que, na verdade, há muito de ciência no uso da naninha e que ela é muito saudável para o desenvolvimento infantil.
Posso dar a naninha para meu bebê?
Sim, você pode dar a naninha para o seu bebê já nos primeiros dias de vida do pequeno, pois é completamente saudável. Ainda que ele não consiga segurá-la ou pedi-la, você pode deixá-la sempre próxima, como no berço e no colo durante a amamentação.
Leia também: Sono do bebê: como funciona?
Para que serve a naninha?
A naninha serve, principalmente, para trazer segurança e calma à criança. Isso acontece porque a naninha ocupa o lugar do objeto transicional, termo cunhado pelo psicanalista Winnicott para explicar o conceito da utilização de objetos da realidade do bebê como um instrumento da compressão infantil a respeito do que é exterior e interior a ela.
Embora pareça complicado, não é. Basta pensar que, quanto menor o bebê, menos ele irá entender que os objetos exteriores não estão a serviço dele ou, até mesmo, não fazem parte dele. Assim acontece com o seio materno que o alimenta sempre que necessita, até determinado período, o bebê não compreende que o seio faz parte de um outro ser e não dele.
Além disso, esse objeto transicional, chamado popularmente de naninha no Brasil, possui um cheiro já conhecido pela criança e é fácil de manusear, o que traz segurança e tranquilidade para os pequenos. Devido a isso, a naninha de bebê traz diversos benefícios ao desenvolvimento infantil, afinal, toda criança precisa de um espaço de segurança para se desenvolver.
Com o que a naninha ajuda no desenvolvimento infantil?
Uma vez que você compreendeu um pouco melhor o porquê da naninha ser tão saudável e para que ela serve, é importante saber também as contribuições do objeto de transição, ou melhor, da naninha para o desenvolvimento infantil. Confira:
- Ameniza a ansiedade e o desconforto nos momentos de separação da mãe e do bebê;
- Contribui para o entendimento do universo interior e exterior;
- Ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação infantil;
- Favorece o entendimento das afetividades infantis, como raiva, amor, tristeza e alegria;
- Aumenta a habilidade de percepção da criança;
- Desenvolve as capacidades intelectuais e emocionais conjuntamente.
Esse é apenas um resumo sobre os benefícios da naninha de bebê para o desenvolvimento infantil. Agora, o que antes parecia apenas um objeto familiar e fofo para o pequeno, ganhou uma nova concepção em seu entendimento, não é mesmo?!
Como escolher a naninha ideal para a criança?
O mais importante a considerar na hora de escolher a naninha ideal para a criança é se atentar aos riscos que ela pode proporcionar, então, evitar objetos pontiagudos ou partes que podem ser arrancadas e engolidas. A naninha pode ser simples, não precisa ser ornamentada, um paninho de bebê pode ser o suficiente para recém-nascidos e para crianças um pouco maiores.
Como oferecer a naninha ao bebê?
A principal dica para oferecer a naninha ao bebê é começar deixando-a perto da mãe ou de outro responsável que amamente o recém-nascido, dessa forma, o objeto transicional passa a conter o cheiro daquela pessoa que se dedica aos cuidados essenciais do pequeno. Depois, você pode colocá-la ao lado do bebê no berço e repetir o processo diariamente.
Aquele objeto, seja ele uma fraldinha, uma manta ou um ursinho, será cada vez mais familiarizado com a criança, mesmo que, quando recém-nascida, ela não tenha interesse alguma com ele, o que é completamente compreensível nessa fase.
Um dos momentos mais importantes para oferecer a naninha é, justamente, quando há a separação entre o responsável ou a mãe e o bebê, como na hora de dormir, nas idas ao banheiro e na hora de preparar alguma refeição. Assim, o pequeno que, no começo, não entende essas separações, ainda que rápidas, sentirá-se mais seguro e calmo para enfrentá-las.
Até quantos anos a criança usa a naninha?
É comum que a naninha seja utilizada até os 5 anos da criança, no entanto, algumas podem deixá-la muito antes disso. Conforme o círculo social infantil cresce, mais facilmente o pequeno abandona o objeto transicional, por isso, é habitual que os pequenos deixem a naninha quando passam a frequentar a escola com assiduidade ou outros grupos infantis, como aulas de natação, por exemplo.
Contudo, é imprescindível ter em mente que não se pode apressar esse processo, assim como o desmame, parar de usar a naninha deve acontecer quando a criança estiver preparada e completamente segura para tal.
Caso o pequeno não consiga desapegar do objeto transicional e você force o desapego, rapidamente outro objeto será colocado no lugar do antigo.
Lembre-se de que a naninha de bebê proporciona segurança e conforto, pois é um objeto familiar. Se o seu filho estiver com dificuldades em deixá-la, é porque ele ainda necessita desse amparo.
Devido a isso, reforce o seu papel de proteção a ele por meio da fala e das ações, como avisando que o buscará em determinado local e hora e chegando no horário ou o ajudando a compreender e nomear seus sentimentos em momento de angústia e frustração, por exemplo.
Esse conteúdo sobre naninha de bebê foi útil? Esperamos ter te ajudado a entender melhor sobre a importância desse objeto. Confira também nosso post com dicas para o desfralde e entenda mais sobre o desenvolvimento infantil.
Fontes: A importância do objeto transicional no desenvolvimento psíquico sadio, Clarisse de Macedo Salamonde.
A Likluc é uma marca pioneira em produtos para saúde e higiene infantil. Nosso propósito é estar presente na vida das famílias desde o nascimento até o crescimento dos pequenos, com produtos essenciais e inovadores para deixar a rotina de cuidados com bebês e crianças mais prática e eficiente!